Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá,

e o que você já fez? Usso o mesmo esquema que você pretende implantar e funciona 100%. Acrescentei o IP do Debian no Web Proxy do Mikrotik (parent proxy).

2. Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olá,

e o que você já fez? Usso o mesmo esquema que você pretende implantar e funciona 100%. Acrescentei o IP do Debian no Web Proxy do Mikrotik (parent proxy).

Eu quero entender ...

Qual a config que voce faz no MK? (Tirando o parent proxy)
    Seu QoS é feito pelo MK?
    Qual gateway seus clientes recebem? (IP do linux ou IP do MK)

3. cara...

você pode configurar o mikrotik como ap-bridge e usar pppoe para os clientes poderem conectar, coloca no mt, como default gateway, o servidor linux e boa..

os controles de AP você faz no mikrotik e os demais no linux..

4. Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    cara...

você pode configurar o mikrotik como ap-bridge e usar pppoe para os clientes poderem conectar, coloca no mt, como default gateway, o servidor linux e boa..

os controles de AP você faz no mikrotik e os demais no linux..

Luciano,

O MK faz qos mesmo ele nao sendo gateway?

Gostaria de manter aquele QoS grafico e tals, o povo que vai trabalhar no server não tenho conhecimento para gerenciar um cbq ou htb.

Eu estava pensando em fazer a seguinte config:

Linux load balance por portas, proxy squid, mysql e freeRadius
    MK QoS/PPPOE Server/ e o esquema de cache que o Alexandre postou (Linux como gateway do MK)

Assim funciona?

Meu MK está em produção e não posso me dar um luxo de fazer testes com ele. Está para chegar outra maquina e com essa sim eu posso fazer um lab descente.

Obrigado!
    Última edição por iceblue; 23-01-2008 às 14:55.

5. Bem,
    no meu esquema aqui o gateway dos clientes é o próprio Mikrotik. O Debian é proxy transparente e só faz cache. Você terá de escolher entre o Debian (ou outro Linux, ou talvez o primo mais difícil FreeBSD) e o Mikrotik para gerenciar a sua rede.

Pela minha experiência deixe apenas o Mikrotik gerenciando, autenticando e controlando banda. O Mikrotik é mais leve, menos complexo e muito mais fácil de ser gerenciado. Além disso, o Mikrotik tem o "insofismável" WinBox que é uma mão na roda para quem conhece pouco de linha de comando. O Mikrotik pode ser integrado a algum programa de controle financeiro do seu provedor.

Quanto a fazer balanceamento de cargas no Linux considero uma tarefa ingrata, a não ser que você conheça bastante de Linux e não dependa muito de Linuxconfig e outras ferramentas. Tem de ser na base do script e testar linha por linha. Para aqueles que só sabem abrir o KDE e fazer tudo com o Mouse não adianta nem tentar.

Como você disse que tem um bom domínio do Linux "adiante e avante".

Tópicos Similares

1. Mk + Squid Paralelo + Thunder Cache
    Por macewindu no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 18-09-2010, 10:17
  2. Dúvida com redirecionamento com MK + Squid
    Por ichigoantares no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 07-08-2010, 22:31
  3. Mk + Squid Autenticado
    Por marcosffreire no fórum Redes
    Respostas: 1