Postado originalmente por
Zucchi
Wala, parte está correto. A partir da ultima versão de firmware 2.23 a Cambium implementou o modo 802.11 que até onde li, permite que você encontre e conecte-se com equipamentos 802.11 mas SEM nenhum protocolo proprietário ativado como NV2, NSTREME e AIRMAX. Isso irá permitir a troca gradual dos equipamentos até que toda a rede seja Cambium. (eu ainda não recebi a resposta da Cambium a respeito disso pois a moça está de férias) e sim, fora do modo Wireless ele SÓ conversa com Cambium assim como o Canopy só falava com Canopy, o Radwin só fala com Radwin, o Infinet só fala com Infinet, o Alvarion só com Alvarion e etc. Se formos ver bem, todos fazem isso. Airmax só fala com UBNT e NV2 e NSTREME só fala com Mikrotik. Qual a diferença? Se você quer mais performance, vai "engolir" uma rede proprietária, não tem segredo.
Quanto ao alinhamento, ele mostra o sinal e a qualidade de down e up na página principal. Você pode ir direcionando e acompanhando os níveis, modulação, etc.
Quanto a porta GIGA para o EPMP 1000 (o CPE) considero besteira. Nós não vamos entregar nada acima dos 100mbps para o cliente final e se o fizermos, esbarraremos no eterno problema de que 90% dos computadores aqui no Brasil a placa de rede é 10/100. (logo vou contar um caso). A porta GIGA foi pensada no EPMP Conectorizado com GPS justamente por ele conseguir fazer 200MBPS por setor e por ser uma Base. Até o momento estou tentando entender por exemplo para que serve a porta Giga da PowerBeam M5-400 se ela não passa dos 80mbps. É para ter uma porta giga para usar ou de enfeite para dizer que tem ?
Dá uma olhada no meu PTP com EPMP 1000 aqui:
http://www.casimages.com.br/i/150119...03554.jpg.html
Pense em um ambiente poluido onde galera usa de 4.9 a 6.2... é aqui. A completa ZONA...
Quanto ao caso...
1 ano atrás solicitei o VIVO FIBRA 200MBPS aqui no escritório...
Os tecnicos chegaram as 09 da manha e 16 horas da tarde estavam aqui ainda. A velocidade não batia de jeito nenhum. Não passava de 70mbps e eles não sabiam o por que. Veio máquina de teste de fibra, nego de outra cidade, ligaram para a central, para o papa, o bispo e nada...
E eu só olhando a cena...
Uma hora, já visivelmente esgotados, um dos técnicos vira e fala para mim: "Olha Zucchi... eu ativo Vivo Fibra faz quase 1 ano pelo estado de São Paulo e até agora NUNCA vi um de 200MBPS funcionar. É mais negocio o Sr. cancelar e colocar dois de 100mbps balanceando com aquele tplink do que esse de 200mbps".
Já sabendo qual era o problema falei: "Qual é a velocidade da placa de rede do seu notebook ai?"
"Ah? Velocidade da placa de rede? Não sei".
"Você está testando com ele na bateria e não na energia não é ?"
Se vocês não sabem, vão aprender agora. Todo o Notebook que tem placa de rede GIGABIT operara em 100mbps quando está na bateria. Se ele tem placa 10/100, então ele opera em 10mbps quando está na bateria. Gigabit apenas quando está conectado a energia. Outro ponto é a raridade de se encontrar notes com placa de rede gigabit.
Então, peguei um cabo de rede e estiquei até meu desktop que é próprio para jogo com placa Giga e fiz o teste. O resultado foi imediato. 205mbps de down por 102mbps de up. Dei uma aula para eles, expliquei o que acontecia e até jantaram aqui hahaha. Foi o primeiro Fibra de 200mbps que aquela equipe viu funcionar no interior
Agora... se nem os tecnicos da VIVO sabem disso, quem dirá o usuário leigo de casa com PC ou Note positivo ou cce...
@
dulio2002;737876 , dá uma olhada na imagem que postei acima. Fiz com um EPMP 1000 em 2km. Aqui é a verdadeira bagunça. Todo mundo usa do jeito que quer, como quer, com qualquer frequência.
15 clientes com o EPMP GPS ele faz com as mãos nas costas sendo torturado. Quanto de banda você vai disponibilizar para cada cliente? Você já usou o Link Planner aquela calculadora/tabela em Excel da Cambium que você inseri os dados e ele te diz o que dá para fazer?