Postado originalmente por
tiagomatias
Bom, estava esperando esse topico ser criado para eu poder entrar, vamos la.
Cache Full.
Todo mundo quer o danado do cache full, logo o cara ja imagina, poxa vida imagina meus clientes baixando arquivos que estejam direto no meu HD sem sair para net, e isso a todo vapor, em média 4MB que é o maximo hj que os cartões em 2.4ghz conseguem trafegar de dados real, o chamado "Throughput".
Pois então, hj o mt se vc setar na opção do web-proxy que é o SQUID do mikrotik na opção Maximum Object Size para no exemplo 20000KB todos os arquivos que forem de ate 20MB baixados pela porta 80 serão armazenados em Disco, assim um proximo cliente que for baixar esse mesmo arquivo novamente ao inves de baixar ele da net d novo ele baixara direto do servidor mikrotik, sem precisar usar LINK de internet para isso, ate então perfeito!!! Isso é uma maravilha, da uma economia de 35% de link. Mas todos ja sabem que os clientes do mikrotik quando baixam esses arquivos que estão em cache "disco" ira baixar na largura da banda que esta setado no /queue simple dele. Ok
Ai vem aquele lance, muita gente acha vantagem de se ter um cache full, o que seira isso, baixar os arquivos que estão em cache "disco" sem LIMITE DE VELOCIDADE, nossa, que louco não !!!
Sim e não.
Como ja foi falado anteriormente que se fazemos isso vai dar problemas, como gargalo nos APs, pq os mesmo n tem muita largura de banda para isso, então se apenas 1 cliente baixar um arquivo de 20MB que esta em cache "dsico" so ele ja estoura seu AP, pq vai dar uma taxa de transferencia de 400Kbps ate + um pouco... muito bom isso não ??? sim e não d novo, pq os d+ clientes estão tmb no mesmo AP requisitando acesso a net e como um cliente esta com essa taxa de transferencia a LATENCIA dos d+ estara la em cima, pings Horriveis, e muito problema, isso imaginamos em cima de um cliente, agora imagina 100 clientes ao mesmo tempo fazendo a mesma coisa
caus e caus....
Em fim o que eu quero deixar é que tem como sim fazer o cache FULL no mikrotik na versão 2.9.x vou postar como fazer isso, agora toma vc mesmo suas conclusãoes de se quer colocar ou não para funcionar
1 - Marque os pacotes do proxy que entregue ao cliente
/ ip firewall mangle
add chain=output protocol=tcp src-port=3126 action=mark-connection new-connection-mark=proxyC passthrough=yes comment="" disabled=no
add chain=output connection-mark=proxyC action=mark-packet new-packet-mark=proxyF passthrough=no comment="" disabled=no
2 - Crie um novo simple queue com essa marcação e deixa ele sem limite de velocidade
/queue simple
add name="CACHE FULL" target-addresses=0.0.0.0/0 dst-address=0.0.0.0/0 interface=all parent=none packet-marks=proxyF direction=both priority=8 \
queue=default/default limit-at=0/0 max-limit=0/0 total-queue=default-small disabled=no
Dessa forma tudo que estiver em cache "disco" será entregue ao cliente sem controle de banda.
Não esquecer de colocar essas duas regras acima de qualquer OUTRA que tiver, tanto no /queue simple quanto no /ip firewall mangle
Caso queira se aprovundar mais no que exatamente eu fiz pode consultar o fluxo do mikrotik, com ele vc faz o que vc quiser:
http://www.mikrotik.com/testdocs/ros/2.9/ip/flow.php