Postado originalmente por
sphreak
O produto em si é bom. Mas tem seus poréns...
Tenho os modelos tanto em 2.4Ghz quanto em 5.8Ghz. Utilizo mais para fazer PTP dentro da propriedade do cliente. Geralmente dentro de propriedade rural ou micro célula com até 3~5 clientes. Por exemplo: O local que tem sinal na propriedade do cliente fica a mais de 60mts da casa. Coloco uma UBNT pra receber do POP e faço um PTP com um par de CPE 210 ou CPE 510. Com a vantagem de utilizar uma única fonte POE de 24V 1A pra alimentar a CPE e a UBNT que recebe.
Prós e contras::
Os prós: Elas tem um bom custo x benefício (+-R$180,00). São ótimas como AP sem TDMA ativo. Tem controle de banda por IP e por faixa de IP quando em modo router
Os contras (ao meu ver): A PORT1 que fornece POE a outro equipamento não fornece DHCP do pool da CPE... bom pra bridge.Tem incompatibilidades quando opera em modo cliente (que é o modo bridge delas). Só funciona bem quando é ESTAÇÃO de outros equipamentos TPLink. Para total compatibilidade com equipamentos Mikrotik e UBNT é necessário ter o PharOS na versão 2.0.
A utilização como ESTAÇÃO conectado a AP's de marcas genéricas ou rádios antigos é problemático (principalmente na versão 2.4Ghz - CPE210) o que obriga muitas vezes a utilizar o equipamento CLIENTE em modo roteador (AP Client Router) que é o mais compatível. Os modos CLIENTE, BRIDGE e REPETIDOR podem nem conectar em AP genérico/antigo. Digo isso porque tive problemas em Bullet 2.4 antigo e em testes mais aprofundados (fui tentar conectar em tudo que é roteador Wifi doméstico comum... Greatek, DLink, Tenda...) só consegui conexão quando a CPE estava em modo AP Client Router... os outros modos não funcionaram. Quanto a equipamentos Mikrotik e Ubiquiti eu só senti dificuldade no PharOS 1.3 e APs MK e UBNT com firmwares mais antigos. Nos atualizados tudo estava OK!
O contrário não ocorre. A CPE em modo AP (com TDMA desativado) não apresentou problemas de conexão a qualquer outro equipamento, incluindo celulares, tablets, notebooks, rádios UBNT e MK clientes... Tudo OK!
O sistema operacional (PharOS) é deveras pesado para carga nos navegadores. Em PC fraco as vezes nem abre. Aqui os poucos equipamentos que tenho eu gerencio via celular (LG K10)... carrega melhor que nos PCs da empresa, entretanto quando o PharOS é aberto no Android a seleção dos itens pode não funcionar, o que obriga a ficar atualizando a página.
O PharOS é chato!! Toda vez que ele é acessado ele pede pra "salvar as configurações"... Eu sempre me pergunto... Salvar o que???
O controle de banda não pode ser feito por MAC, o que obriga a fixar o IP do MAC desejado e depois controlar a banda do IP fixado (outra bagunça da TPLink)
Os modos de funcionamento são meio zoneados ao meu ver: O modo AP é o bridge que transmite (pode ter múltiplos SSIDs),
O modo CLIENTE é o modo bridge que recebe,
O modo BRIDGE é o modo repetidor (recebe o sinal e retransmite com outro SSID),
O modo REPETIDOR que é o modo reforçador de sinal (queria entender o porque dos modos BRIDGE e REPETIDOR... seria pra devolver o sinal pro AP?? meio zona isso)
E o modo mais usado e mais sinistro... Digo sinistro porque demanda de uma configuração correta: O modo AP Client Router. Que nada mais é que que o modo cliente roteado (o station router nas UBNT). Nesse modo você recebe o sinal do AP, roteia pela porta PORT0 (na PORT1 não funfa), roteia por outro SSID do rádio (é... ele recebe, roteia na LAN e cria um outro SSID no WIFI... uma zona... mas dá pra desativar nas configs avançadas)
Tem um colega na cidade vizinha que montou um POP inteiro TPLink, com WBS510 ligados a setoriais corneta da Algcom, CPE510 nos clientes e TDMA MAXtream ativo. Por enquanto ele me contou que tá segurando. Daqui alguns dias vou fazer uma visita pra testar os rádios em carga e tráfego pra ver se não pede arrego!
Considerações finais: As CPEs tem um bom hardware para o preço delas. O sistema operacional (PharOS) é pesado mas funcional. Precisa treinar a configuração dela pois os modos de operação são um tanto "bizarros". Se a TPLink melhorar o PharOS tem tudo pra ser um ótimo produto.
É totalmente utilizável e depois de configurado corretamente não costuma incomodar.