Olá pessoal boa tarde..
Seguinte trabalho em um Pool de empresas, e as mesmas querem contratar um só link de internet para todas. No caso será um link de 100Mb para dividir igualmente para essas empresas.
Como eu consigo fazer isso?
Olá pessoal boa tarde..
Seguinte trabalho em um Pool de empresas, e as mesmas querem contratar um só link de internet para todas. No caso será um link de 100Mb para dividir igualmente para essas empresas.
Como eu consigo fazer isso?
Como fazer a parte de distribuir o link ou como limitar a banda de cada um?
Qual a distancia das empresas em relação a origem do link?
Deve dar uns 100 metros, no máximo.
Vai ser necessário ip publico em cada empresa?
Poderia desenhar uma "planta baixa" do terreno e como estão dispostos a "central" e as outras empresas?
Acredito que cada empresa precisará de ip privado.
Meio complicado fazer o desenho, mas em tese, uma empresa ao lado da outra, dividem muro.
Acredito que terei que usar o Mikrotick, precisava ver como configurar isso no mikrotick.
vai precisar de uma rb 1100hx2, basta criar redes diferentes em cada interface,faz um Qos e pronto,não tem misterio.
Como faço esse Qos?
Boa tarde!
Pelo que entendi na sua explicação o que você deseja fazer é fazer controle de banda para dividir um único link de 100Mbps igualmente para às 5 empresas correto?
Se for isso mesmo que entendi segue as minhas sugestões considerando diversos Cenários:
Cenário 1:
Dividir link de 100 Mbps em 5 usuários pppoe limitando cada um a planos de 20 Mbps. Esse cenário é fácil de configurar porém caso a banda de 100Mbps não esteja sendo usado pelas outras empresas, o cliente conseguirá no máximo usar seus 20Mbps. Mas isso irá garantir que nenhuma das empresas ultrapasse o limite de uso de cada uma.
Cenário 2
Usar recursos de Qos/ PCQ para limitar a banda de cada cliente em 20Mbps quando não tiver banda disponível e liberar até 100Mbps quando houver banda disponível.
Acho que é isso.
Espero ter ajudado!
Rafael Themístocles
[Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
http://www.telmetrics.com.br
E-mail: [email protected]
[email protected]
O cenário 1 é o que deverá ser aplicado. Como vou implementar isso no mikrotik?
Exato renanalem1!
Você terá de criar no seu equipamento mikrotik um servidor PPPoE, e lá na guia profiles, criar um plano de 20Mbps e depois criar 5 usuários e senha na guia User do PPPoE e atribuir cada usuário ao Planos(profiles) de 20Mbps.
Com isso já deve resolver seu problema
Em caso de esclarecimentos fico à disposição
Att
Rafael Themístocles
[Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
http://www.telmetrics.com.br
E-mail: [email protected]
[email protected]
é so colocar um switch gerenciavel. deve resolver.
coloca um switch e divide!!! qual a complicação? En cada empresa utiliza um outro switch gerenciavel ou RB750GL para DHCP e outras funçoes.