Gosulator e Andrio, eu não só sigo a lei ao pé da letra como faço um esforço enorme para que outras pessoas/empresas compreendam a importância de fazer a coisa certa.
Em minha torre de repetição principal utilizo setoriais de 20dbi da Ubiquiti (homologadas, compradas na American Satelite) e Rocket M5 (também homologado, da mesma empresa), e nesse conjunto eu opero na potência de 5mw, 7dbm. Funcionando maravilhosamente bem já tem 1 ano.
Obviamente, antes mesmo de subir a torre foi feito todo um projeto de planejamento da estrutura. Foi definida qual seria a dimensão da área de cobertura, o ponto estratégico que com poucas antenas cobriria de forma harmônica toda a área de cobertura (sem deixar pontos cegos ou com nível de sinal inferior), os equipamentos a serem instalados no domicílio dos assinantes, e outros fatores.
Nos meus projetos eu procuro não construir torres altas a partir do chão, e sim células em cima da cobertura de prédios. Se for necessário construir uma torre, que se faça em um ponto de relevo alto, para evitar torres de mais de 10 metros (em função de custos, inclusive, uma vez que não utilizo torres estaiadas, apenas autosuportadas).
Como eu já havia citado anteriormente, onde existe linha de visão clara entre os pontos, não existe a necessidade de torres altas. O que se faz necessário são ajustes finos de inclinação e alinhamento das antenas, equipamentos de polarização dupla e que possuam o protocolo N embarcado, controle nas potências de emissão/recepção e sobretudo saber operar com canalizações de 10 e 5Mhz.
Obviamente, 20Mhz proporciona uma rate maior, podendo-se atender com até 40 mega o cliente final. Mas qual provedor a nível Brasil tem capacidade de vender 20 mega, por exemplo, para o cliente final? E se tem, não deveria utilizar antenas, e sim cabos. Como sempre, é uma questão de planejamento estratégico.
Concluindo, eu acredito que a canalização seja o grande segredo de se trabalhar corretamente em 5Ghz. O ganho que se tem em sinal e fuga de ruídos compensa a perda de rate se comparado com 20 ou 40Mhz. De nada adianta ter rates com capacidade de passar um caminhão de dados e com uma qualidade debilitada. CCQ e Noise Floor são medições mais importantes que MCS e sinal altos.
Em anexo capturas de tela do nível de sinal, CCQ e rate de meus assinantes. Também as configurações do Setup Wireless do meu AP.