Postado originalmente por
delegato
Não conheço a linha ac da mikrotik, mais vejo muitas reclamações sobre travamentos, não sei ao certo se é problema se software ou mesmo hardware, se for do primeiro tem solução e é uma boa opção.
Tem o airfiber X (não sei como anda a questão de queima de porta lan) tem também o rocket ac, e o mimosa. Terei que fazer um enlace longo também daqui algumas semanas ou alguns meses, coisa de 65km visada perfeita, penso em usar antenas de 1.2m ou mesmo de 1.5mt e a linha ac da mikrotik.
Não podemos esquecer dos epmp da cambium que em caso de usar rb912 vai ter praticamente o mesmo desempenho porém acho que bem mais fácil e rápido para configurar e deixar o enlace redondo, meus enlaces com rb912 estão rodando ótimos aqui porém foram-se quase ano para deixa-los redondos de forma com a realidade do ambiente em que estão, porém volta e meia da uma arruinada ae tenho que mexer nas configurações.
Sempre é bom ter um enlace com pelo menos o dobro da capacidade da qual você pretende usar no momento, pois a internet evolui muito rápido, questões climáticas, de visada ou apontamento também podem degradar o enlace por tanto sempre compro rádio anos a frente do que realmente vou utilizar no momento.