+ Responder ao Tópico

Padrão

oi possoal sou novo pro aki... tenho um pequeno provedor com um MK controlando e na torre um senao e um onmi da hyperlink queria colocar tudo setorial.. mas a hyperlink são caras msm... estas TSM são boas msm.. se onde posso encotrar elas... ai da para colocar so setorial na minha torre quero atender uns 3 KM sera que da... aguado restostas....

Padrão

Vai no site deles e pega o contato. Eles fazem venda direta. TSM Antennas

Padrão

Aqui eu uso pluton de 17 db 90 graus .. na Horizontal .. antena muito boa mais muito cara...
    Hyperlink tive problemas de infiltraçào de agua .

Wink Paineis TSM X Hyperlink

Bem Pessoal, minha opiniao sobre os paineis, como todos falaram tanto hyperlink são otimas, mas vejo alguns pontos a favor da TSM que tem um diferencial sobre as Hyperlink, TSM é uma empresa daqui onde temos suporte todos os dias da semana, inclusive eles fazem convite ao cliente que quiser conhecer a empresa em Santa Maria - RS, sendo assim todo ou qualquer produto que tenha suporte praticamente local sai na frente dos demais.
    Quanto a Pluton e as demais que me desculpem mas antenas setoriais não tem pra ninguem a nao ser hyperlink e TSM.

Abraço a todos os amigos e feliz ano novo.

Padrão

quanto a quem perguntou pela distância que alcança a TSM de 12dbi, já lí aqui no fórum gente que usa ela com clientes a um pouco mais de 2km com qualidade perfeita. Eu tinha interesse em comprar 3 delas (90graus) e coloca-las no lugar da minha omni hyperlink, ou junto com elas, mas agora tenho dúvida, penso na possibilidade de pegar umas de 15dbi (são 15 ou 17, não lembro, TSM homologada), para atender mais distante. Mas tem muita coisa pra se ver aí, como visada entre os pontos, sem visada pode ser a antena que for, não vai ficar legal. E o principal, que é a potência dos clientes, pois eu tenho VÁRIOS clientes que no netstumbler na casa deles mostra o sinal da minha torre -50 , mas no meu mkt o sinal dele chega como -70. Então um cliente mais distante, mesmo que continue recebendo com -50, vai mandar dados pra torre com esse sinal lá pra -80, o que vai tornar a experiência de navegação dele péssima. Não sei se as setoriais têm uma recepção melhor que as omnis, mas em qualquer tópico que se fale sobre antenas, tem que serem levantadas e discutidas essas questões do upload do cliente.

Padrão

Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    quanto a quem perguntou pela distância que alcança a TSM de 12dbi, já lí aqui no fórum gente que usa ela com clientes a um pouco mais de 2km com qualidade perfeita. Eu tinha interesse em comprar 3 delas (90graus) e coloca-las no lugar da minha omni hyperlink, ou junto com elas, mas agora tenho dúvida, penso na possibilidade de pegar umas de 15dbi (são 15 ou 17, não lembro, TSM homologada), para atender mais distante. Mas tem muita coisa pra se ver aí, como visada entre os pontos, sem visada pode ser a antena que for, não vai ficar legal. E o principal, que é a potência dos clientes, pois eu tenho VÁRIOS clientes que no netstumbler na casa deles mostra o sinal da minha torre -50 , mas no meu mkt o sinal dele chega como -70. Então um cliente mais distante, mesmo que continue recebendo com -50, vai mandar dados pra torre com esse sinal lá pra -80, o que vai tornar a experiência de navegação dele péssima. Não sei se as setoriais têm uma recepção melhor que as omnis, mas em qualquer tópico que se fale sobre antenas, tem que serem levantadas e discutidas essas questões do upload do cliente.
    Não sei se é exatamente como eu estou pensando o que acontece com o amigo, mas se no cliente tiver com uma placa PCI que normalmente tem menor potencia, realmente vai chegar na base com sinal mais fraco e o link pode ser prejudicado. Realmente tem outros fatores a considerar além da potencia da placa, como a qualidade das antenas, a sensibilidade de recepção nos dois pontos, etc. etc.
    Se colocar no mesmo cliente um AP onde possa controlar a potência,no lugar da placa creio que chegará na base com o sinal melhor e ísto não será só por que com a placa temos mais cabo coaxial.
    Desde o início que comecei a mexer com wireless esta tem sido uma de minhas preocupações. Se o link é uma via de duas mãos, então cada ponta precisa estar afinadinha.
    Eu tenho placa PCI que tem potencia de 20 dbm ( 100mW) e também placa com menor potencia. O resultado é evidente e a favor da placa de mais potencia.
    Por isso eu fico meio céptico quando vejo recomendações sobre usar baixas potencias. Respeito e admiro quando outros conseguem manter nas suas bases rádios de 63mW segurando toda a rede, mas eu não consegui.
    Uso direto os 400mW que tenho direito no firmware do rádio e se encontrasse placa PCI com esta potência eu iria gostar. Se forçar a potencia do rádio, vai diminuir sua vida útil é outra questão que no momento não me preocupa. O que eu preciso é segurar o link e não ouvir reclamações.
    Eu sei que potência não é tudo, mas que ajuda e muito.
    Tem aqui na minha cidade outro provedor que é um canhão. Ele bota sinal forte em toda a cidade. São vários pontos de distribuição com pouca altura e por isso eu desconfio que ele tem amplificador em todos, pois até em lugares com visada ruim ele bota sinal bom. O que ele não tem é velocidade porque o link dele é pequeno.
    Eu tenho outra questão com relação ao uso de omini x setorial mas deixarei para levantar esta questão depois senão fica um post muito comprido.