Amigos, boa noite. Tenho visto no forum 6 páginas já de B ou G hehehe e resolvi dar minha opnião também.
Tenho feito testes em G aqui, colocado cerca de 20 clientes em cima dele em outdoor pra testar. Até agora não vi melhorar significativas pra uso outdoor, mesmo porque ainda não consegui estressar ao máximo a velocidade do AP. Em testes indoor de bancada está evidente que G é melhor, alias 3X melhor ! Só que muitos APs quando você coloca ele como G diminui a quantidade máxima de clientes que ele suporta, isso pode ocasionar um problema para alguns... Mas o problema que eu vejo aqui não é se B é melhor ou pior que G... Se você colocar 3 ou 4 paineis em G a velocidade dos clientes (somadas) vão dar ...teoricamente claro... 4 X a velocidade do link (que vamos por aqui 5.8) pois as modulações são iguais (54 Mbps). Acredito que G seja mesmo melhor que B mas há casos e casos... Uma base eu troquei para B e advinha... 1/3 dos clientes nem sinal pegaram... isso é claro é porque além da potência ser mais baixa em G os clientes necessitam de um sinal mais forte pra trabalharem...
Bom, espero ter ajudado a deixar mais dúvidas hehehehe
Mas acredito que G é em raros casos outdoor multiponto... agora para ponto a ponto G é a solução (pra quem não quer se garantir em 5.8)...