blz! tou tentando fazer aqui. aquelas partes de: "PCC para proxy", "LB para proxy". não devo fazer, né isso?me diz uma coisa, tou com um rb com um balance com 4 link, ta funcionando, mas tem algum problema.(estou usando só! só pra testes ainda)
com o passar do tempo, acho que a cada 10 ou 20 minutos, alguma coisa assim. é como se a rede caísse e voltasse de novo. o que pode ser?
Bom a rede cair seria o que??? da cabo desconectado a internet para???
o mk ele para de responder e tenho que fechar o winbox. e no PC autentica a rede novamente como se eu tivesse me conectando a rede naquele momento entende.
ai volta funcionar. isso acontece muito rápido, talvez a pessoa na internet nem perceba, mas se tiver baixando ou vendo um video ou algo parecido, provavelmente vai perder a conexão.
Amigo no perfil em hotspot deve estar muito rapido para expirar, veja lá em hotspot/user profiles se nao está muito baixo o tempo para expirar o login,
fiz essa config do sergio e por enquanto ta funcionado. valew cara!
ta acontecendo uma coisa mas não sei se isso é normal, quando coloco nas interfaces que vejo o grafico do trafico dos links, só vejo em uso o link2. isso é normal?
os outros só irão trafegar quando o link2 tiver sobrecarregado?
Pode ser que tenha alguma coisa errada com as polítcas de equilíbrio de carga, reveja sua configuração....
Lá em ip route está a mesma distancia para ambos? em ip firewall mangle está o peso certo?
eu deixei todos com distancias sequenciais tipo 2,3,4,5 depois mudei para distancias iguais. meu irmão, eu fiz exatamente igual a esse video ai.
sei que é pedir muito mas se der, tem como da uma conferida no video e vê se tem algo errado nessas configurações. lembrando que meus 4 links é adsl.
depois vou tirar um print do grafico e vou postar aqui pra vcs da uma olhada.
valew pessoal! e sem esquecer muito obg pela atenção peritinaicos, estou muito grato pela ajuda, e se tiver oportunidade retribuirei a ajuda, valew!
Dê um comando "export" no terminal ai e posta suas regras pra agente poder dar uma olhada melhor.
Ok! assim que eu exportar as regras posto aqui. valew cara, abraço!
segue as configurações do meu rb, se tiver algo do tipo "disabled=yes" é porq no momento que dei o "export" não estava usando as configurações, estava tudo desativado, mas sai mudando para "no", pode ser que eu tenha esquecido alguma. valew!
/interface ethernet
set 0 arp=enabled auto-negotiation=yes disabled=no full-duplex=yes l2mtu=1600 mac-address=00:00:00:00:00:00 mtu=1500 name=Link1 speed=100Mbps
set 1 arp=enabled auto-negotiation=yes bandwidth=unlimited/unlimited disabled=no full-duplex=yes l2mtu=1598 mac-address=00:00:00:00:00:00 \
master-port=none mtu=1500 name=Link2 speed=100Mbps
set 4 arp=enabled auto-negotiation=yes bandwidth=unlimited/unlimited disabled=no full-duplex=yes l2mtu=1598 mac-address=00:00:00:00:00:00 \
master-port=none mtu=1500 name=Local speed=100Mbps
set 0 arp=enabled auto-negotiation=yes bandwidth=unlimited/unlimited disabled=no full-duplex=yes l2mtu=1598 mac-address=00:00:00:00:00:00 \
master-port=none mtu=1500 name=Link3 speed=100Mbps
set 1 arp=enabled auto-negotiation=yes bandwidth=unlimited/unlimited disabled=no full-duplex=yes l2mtu=1598 mac-address=00:00:00:00:00:00 \
master-port=none mtu=1500 name=Link4 speed=100Mbps
/interface pppoe-client
add ac-name="" add-default-route=no allow=pap,chap,mschap1,mschap2 dial-on-demand=no disabled=no interface=Link1 max-mru=1480 max-mtu=1480 \
mrru=disabled name=pppoe1 password=xxxx profile=default service-name="" use-peer-dns=no user=user1
add ac-name="" add-default-route=no allow=pap,chap,mschap1,mschap2 dial-on-demand=no disabled=no interface=Link2 max-mru=1480 max-mtu=1480 \
mrru=disabled name=pppoe2 password=xxxx profile=default service-name="" use-peer-dns=no user=user2
add ac-name="" add-default-route=no allow=pap,chap,mschap1,mschap2 dial-on-demand=no disabled=no interface=Link3 max-mru=1480 max-mtu=1480 \
mrru=disabled name=pppoe3 password=xxxx profile=default service-name="" use-peer-dns=no user=user3
add ac-name="" add-default-route=no allow=pap,chap,mschap1,mschap2 dial-on-demand=no disabled=no interface=Link4 max-mru=1480 max-mtu=1480 \
mrru=disabled name=pppoe4 password=xxxx profile=default service-name="" use-peer-dns=no user=user4
/ip address
add address=192.168.1.1/24 disabled=no interface=Local network=192.168.1.0
/ip dns
set allow-remote-requests=yes cache-max-ttl=1w cache-size=2048KiB max-udp-packet-size=512 servers=8.8.8.8,8.8.4.4
/ip firewall mangle
add action=accept chain=prerouting comment="====================================================================" disabled=no dst-address=\
192.168.1.0/24 src-address=192.168.1.0/24
add action=mark-connection chain=prerouting comment="===================================================================" connection-mark=\
no-mark disabled=no in-interface=pppoe1 new-connection-mark=Link1_con passthrough=yes
add action=mark-connection chain=prerouting connection-mark=no-mark disabled=no in-interface=pppoe2 new-connection-mark=Link2_con \
passthrough=yes
add action=mark-connection chain=prerouting connection-mark=no-mark disabled=no in-interface=pppoe3 new-connection-mark=Link3_con \
passthrough=yes
add action=mark-connection chain=prerouting connection-mark=no-mark disabled=no in-interface=pppoe4 new-connection-mark=Link4_con \
passthrough=yes
add action=jump chain=prerouting comment="====================================================================" connection-mark=no-mark \
disabled=no in-interface=Local jump-target=policy_router
add action=mark-routing chain=prerouting comment="====================================================================" connection-mark=\
Link1_con disabled=no new-routing-mark=Link1_trafic passthrough=yes src-address=192.168.1.0/24
add action=mark-routing chain=prerouting connection-mark=Link2_con disabled=no new-routing-mark=Link2_trafic passthrough=yes src-address=\
192.168.1.0/24
add action=mark-routing chain=prerouting connection-mark=Link3_con disabled=no new-routing-mark=Link3_trafic passthrough=yes src-address=\
192.168.1.0/24
add action=mark-routing chain=prerouting connection-mark=Link4_con disabled=no new-routing-mark=Link4_trafic passthrough=yes src-address=\
192.168.1.0/24
add action=mark-routing chain=output comment="====================================================================" connection-mark=Link1_con \
disabled=no new-routing-mark=Link1_trafic passthrough=yes
add action=mark-routing chain=output connection-mark=Link2_con disabled=no new-routing-mark=Link2_trafic passthrough=yes
add action=mark-routing chain=output connection-mark=Link3_con disabled=no new-routing-mark=Link3_trafic passthrough=yes
add action=mark-routing chain=output connection-mark=Link4_con disabled=no new-routing-mark=Link4_trafic passthrough=yes
add action=mark-connection chain=policy_router comment="====================================================================" disabled=no \
dst-address-type=!local new-connection-mark=Link1_con passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:4/0
add action=mark-connection chain=policy_router disabled=no dst-address-type=!local new-connection-mark=Link2_con passthrough=yes \
per-connection-classifier=both-addresses:4/1
add action=mark-connection chain=policy_router disabled=no dst-address-type=!local new-connection-mark=Link3_con passthrough=yes \
per-connection-classifier=both-addresses:4/2
add action=mark-connection chain=policy_router disabled=no dst-address-type=!local new-connection-mark=Link4_con passthrough=yes \
per-connection-classifier=both-addresses:4/3
/ip firewall nat
add action=masquerade chain=srcnat disabled=no out-interface=pppoe1
add action=masquerade chain=srcnat disabled=no out-interface=pppoe2
add action=masquerade chain=srcnat disabled=no out-interface=pppoe3
add action=masquerade chain=srcnat disabled=no out-interface=pppoe4
/ip route
add disabled=yes distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe1 routing-mark=Link1_trafic scope=30 target-scope=10
add disabled=yes distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe2 routing-mark=Link2_trafic scope=30 target-scope=10
add disabled=yes distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe3 routing-mark=Link3_trafic scope=30 target-scope=10
add disabled=yes distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe4 routing-mark=Link4_trafic scope=30 target-scope=10
add disabled=yes distance=2 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe1 scope=30 target-scope=10
add disabled=yes distance=3 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe2 scope=30 target-scope=10
add disabled=yes distance=4 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe3 scope=30 target-scope=10
add disabled=yes distance=5 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=pppoe4 scope=30 target-scope=10
Velho pelo que eu pude perceber suas rotas e as suas configurações de equilibrio de carga estão bem estranhas, vou postar as minhas regras de IP Address, Routes, e Firewall para que você possa dar uma analisada
/ip firewall mangle
add action=accept chain=prerouting comment=\
"Aceita todo trafego das redes conectadas" disabled=no dst-address=\
192.168.1.0/24 src-address=192.168.1.0/24
add action=accept chain=prerouting disabled=no dst-address=192.168.10.0/24 \
src-address=192.168.1.0/24
add action=accept chain=prerouting disabled=no dst-address=192.168.11.0/24 \
add action=mark-connection chain=prerouting comment=\
"Marca todas as conex\F5es externas iniciadas" connection-mark=no-mark \
disabled=no in-interface=1-Link-9023 new-connection-mark=9023_conn \
passthrough=yes
add action=mark-connection chain=prerouting connection-mark=no-mark disabled=no \
in-interface=2-Link-1111 new-connection-mark=1111_conn passthrough=yes
add action=jump chain=prerouting comment="Encaminhamento personalizado" \
connection-mark=no-mark disabled=no in-interface=5-Local jump-target=\
policy_router
add action=mark-routing chain=prerouting comment=Rotemento connection-mark=\
9023_conn disabled=no new-routing-mark=9023_trafic passthrough=yes \
add action=mark-routing chain=prerouting connection-mark=1111_conn disabled=no \
new-routing-mark=1111_trafic passthrough=yes src-address=192.168.1.0/24
add action=mark-routing chain=output comment="Roteamento de sa\EDda" \
connection-mark=9023_conn disabled=no new-routing-mark=9023_trafic \
passthrough=yes
add action=mark-routing chain=output connection-mark=1111_conn disabled=no \
new-routing-mark=1111_trafic passthrough=yes
add action=mark-connection chain=policy_router comment="Equil\EDbrio de carga" \
disabled=no dst-address-type=!local new-connection-mark=9023_conn \
passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:4/0
add action=mark-connection chain=policy_router disabled=no dst-address-type=\
!local new-connection-mark=1111_conn passthrough=yes \
per-connection-classifier=both-addresses:4/1
per-connection-classifier=both-addresses:4/2
per-connection-classifier=both-addresses:4/3
/ip firewall nat
add action=masquerade chain=srcnat comment=\
"====================================================================" \
disabled=no out-interface=1-Link-9023
add action=masquerade chain=srcnat disabled=no out-interface=2-Link-1111
/ip firewall service-port
set ftp disabled=no ports=21
set tftp disabled=no ports=69
set irc disabled=no ports=6667
set h323 disabled=no
set sip disabled=no ports=5060,5061 sip-direct-media=yes
set pptp disabled=no
/ip address
add address=192.168.88.1/24 disabled=no interface=ether3 network=192.168.88.0
add address=192.168.10.2/24 comment="Link 1 MB" disabled=no interface=\
1-Link-9023 network=192.168.10.0
add address=192.168.11.2/24 comment="Link 2 MB" disabled=no interface=\
2-Link-1111 network=192.168.11.0
add address=192.168.1.1/24 comment="Sa\EDda" disabled=no interface=5-Local \
network=192.168.1.0
/ip route
add disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.10.1 \
routing-mark=9023_trafic scope=30 target-scope=10
add disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.11.1 \
routing-mark=1111_trafic scope=30 target-scope=10
add disabled=no distance=2 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.10.1 scope=30 \
target-scope=10
add disabled=no distance=3 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.11.1 scope=30 \
target-scope=10
A diferença que uso apenas dois links e são de cargas deferentes e o segundo link por ser de maior capacidade está com 3 boots para ou seja, a cada 4 requisições 1 sai pelo link 1 e 3 pelo link 2.
vou testar tuas configurações aqui, depois te dou uma resposta. valew cara, brigadão!
Blz, eu tenho um vídeo aqui que mostra como fazer a configuração do load que possoal aqui do forum mesmo mandou pra mim, talvez você já tenha até visto mais se quiser manda seu e-mail que eu envio pra você!!!
blz, manda ai! meu email é [email protected]
tou fazendo essas configurações iguais as suas, só que tenho uma duvida
nessa parte de
/ip firewall mangle
add action=accept chain=prerouting disabled=no dst-address=(aqui->)192.168.10.0/24 \
add action=accept chain=prerouting disabled=no dst-address=(aqui->)192.168.11.0/24 \
como farei? pois meus links são adsl e os IP's são dinamicos, não tem como eu definir o IP.
Os meus também são adsl e os modens estão roteados a única coisa que fiz foi adicionar os endereços manualmente nas interfaces e estão funcionando tranquilo.
eu fiz aqui, só que pulei aquelas regas que falei anteriormente pois meu modem ta em bridge e acho que agora sim está funcionando. brigadão cara! vou postar aqui as configurações pra vc da uma olhada e ve se está tudo ok. blz?
No vídeo que te mandei o cara mostra direitinho como fazer a configuração e ele usa os modens é bridge