Postado originalmente por
vagmenezes
Bom dia Pessoal
Acho q postei no fórum errado... devo ter postado no forum business... pessoal pedindo grana pra resolver... e vários por e-mail, Msn...
Sobre o Snmp de monitoramento utilizo o MyAuth no meu server e ele tem ferramentas e gráficos de monitoramento e latência por dias, horas, meses etc... e o problema é que não acontece em determinada hora do dia... é extremamente esporádico... um dia em uma determinada hora... outro em outra... sem qualquer parâmetro que possa utilizar para me nortear...
A principio creio que seja rede em looping mesmo pois somente quando uma determinada "perna" dela é ligada, após algumas horas, as vezes minutos estraga tudo... pode ser virus também... o problema é que a rede está tudo em bridge... já viram a encrenca né, pode ser até 1 cliente com problema... mas pensem... passar cliente por cliente desativando em mais de 650 clientes vai levar tempo até nao querer mais...
A novidade de hoje é que, como expliquei trabalho em 5.8 para transferências e 2.4 para distribuição do sinal, e fiz o seguinte teste:
Peguei a "perna" de rede que quando liga deixa o sinal ruim de todo o resto, desativei todas os cartões 2.4 deixando somente os 5.8 funcionando... isto foi próximo das 14 horas de ontem... quando foi próximo das 17:30 a latência aumentou... chegou a 80ms ... 90ms... nem perto dos 800ms 900ms 1000 2000 e pouco ms que dava quando a rede estava com lag e caindo. Não chegou a cair mas não tá 100%... vou fazer alguns testes nas bridges que ligam as "pernas" da rede...
Hoje estou ativando os STP nas bridges e estudando como filtrar estes pacotes... e tentar quem sabe detectar o problema... estou me baseando neste documento
Manual:Interface/Bridge - MikroTik Wiki
e neste
Manual:Interface/Bridge - MikroTik Wiki para tentar encontrar o problema... estou a implementar em algumas MK...
Obrigado a todos pelo apoio e sugestões... aos que pediram $$ para resolver.. agradeço o contato mas tentarei o quanto puder resolver com apoio do fórum... se não der, coisa que acho impossivel, entro em contato sim..
Abraço
Conforme maiores novidades vou postando aqui.
Att
Vagner