+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Posição das antenas

    Bom dia !!!

    Devido a quantidade de clientes ser muito alta, optei por usar 2 servidores Mk com 4 antenas setorias cada.

    Ex.: Em uma mesma direção eu tenho 80 clientes sendo que todos usam a internet simultaneamente, um servidor mk em uma antena me da segurança de 40 conectados ao mesmo tempo, sendo que eu preciso de 80 com segurança.

    Pergunta, Eu posso colocar duas ou mais antenas na mesma direção ? lembrando que cada servidor vai ter as faixas de ips diferente um do outro, e que cada antena na mesma direção seria uma de cada servidor, daria algum tipo de conflito no cliente ?

    Ficaria da segunte forma: Dois Servidores, uma torre e 8 antenas, 4 antenas de um servidor uma para cada setor e 4 antenas do outro servidor em baixo de cada antena do outro.

    Isso iria funcionar com perfeição ???

    Muito Obrigado !!!

  2. #2

    Padrão

    cara, faço isso aqui tambem! por usar adaptador USB nos clientes, tenho uma limitação de 20 simultaneos em cada plaquinha!
    em uma das torres aqui, tenho ja 4 setoriais...2 pra um setor e 2 pra outro...mantendo canais um pouco longe uma da outra e na instalação deixar elas pelo menos 1,5m longe uma da outra fica tudo ótimo!!

    abraços1

  3. #3

    Thumbs up

    Bom dia,

    em uma das torres tenho dois mikrotik. Cada mikrotik usa um canal. As 8 antenas usam somente 2 canais e funcionam sem problema algum. Não vejo problema, desde que você utilize os menores cabos possíveis. Se usar cabos grandes vai dar onda estacionária e prejudicar o seu pop, ou até aniquilar completamente o sinal. Falo isso por experiência própria.

    Ponha o Mikrotik AP no alto da torre e use no máximo 2 metros de cabo RGC 58 ou 213. Quem usar muito desses cabos em pouco espaço aprenderá na prática o que é onda estacionária.

    Se quiser evitar o problema acima utilize LMR600 ou Celflex. São cabos com uma melhor blindagem, além disso a perda de sinal por metro é mínima.