Postado originalmente por
kellyton
(Pessoal, eu montei uma pequena central wireless em minha casa, uma coisa bem rústica apenas para teste e tudo ocorreu como eu planejei e então venho até vocês tirar umas dúvidas que surgiram.
Esclarecendo o meu caso:
Minha central foi bem simples, arrumei uma antena omni 800mhz de celular (marca aquário) sem especificação em dbi. Adaptei o conector para liga-la a um aprouter wr254 e liguei o aprouter ao modem ADSL. coloquei essa antena omni + ap preso a um poste metálico de 6 metros em cima da casa. Consegui enviar o sinal com estabilidade até 1,5 km (11mbps) onde está minha outra residência e lá na outra residência apenas uma antena de grade + outro aprouter e por mais de 6 meses usufrui dessa gambiarra até que os 40ºc diários danificaram meu aprouter da central (outdoor). Ele morreu com os intemperes (kkkkkk).
--------------------------------
Agora vem a minha dúvida:
Estou querendo desfazer todas as gambiarras que fiz montando uma central mais apropriada, mas gostaria de saber se é possível enviar o sinal dessa minha central em full duplex pois quero fazer uma rede "wireless comunitária" só para a galera do bairro se conectar e jogar como em uma lan de cabos convencionais.
Estou pensando em comprar uma antena (marca Ideal 12dbi)
Os aps ou o que for necessário para enviar e receber o sinal em full duplex
É possível?
Sei que os clientes vão usar equipamentos half-duplex, mas para não criar gargalo no servidor de jogos na hora que estiver ao menos uns 20 conectados eu preciso que minha central possa trabalhar com todos eles em full duplex podendo receber (pacotes) e enviar simultâneamente aos clientes dessa rede.
OBS: A minha rede outdoor estava funcionando em 11mbps. Essa velocidade é mais do que suficiente para um servidor de jogos como CS1.5, 1.6 ou BF1942 e demais jogos em rede.
Alguem pode me dar umas dicas do material que eu preciso? O raio dessa central eu gostaria que tivesse uns 2km e aqui no meu bairro não tem prédios, apenas residências de no máximo 2 pisos.
Aguardo qualquer ajuda!