Postado originalmente por
luizbe
tô empolgado para fazer o HPNA 3 na minha cidade toda,
passar tv + internet +voip,
sem contar que um modulo consegue passar até 128mb, claro que tem qeu ser bem feito a instalação e as emendas,
porém, concerteza nos 30 clientes que ele aguenta por Master, deve dar pra passar até uns 8mb por cliente o que já é EXCELENTE.
só o custo em sí para instalar 1 master a cada X cliente que pesa um pouco e a fibra pra chegar até nele, mas pensando por outro lado é pau pra toda obra.
ja cabeamento UTP, eu acho que o ideal seria ser feito com RB's, pois você poderia criar vlan,
e nos clientes (em todos) colocar 1 hub gerenciavel da dlink (se nao me engano custa R$60,00)
pois ali faz a classse interna deles e fica tudo certo..
o ruim é o custo disso tudo..
porém, quando chegar nos 400+ clientes começa a ficar bom.
mas na minha sincera opinião, é burrice fazer cabo UTP, pois o mesmo não aguenta IPTV e tambem nós temos que fazer uma coisa pensando em vender, ou se a tecnologia comer o mercado a operadora pense em comprar a sua estrutura, por isso estou partindo pro lado do HPNA pois ele vai passar TV + INTERNET + VOIP (voip até wireless passa)..
porém, se a GVT ou a empresa X chegar aqui ela pode "se interessar" claro que não é garantido, mas se a estrutura estiver boa , pode ser que ela me compre pra fazer o serviço dela com isso..
agora com UTP? nenhuma telco quer comprar empresa que usa UTP, pois é tudo limitado e fica gambiarrado..
salvo se for vender pra outro, mas mesmo assim uma rede UTP não chega nem perto da HPNA bem feita..
sem contar que a HPNA te da mais vantagens, como um througput no fim das contas, melhor do que o da utp,
salvo se, o cara fizer uma rede Giga com UTP, só que eu ainda nunca usei rede giga e não sei como funciona em termo do cabo CAT6 e tal, então acredito que o futuro é ou Coaxial (que a cada dia passa +mb por um preço semelhante ao utp5 , ou fibra que hoje são poucos que tem como pagar e manter a rede).
utp5 e wireless eu acredito que se não der um jeito de aumentar a taxa de transmissão, vai acabar ou será somente pra internet.
relembrando aos caros colegas, que isso é minha sugestão e o que eu estou pensando em fazer! SE O DINHEIRO DER eu vou fazer..
mas cabeamento UTP5e eu não faço, pois sei que vou perder dinheiro e tempo.