Perdi o fio da meada...
O que não entenderam mesmo?
Se é sobre o noise floor, ele é medido igual se escaneia SSID, basicamente um SSID ou ruído que fique acima da MENOR sensibilidade (Geralmente MCS0 em canal de 10MHz) será identificado.
A emissão do SSID é feita com o preambulo, também usa o menor datarate, por isso você pode escanear um SSID a -70dBm, mas hora que conectar exibir sinal -75dBm.
Aquela exibição de detalhes de conexão em Mikrotik é educativa pra caramba! Ela mostra como o sinal do SSID está sempre acima do sinal real dos pacotes:
O ruído as vezes varia conforme você seleciona um ou outro datarate, se isso acontecer, é bom desconfiar do rádio gerando ruído pra ele mesmo.
(Falo de mudar demais, tipo -88dBm em MCS15, e -96dBm em MCS12, não tem como isso se outra coisa senão reflexo por culpa de antena perto demais de algo, ou num angulo ruim em que uma barra de ferro chato da torre acerta em cheio muito sinal refletido, mover a antena meio palmo as vezes resolve)
Se o ruído escaneado ficar abaixo de uns -96dBm em MK ou UBNT, é porque não tem ruído no local mesmo, e o noise floor exibido será mais ou menos a menor sensibilidade do equipamento.
O datasheet de um SXT fala em sensibilidade -96dBm. Mas... isso é pra 20MHz, e ele opera com 10MHz e 5MHz, a sensibilidade com canal mais estreito talvez fique em -99 e -102dBm, mas ainda tem mais: O preambulo usa tão poucos dados que um SSID a -110dbm as vezes é legível, e se chegar em -115dBm ficará ilegível mas o rádio identificar que tem algo a -115dBm, como é ilegível ele vai dizer que é ruído.
Até tem vento solar e espacial gerando ruído na faixa, mas ele fica abaixo de -120 a -140dBm, então num lugar sem wifi 5GHz por perto realmente não haverá ruído nenhum, mas o rádio mostra um noise floor, que é basicamente tudo que é ilegível, tudo o que está perto da menor sensibilidade fica ilegível demais.
Eu tenho uma vizinha idiota na frente que fala muito alto, dá pra entender tudo o que ela fala dentro da própria casa de tanto que fala alto.
Mas nos fundos é um pessoal que fala baixo, a 1 hora atrás eu até ouvia que eles estavam falando algo, mas não conseguia entender nenhuma palavra.
Acho que é isso que chamam de burburinho, você escuta que tem alguém falando, mas não consegue entender nada porque é baixo demais. É baixo pra entender, mas não é baixo pra não ouvir, então... é ruído, tem algo mas é ilegível.
Já a sensibilidade do data rate é:
Se alguém falar uma média de 120 palavras por minuto, eu entendo mesmo o som chegue tão baixo tipo 40dB.
Se alguém falar uma média de 150 palavras por minuto, eu entendo só se o som for mais alto tipo 50dB.
E se alguém falar muito rápido tipo 180 palavras por minuto, precisa falar lá pelo 60dB pra que eu consiga entender!
Um "sim" ou "não" com som fraco tipo 20dB eu entendo, mas alguém falando normalmente nesse volume é alguém cochichando a 5m, num lugar aberto é ilegível, não adianta eu ouvir algumas coisa a 10 ou 15dB, sendo que o que é útil, que é conversar, eu preciso pelo menos 40dB (E se quiser falar rápido, precisa falar mais alto pra ficar mais claro).
(Esse valores pra conversa são em ambiente silecioso, se for do lado de um caminhão roncando a 60dB, alguém gritando a 65dB até é entendível se falar devagar, é uma margem entre sinal e ruído muito baixa. Se for do lado de um carro roncando a 40dB, e falar normal a 50dB, já dá pra entender QUASE tudo (Ainda tem uns 10% de perda de pacotes).
Imagina wifi como uma professora ditando palavras pros alunos copiarem, a diferença entre a voz e o ruído precisa ser boa, mas se ela falar devagar o volume da voz pode ser menor, ou mais perto do ruído. Fazer MIMO é colocar 2 professoras ditando pra 2 alunos, um de cada lado da sala (Isolamento de uns 20dB), se uma professora falar algo demais atrapalha o ditado da outra.
Tudo que é situação que vocês imaginarem com as pessoas conversando (Especialmente falar um ahã depois de cada frase pra indicar que entendeu, isso é uma resposta de pacote) tem algo igual em wifi.