E com certeza o burst... Mas vai convencer.... Já fui muito criticado por usar burst. Até me dizerem que burst era para enganação de cliente...
Eu fui contrariado uma vez por uma pessoa por usar o burst. Quando perguntei se alguma vez tinha usado e que problema tinha encontrado, me disse que nunca tinha usado...
Então se não testou, como vai saber... Poderia até não gostar do burst, mas precisava primeiro testar para ver.
Mas veja bem, estou falando de burst como um "plus" ao plano e não configurar para que no burst chegue ao topo do plano. Daí não dá, né?
Mas se tenho plano de 1 mega x 250k por exemplo, o que me impede de dar um burst de 1 mega no upload, já que tenho upload sobrando? Só benefícios. Mas convencer "é que são elas".
Eu entendo, e posso estar errado, que down e up não se misturam dentro de um link. Se o link for de 10mega de up e 10 mega de down, não vai em algum momento passar 15 de down e 5 de upload.
Então se sobra porque não dar para o usuário? Principalmente sabendo que nem todos usam o upload no talo. Acho pelo que experimentei, deixando assimétrico e simétrico que não tem diferença alguma que prejudique a rede como um todo. O negócio é testar...
Por último já estava dando planos simétricos. Pois concordo que nem todos usam o upload no "talo" como usam o "down". Mas se está simétrico aquele que precisar vai encontrar caminho livre. Nunca vi sobrecarga na rede por causa disso.
Já o Jitter é um cálculo baseado na variação da latência. Se a latencia for um pouco alta mas sempre se mantiver neste patamar, o Jitter vai ser baixo... o que é altamente desejável.
Li uma vez aqui no forum, se não me engano escrito pelo @rubem , que o Jitter tem que ser baixo para alguns tipos de serviço como por exemplo Voip. Que Jitter alto é mais prejudicial do que a latência propriamente dito...
É mais ou menos isso Rubem? Explica aí se eu entendi ou me confundi. Não há problema. Estamos aqui para ampliar entendimentos.