Postado originalmente por
silviola
Bom pessoal. Hoje torno oficialmente encerrado meu Teste.
Durante os últimos 2 meses, aos poucos fui substituindo as Legacy's por Airgrids.
De 45 dias pra cá operei com 10 AirGrids M5 e 1 Nano 5 Legacy.
Esta Nano Legacy a bem do teste, era de um cliente 24/7. O que me ocasionou um ótimo ambiente de teste.
Neste tempo todo o Bullet M5 da torre reportava airMAX Quality por volta de 96% e airMAX Capacity: 48% . Onde toda linha M5 ficava com 99%/49% enquanto a Nano 5 ficava 95%/46%.
Esta Legacy sozinha não sofria de distúrbio de ping, mas a média de ping dela era sempre cerca de 3/4ms acima das M5. Não é nada não é nada mas era 200% mais lenta no tempo de resposta. Era ???
Sim, há questão de 10 dias, troquei esta última Legacy Nano 5 por uma Nano Loco M5. O cliente era a 100m da torre, então resolvi por uma Loco e não uma Grid lá por 2 motivos: 1º que precisava gerar e captar menos potência pela proximidade. 2º que queria ver o comportamento de outro equipamento M5 diferente das Airgrids, vendo com isso também se o fato da maior abertura da Loco não captaria mais interferências ( acentuado pelo fato de OMNI's por sí só já captarem bastante interferência ). Um grifo aqui: sou muito fã de Grids, pelo foco de potência e baixa captação de interferências.
Como vislumbrei, a Loco M5 se incorporou a esta rede com a mesma qualidade que as AirGrids M5 vinham tendo, mesmo comportamento, mesma latência. E mais...
"Mais" porque a partir do momento que eliminei a última Legacy, meus parâmetros airMAX em todas as estações ( e logicamente no Bullet M5 ) cravaram em 100%/50% respectivamente. Lembrando que mesmo os M's antes, quando ainda juntas com Legacy's não ficavam "100%".
Vejam abaixo a aba Main do Bullet M5 e alguns pings simultâneos na agora rede 100% airMAX nativa.
Bom... como eu citei antes, estou agora me ensaiando para montar um novo POP com um Rocket M5 e uma OMNI Dupla Polaridade 10dBI da Ubiquiti.
Minha idéia inicial é utilizar 100% AirGrids, tendendo a montá-las mais na Horizontal do que Vertical, pra evitar causar e absorver poluição.
Como não sei se terei cacife para fazer o novo PoP 100% airMAX nativo também, talvez, como "plano B" eu utilize este PoP SEM airMAX absorvendo Nano's 5 Legacy's e de quebra ganhando a opção também de setá-las como Horizontal ou Vertical. Diferente das Nano's M's que não me permitem escolher. É que sou meio chato e acho disperdício poluir com Mimo 2x2 para planos de 1/2MB em POP's com no máximo 30 clientes.
Wireless é coisa muita da chata, e com o tempo aprendi que qualquer coisinha, mesmo que pareça insignificante, faz diferença. Quanto mais "cricri", menos dependente de sorte a gente fica.
E vocês, o que fariam no meu lugar na escolha do que utilizar nos clientes neste novo POP ?
Opção 1 => 100% Airgrid M5 Airmax sem absorver Legacy's ( com isso deverá haver uma boa quebra de adesão para menos da metade, visto que exigirá gasto por parte dos clientes na troca )
Opção 2 => Absorver Legacy's (setando elas para polaridade simples) e instalar novas Airgrids, tudo sem airMAX.
Opção 3 => Novas idéias de vocês.