Pessoal,
bom dia!
Gostaria de saber os pros ou contras que vcs tem com relação a usar o:
IP Fixo
ou
DHCP
Qual que vc acha melhor?
Pessoal,
bom dia!
Gostaria de saber os pros ou contras que vcs tem com relação a usar o:
IP Fixo
ou
DHCP
Qual que vc acha melhor?
eu prefiro dhcp, pois qualquer alteração é feita por aqui, e nem precisa ir nos clientes. Recentemente passei minha rede toda para maskara 252 , e fiquei pensando se tivesse ip fixo teria que ir no cliente e fiz tudo por aqui.
Isso depende de cada cenário... Se possível desativa DHCP para nenhum intruso se meter a besta..
Abraço..
DHCP sem mais.
Aqui comigo DHCP ...
Aqui uso DHCP de tal modo que somente clientes (MAC) conhecidos obtêm o endereço. Também passei por uma mudança de mascara aqui foi quase indolor; o poder ficou por conta de outros ajustes no firewall. Preve PPPoE na rede!
Depende da sua necessidade, mas acho mais interessante o DHCP devido à mobilidade e facilidade de futuras mudanças. Aproveitando o barco, bjaraujo vc direcionou um range para determinados mac's setando ip, ou de forma aleatória, sem direcionar ip, qualquer máquina pode pegar qualquer ip?
Att.
Boa tarde
Parceiro eu vejo a coisa da seguinte maneira:
Prós = voce tera a administração da tua rede na tua mao, é mais facil caso voce precise alterar algum range de ip, mascaras estas coisas.
Contras = Limitar o acesso dos clientes somente com mac deixa tua rede um pouco vulneravel, caso voce venha a trabalhar com radius algum dia voce ira perder um dos atributos de checagem que é o ip fixo que ta na maquina do teu cliente, alem do mais voce pode por um ip fixo no cliente e no momento que ele se logar no teu mikrotik voce faz o mascaramento dele para um ip valido ou de algum outro range qualquer, e aqui mesmo no under tem varios tutoriais de como fazer isso.
Ai fica minha opniao
Abraços
Marcelo
============================
Se fui util nao custa nada clicar em agradece
aqui so uso DHCP
Mas eu atento para o fato de que o DHCP para redes sem fio não fica tão legal, como sempre tenho dito é quem ele é muito prático, mas em termos de desempenho usar IP fixo é sempre uma boa opção. Então entre praticidade e desempenho, fico "EU" com o desempenho!!! Abraços!!!
Olá Jociano, mas usando ip fixo numa rede sem fio vc não perderia em eficiência, visto que nem todos têm conhecimento suficiente para configurar um acesso a uma rede wireless, sendo assim teríamos que disponibilizar sempre uma pessoa para fazer essa configuração. O que é q vc's acham?
Já vi diversas vezes em Empresas o DHCP do windows não funcionar onde foi preciso configurar os ips manualmente, muitas vezes dá conflito de ip, no caso de uma rede empresarial o ip fixo auxilia no controle de serviços como por exemplo um simples bloqueio de site para tal máquina(ip), a única vantagem do Dhcp em cima do ip fixo é a facilidade de configuração, ou seja tudo automático, imagine eu cliente sendo obrigado a usar os dns da claro no meu modem 3G!
Como falei no meu primeiro post, tudo depende da necessidade...
Abraços..
Eu sei! Não tiro sua razão, é um pouco complicado essa questão, eu mesmo penso em usar DHCP na minha rede, porem estou migrando alguns clientes para 5.8GHz com Nano5 e assim que boa parte já estiver migrada eu irei ativar o DHCP, visto que o PC-AP e RB estaram com um trafego menor e assim dando um resultado melhor para o DHCP funcionar! Abraços!!!
Ok blz, é válido sim, mas tem a possibilidade de vc controlar o acesso pelo mac. Ter uma base de dados dos macs cadastrados(capaturar esse mac no envio de um formulário web na sua rede sem fio) e liberar ip aleatoriamente. Assim vc usa dhcp e tem controle por mac.
Vlw pela força.
Att