Olá pessoas do fórum, estou com um problema que na verdade é mais uma dúvida e gostaria de compartilhar com vocês para obter suas opniões.
Neste final de semana instalei uma antena setorial Ubiquiti Basestation de 2.4GHz, 16dBi de ganho e 90º de abertura com um rádio Ubiquiti Rocket M2, em um mastro de alumínio de 2 polegadas. Estão localizados em um ponto de um morro aqui da cidade à uns 40 metros do nível do solo a ser atendido, o local a ser atendido está num raio 2 à 6 Km de distância.
O que ocorre é que quando conecto um cliente à 3,5Km com um CPE Ubiquiti Nanostation LOCO M2, esse fica com um ótimo sinal(-64dBm), porém o seu Tx fica baixo(CCQ menor que 60%) mas com Rx alto, já outro cliente à 5.1Km com um CPE Ubiquiti Nanostation M2 fica com sinal ainda maior(-59dBm) e seu Tx e Rx ficam altos.
Ou seja cliente mais próximo baixo Tx e maior latência, cliente mais longe maior Tx e menor latência.
Então pergunto será que o fato de eu ter deixado a inclinação/declinação("tilt") da setorial em 0º seja o causador dessa dor de cabeça? Deveria eu declinar em 3º ou 5º? Pelo o fato de a setorial estar à 40 metros de altura e à 0º de tilt, estaria fazendo com que os clientes mais próximos fiquem fora da zona de fresnel, sendo eles estão pegando apenas a sombra do espectro? Aguardo opniões, desde já agradeço à todos! ^^
Tamanho do canal: 20MHz
Canal: 1(2412MHz)
Velocidade: MCS15(Automático)
Potência: 28dBm(Padrão)
Limite EIRP: Desativado
ACK: Automático
O cabo de rede utilizado é o Ubiquiti ToughCable level 1 com conectores ToughCable, o PoE está aterrado.
Acrescentando informação à discussão: Essa setorial possui 9º de elevação(abertura vertical) e 4º de downtilt elétrico(não sei o que é, rsrs...), e desejo atender clientes de 2Km à 6Km.