Postado originalmente por
Jaidamasceno
Amigo qual é a distância do ponto aos mults?
Pelo que entendi são 10 prédios, ou seja 10 nanos como station e ainda mais sendo StationWDS passando o trafego de 160 apartamentos (lógica que não serão todos clientes + se forem graças à Deus hehehe), ou seja, não vai funcionar bem, vai ter percas e pings altíssimos, pois o nano principal seria o ponto de acesso de todos esses clientes, o que não foi projetado pra isso, pra ponto à ponto ou estação nunca ví nada melhor + pra operar como Ap pra essa infra pode esquecer, e realmente passa um trafego ótimo de 20 à 25 Megas, mais isso sendo testado de tx ou rx, se for tx + rx é divido por igual 10 à 12,5 Megas, na minha visão, um nano em cada prédio é excelente, + o ponto de acesso tem que ser mais robusto e o ideal e softwares totalmente compátiveis é uma Rb com mini-pci 5.8 podendo ser até um 8602 bem configurado + se quer qualidade mesmo, utilize o xr5, logo, vai ter que utilizar uma antena painel 5.8 o que não é tão fácil de econtrar (pelo menos eu não consigo tão fácil) ainda + se precisar de uma de 120º o que é + difícil ainda, mas à depender da distância e se a angulação for muito + de 120º, pode utilizar uma omni 5.8 de preferência hyperlink, e mesmo sendo omni não terá problema de interferência alguma, pois é 5.8Ghz e vários canais pra trb, configure os nanos como StationWDS configurado pra associar ao ssid do Ap e na Rb deixe como WDS Dinâmico, marque WDS IGNORE SSID, com essa configuração não precisa setar os Macs de cada nano no cartão da Rb, o enlace é associado automaticamente, amigo minha opnião é essa eu faria assim, vai ficar show de bola e se tiver um link de qualidade vai dar até pra concorrer com as torres 3g das operadoras hehehe,
abraços, boa sorte e que Deus te abençoe.