Postado originalmente por
1929
Entendo a situação do companheiro!
t
E acredito que para muitos de nós a situação não seja muito diferente.
Tem razão o Josué ao fazer esta análise dos fatores envolvidos.
E daí vem a pergunta. Quem de nós tem certeza do seu ponto de equilibrio financeiro?
Que políticas adotar para manter este ponto o mais baixo possível?
Muita coisa nós podemos fazer, mas tem coisas que saem do nosso controle, como por ex. os preços praticados pelas grandes teles.
Sei que vai aparecer muitos comentários dizendo o contrário. E até acho que em muitos casos pode ser assim. Cada região, cada cidade tem suas características com relação a isso e nós não temos como alterar.
Vou citar um exemplo. A BrasilTelecom está dando uma enfase na banda larga via celular. Por 49,90 o sujeito contrata um plano de 256kbps, mas na prática é 100kbps, mas anda, diferentemente de outros como Claro e Tim que não andam. Então o povo tá indo em cima.
O apelo publicitário é muito grande. As vendas de notebook subiram muito. Todo mundo só quer agora é notebook pra poder ter internet em qualquer lugar, mesmo a 100kbps.
E tem os planos de ADSL com fone fixo agregado, por 79 residencial e 89 empresarial, com 1 mega. E para quem diz que não é de qualidade, digo que na minha central é muito bom o serviço.
O mercado melhor que tinhamos era exatamente onde a BrasilTelecom não tinha condições físicas para entregar a banda larga, nos bairros. Agora com a móvel, até isso eles estão pegando.
Vamos continuar, até porque somos movidos por paixão, mas sei que paixão não alimenta casamento. O dia a dia é que precisa ser cultivado. E não é diferente conosco. Vamos ter que ser muito criativos e ver até onde dá prá ir.
O nosso setor é extremamente regulamentado, custos de link são caríssimos. Para manter uma estrutura de 200 assinantes, o meu ponto de equilíbrio vai girar em torno de 130 assinantes.
Com certeza tem outros ramos muito mais rentáveis, mas temos que olhar também pelo lado da paixão e continuar tocando o barco até onde der.
Queria chegar aos 300 assinantes, mas tenho a impressão que não chego. Desânimo?Não, vejo a realidade do mercado. As teles estão nos usando para contaminar os usuários com o vício da internet.
Logo, logo eles tem toda a estrutura instalada para atender 100% da área e aí eles vão nos comer vivos. E aí , o povo viciado na internet eles podem massificar mais ainda os preços. Acho que vamos logo ter internet por 30,00 ou menos. Eu garanto para voces que aqui na minha cidade, a tele só teve custos de implantação. Eles não tem custos de manutenção. Eu tenho na minha casa ADSL e em 4 anos nunca abri um chamado. Fiz uma pesquisa informal e notei que isso acontece com todo mundo. Ninguém reclama, porque tudo anda.