+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Modelo adequado para Provedor WI-FI

    Olá pessoal estou encaminhado um projeto ISP Wi-Fi, e esbarramos na dúvida sobre o modelo de estrutura de toda a rede deste o Roteador+DMZ+rede wireless.

    Coloco abaixo 2 modelos de infraestrutura local para o atendimento de 1000 clientes priorixando serviços locais mantido por bons servidores tipo HP Proliant DL380 G5.

    Analizem os 2 modelos e postem suas sugestões, pois não arrisco ir contra este forum, o modelo que estamos pretendendo usar é o do arquivo BASE.png, e o segundo modelo projeto.png foi proposto por um amigo, segue abaixo descrição do primeiro modelo.

    Servidor 1:

    IPTables (Firewall Base)
    QoS
    DNS
    Squid
    Squid-Prefetch
    SkyStar Ragio
    VPN
    IProute
    NTP

    Servidor 2:

    IPTables
    Postifix
    POP, SMTP
    AntiSpam
    Webmail
    AntiVirus
    Quota
    MySQL
    NTP

    Servidor 3:

    SisGP software de gestão de provedores e suas dependências:
    Java 1.6
    Apache
    PHP5
    MySQL
    NTP

    Na primeira torre denominada BASE 1 que esta diretamente junto a rede interna possui 3 Routerboard 333 com 2 rádios (mini-pci) cada para a ultilização de 6 paineis de 60º fechando o ãngulo de 360º, da mesma desçe 3 cabos UTP cat5 (Cabo de rede par trançado) um(1) por RB interligados por um switch onde o mesmo é ligado ao Servidor 3 (sisGP).

    As demais BASE 2 e 3 são enlaces ponto-a-ponto que interligam a rede interna a outras torres com a mesma estrutura da primeira, dessa forma cada torre esta conectada a uma placa de rede exclusiva tornando assim o Servidor 3 (sisGP) uma máquina câmbio entre a rede interna e as torres, consequentemente os clientes.

    Todos os Servidores ultilizam Debian/GNU Linux 4.0r2 etch, e prentendemos aumentar o numero de servidores para ampliação de serviços agregados e para suprir o crescimento da demanda de usuários. Toda a rede interna funciona a 10/100/1000 e os RB ultilizam Mikrotik como Ap-Bridge, ficando todo o gerenciamento e controle do provedor nos servidores da rede interna junto ao sisGP.



    Abraços.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         BASE.png
Visualizações:	1140
Tamanho: 	39,6 KB
ID:      	1643   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         projeto.png
Visualizações:	1786
Tamanho: 	57,8 KB
ID:      	1644  


  2. #2

    Padrão

    acho que vc deve saber sobreisso mais do que eu, mas mesmo assim alerto sobre o ragio e suas poucas conexões simultâneas, acaba não adiantando mto pra se jogar o lixo pra ele.