Da uma olhada nesse link:
http://info.abril.com.br/aberto/info...23082005-2.shl
Se não pagar é pirata?
Da uma olhada nesse link:
http://info.abril.com.br/aberto/info...23082005-2.shl
Se não pagar é pirata?
Fiquei sabendo dessa notícia tb e me parece que o Linux Torvals psiou na bola com a comunidade Linux. Parece que ele quer comercializar a marca linux (não o SO). Acho eu na minha opnião que isso foi uma apunhalada nas costas por parte dele, pois afinal a marca linux não teria chegado até onde se encontra se não fosse por causa da comunidade que ajudou no desenvolvimento do sistema.
De que adiantou criar GPL's e bla bla bla, se agora ela não serve pra nada?
Fiquei indignado. :@:
nossa q imbecil!!!! eu não acredito, meu pq dps de tampo tempo com o linux ai ele vai fazer isso agora...isso eh realmente um absurdo... 6) 6) 6) :@: :@: :@: :@:
issu eh de ingnar qualquer um... :toim: :toim: :toim: :toim:
[size=18px]aí pessoal, quando for comparar com o window$ não esqueça de dizer que o Linux agora é do Linu$ Torvald$[/size]
vamos todos entao migrar para os BSD´s hehe
Heheeh.. concordo...
Se por acaso eu não puder mais usar o Linux, daí vou usar Freebsd que aliás já uso ha algum tempo.
http://www.linuxmark.org/
Usuarios não teram que pagar , porem nada impede que as Distros que quiserem usar "Linux" em seus nomes , ex: Slackware Linux, RedHat Linux,
Debian Linux etc.. não repassem esse valor aos Usuários.
Vamos ver em que vai dar, por um lado ele está certo em proteger a marca, assim não faço um picole com a marca Linux.
Porem acho que vamos parar de usar Linux, e sim vamos usar muitos sistemas diferentes "Slackware" "Debian" "Suse" etc....
Claro que no fundo estaremos todos com o mesmo Kernel e applicações, porem....
ops:
Reproduzo trecho de um dos e-mails publicados pelo IDG Now, de autoria de seu leitor Carlos Ribeiro: Vi o artigo de vocês, e resolvi pesquisar um pouco. A história é muito mais longa e confusa do que se pode imaginar. Há vários anos atrás, uma empresa tentou registrar a marca Linux nos EUA. Um grupo de advogados conseguiu reverter o registro, mostrando que a marca pertence, de forma inequívoca, ao seu criador -- Linus Torvalds. Em 2000, em uma mensagem para a lista de email dos desenvolvedores d o kernel [1], Linus esclareceu sua posição. Entre outras coisas, ele é requerido por lei a defender sua marca, sob pena de não ter nenhum controle sobre ela. Isso tem implicações práticas -- se ele não defende a marca, alguém poderia registrá-la e enviar uma carta, um tipo de intimação, impedindo o uso da marca por ele mesmo, ou por um site relaciondo ao tema. Nesta mesma mensagem, o Linus já fala de uma taxa nominal. Ao que se depreende, o procedimento da marca já estava estabelecido desde então, e organismos como o Linux Journal já haviam sub licenciado a marca pelos procedimentos legais cabíveis. (...) Apenas para completar minha opinião, alguns pontos:
* A esta altura, já está confirmada uma coisa: do ponto de vista do Linus, não mudou nada nos últimos dias. Só o que mudou é que o representante legal da LMI na Austrália finalmente decidiu agir, cobrando, como é regular, pelo uso do termo Linux em marcas comerciais de terceiros.
* A regra do jogo é simples. Não é preciso pagar nada para usar o Linux. Se você quiser usar o termo Linux em uma entidade comercial (e portanto, associar a credibilidade do termo Linux ao seu nome), aí sim a empresa deve pagar.
* O objetivo não é arrecadar dinheiro, mas evitar que um 'pirata de marcas' use o nome Linux de forma incorreta, ou mesmo mal intencionada.
* O pessoal da lista do kernel, que tende a ser extremamente radical nestas questões, trocou menos de 10 mensagens a respeito. Para comparar, eles trocaram dezenas de mensagens sobre temas excitantes como um bug de paginação de memória do kernel, ou os patches para a versão 2.6.13-rc6-rt9.
* Resumo? Muito barulho por nada, ou quase nada. De resto, somente o pedido para que a LMI tenha mais cuidado e seja mais transparente com seus comunicados
http://br-linux.org/linux/
Sou totalmente a favor do registro do nome Linux por Linus Torvalds.
100% apoiado... Se alguem tivesse a iniciativa de registrar o Open Office antes, aquela empresa do Rio de Janeiro não estaria dando dor de cabeça a comunidade Open Source.
Se a Microsoft tivesse registrado a marca Linux?
Quem aqui no forum iria lá brigar com ela ja que a marca não tinha dono?
Agora a marca Linux tem realmente um dono, o seu devido dono... o pai dessa coisa maravilhosa que estamos usando agora e nada impede ele de cobrar um realzinho a mais a Red Hat e outras que estão fazendo fortuna com a "invenção" dele.
O que acho errado é cobrar pela distro não pela marca. E isso nada mais é que o reconhecimento de um esforço.
putz major excelente esclarecimento... :good: :good: :good: :good:
soh me restou algumas duvidas bestas
1) :toim: a under teria q se tornar somente Under e naum UnderLinux
2) :toim: se a slackware kiser mudar de slackware Linux p somente slackware td bem?
B1SH0P,
Olha só que bacana, lá no site deles http://www.linuxmark.org/, você preenche um formulario onde os mesmos analizam para você.
No caso de underlinux se encaixa em :
" Examples of Fair Use.
If you are a journalist interested in writing articles that include the term "Linux," you do not need a sublicense. If you are printing up pencils, stenciling T-shirts, or distributing coffee cups with a legend on them like "Linux®is the greatest!" or "Even my Mother uses Linux®!" this is normally considered "fair use".
http://www.linuxmark.org/who_needs.html
se tiver duvida, ai tem que mandar um formulario pra eles =]
Bom pelo que eu entendi é o seguinte:
O Slackware, Conectiva, Debian etc... vão ter que pagar para usar o nome Linux. Muito provavelmente essas marcas vão cobrar dos usuários.
Automaticamente o Linux será pago. Estou certo?
N Ã O ! Se as empresas não usarem (citarem em suas caixinhas) o nome "Linux", não estarão pagando pelo uso da "marca", por isso não vão repassar para quem comprar suas caixinhas...Postado originalmente por mcyberx
Vai ser cobrado pelo uso da marca...Postado originalmente por mcyberx
tipo a underlinux se fudeu nessa, vai ter que pagar por usar linux no nome.
Se o conectiva continuar a se chamar conectiva linux, eles vão ter que pagar por usar o nome, e não por distribuir o software sacou? Se se chamar conectiva somente, continua a mesma coisa.
eu nao vo pagar porra nenhuma.. hehehehehe eu nao ganho porra nenhuma com o site como que eu vo pagar ??? aaHUAUHuAHHUA
Vai ter que pagar cara... tu usa o nome linux....Postado originalmente por scorpion
A não ser que tu prove que tu usa isso sem fins lucrativos..
Vai ter que criar uma ong underlinux e ir falar com o Sr Celso Amorin (heheheheheheheheh)
pedir esmola pro linus e quem sabe, ai sim tu consegue se livrar desta...
Ja to até vendo teu nome no spc
heheheheheheheheheh
porra maneh to com uma dor de barriga sem sacanagem vim pra embratel 03:30 da manha fazer uma janela de manutencao... to aqui ate agora...a alias vo ficar ate meio dia.. mais a minha dor de barriga ta FODA
O nome Linux sempre foi registrado e de propriedade de Linus Torvalds, o que vai acontecer agora é que apenas as empresas que possuem suas distribuiçõesn deverão pagar uma taxa "simbólica" (de US$200 a US$500) para usar o nome Linux em suas distribuições. A confusão gerada pela notícia mal dada tb serve para enfraquecer a comunidade. Nada vai mudar, apenas o torvalds quis ganhar um troco a mais e controlar de forma mais formal, quais são as distros que usam seu nome.
EEEEE
Ja achei que mesmo com caganeira o Scorpion iria ter que fazer um daqueles velhos scripts que a galera fazia para obrigar quem entrasse no site deles a votar naquele site para o ibest.
So que aqui iria ser para clicar nos anuncios do google.
hehehehehehehe
Concordo plenamente com o Linus de cobrar pela marca, po afinal o kra desenvolveu o sistema sozinho... ( digo lah no inicio mesmo, não agora )
E como outros disseram, o Linux so cresceu por causa de sua filosofia e de ajudas vindas de todos os lugares...
Se for realmente so isso não vejo problema de a comunidade se enfraquecer, mas se naum....
[]'s