Postado originalmente por
Nilton Nakao
Antenas da proeletronics possui uma construção tipo log-periódica; seu ganho real pode ser de até 5 dBi menor mas com a largura de banda é grande( 1 GHz podendo chegar a 2 GHz), enquanto as outras são de 100 MHz. Existe antenas com largura de banda inferior a 10 MHz, no caso para celulares e internet é inviável.
Montar antenas a partir de 50 Mhz até que não é difícil, quero ver tentar montar em 600 KHz, cujo seu comprimento total é de 237,5 metros e sonar é maior ainda; uma antena em 9 MHz precisaria inclusive estar a uns 10 ou 15 metros de altura em relação ao solo.
O fato da Tim e Claro desativarem o serviço nas frequências de 900 MHz acho que foi questão judicial, vez que a Vivo havia adquirido quase toda a faixa disponível no país e a Tim na faixa de 700MHz, tentando manter uma certa hegemonia no mercado, felizmente no país como um todo não é bem isso que tem acontecido. Pessoalmente acho que todas as operadoras ser obrigadas a disponibilizar serviços em todas as bandas e ter portabilidade de serviços entre operadoras( num local, só chega Vivo seu chip é Claro, Tim ou Oi etc), que ligue e receba ligações, mesmo que pague por esse serviço.
Chamadas interurbanas de celular-fixo com boa franquia( meu era 200 min. hoje é ilimitado) e sem cobrança de franquia no whatsapp fez cair por terra o leilão "exclusividade" nessas bandas, sem contar usamos em grande maioria os aparelhos dual chip e uma delas mais para receber chamadas( R$ 10,00 por mês). Esses aparelhos dual, está sendo comercializado até nos USA na linha moto G 6, até então proibido por lá, entrava "contrabandeado", enquanto isso compramos I-Phone kkkkk; atualmente ao comprarmos aparelhos dual, são dois IMEIs, portanto estão sempre ativos, não ficam alternando o chip como acontecia em alguns modelos.
Só não entendo como a Oi, aqui em 1800 a 8 km de distância, enxergando a torre a olho nu e não consegue falar conforme a marca ou modelo (Tim e Claro fala kkkkkkk), mesmo com dados móveis ativado e este funciona ruim, mas funciona; com certeza em 4G terá de por o celular dentro da antena para funcionar o serviço de voz.
Todos os transmissores valvulados eram em 75 ohms, adaptar para 52 ohms não é tarefa tão difícil e pór incrível que pareça para 50 ohms é mais complicado. Ja os transistorizados requer inúmeros filtros( LC) até ( LCR) e nunca se consegue um resultado satisfatório em 75 ohms via ar, circuito fechado( TV a cabo ou internet) até que vai bem, mas estão adotando cabos de 50 ohms pela viabilidade comercial além de receberem menos interferência em alguns circuitos de recepção.