Olá pessoal,
Passei nestas duas semanas utilizando os rádios Orbitel 5854 e Rocket M5, testei em uma distancia de 5Km com visada, tenho trafego na rede neste PTP cerca de 16Mb,
Neste modelo da Orbitel me garantiram pelo menos 20Mb de down, custo de R$ 1.900,00/par (radio + antena), o enlace fechou em -67dbm (recomendado -70dbm para fechar em 54Mb), teste de conexão com pings de <1 a 2ms sem conectar clientes, coloquei para rodar, conectei clientes em um final de semana com trafego de 8Mb e 80 clientes e ping até 10ms... a partir dai começa os problemas... o trafego sobe.. o máximo pelo radio ficou em 12Mb, 1200 pacotes/s com ping de 600, 1200 a 2500ms com perda de pacotes muito alto. Inviavel, o fabricante acessou remotamente mas tambem não deram solução. O rádio é bom para trafego abaixo de 10Mb.
Agora vamos ao Rocket M5 com Disc30, não me garantiram formalmente a banda, comprei pelo que falaram e pela tecnologia TDM utilizada para voz (na teoria tem delay baixo), custo de R$ 1.600,00/par (radio + antena) o enlace fechou em -60dbm (recomendado -65dbm para fechar em 150Mb), teste de conexão com pings de 1 a 3ms sem conectar clientes, coloquei para rodar, conectei clientes em outro final de semana com trafego de 7Mb e 85 clientes e ping até 3ms... daqui em diante começou meu sussego, rss... o trafego no proximo dia util foi para 14Mb com picos de 21Mb, 1800 pacotes/s com ping baixinho de até 3ms. Aprovado. O rádio é bom para download, em teste chegamos a 94Mb com ping de 5ms, upload chegamos a 72Mb com ping de 4ms, em Full Duplex (down/up) chegamos até 36Mb, neste caso este teste obteve muita perda de pacotes e pings oscilantes de 5 a 400ms, mas de qualquer modo, pelo valor este radio é excelente.
O proximo passo é testar rádio Radwin.
Anderson