+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Apanhando do CBQ

    Olá a todos,
    Instalei o shaper, mas não consigo usar o CBQ pra fazer o controle de banda. Vejam abaixo os comandos que usei e o resultado deles.
    O arquivo cbq.init existe, mas tá vazio.
    Onde estou errando?
    Grato a todos.
    server:/etc/shaper# dpkg -l shaper
    Desejado=U=Desconhecido/Instalar/Remover/aPagar/H=Manter
    | status=Não/Instalado/arquiv.-Config./U=Descomp./Falhou-config/H=semi-inst.
    |/ Erro?=(nenhum)/H=Mantido/precisa-Reinst./X=os dois problemas (status,Erro: maiúsculas=ruim)
    ||/ Nome Versão Descrição
    +++-===============-===============-==============================================
    ii shaper 2.2.12-0.7.3-2. Traffic shaper init script (cbq.init) for Linu
    server:/etc/shaper# cbq compile
    -bash: cbq: command not found
    server:/etc/shaper# cbq start
    -bash: cbq: command not found
    server:/etc/shaper# cbq stats
    -bash: cbq: command not found
    server:/var/cache/shaper# ls
    cbq.init
    server:/var/cache/shaper# cat cbq.init
    server:/var/cache/shaper#
    server:/etc/shaper# cat cbq
    #Arquivo de exemplo cbq-0002.fulano_in64k:
    #
    DEVICE=eth2,10Mbit,1Mbit
    RATE=64K
    WEIGHT=6Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.100.12
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes
    #
    #Arquivo de exemplo cbq-0002.fulano_out64k:
    #
    #DEVICE=eth1,10Mbit,1Mbit
    RATE=64K
    WEIGHT=6Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.100.12,
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes

  2. #2

    Padrão

    Cara... você não tem um binario chamado cbq!
    Olhando o que vem nesse pacote que você instalou (shaper) ele não tem isso não! Da uma olhada na pagina da debian.org!

    Debian -- Filelist of package shaper/etch/all

    Você não esta usando a ferramenta da maneira correta! Você ja tentou executar /etc/init.d/shaper [start|stop|restart] ?

  3. #3

    Padrão

    Zenun,

    Esse comando eu já digitei inúmeras vezes.

    Vou dar uma olhada na dica que você me passou, e amanhã posto o resultado.

    Obrigado.

  4. #4

    Padrão

    Zenun,

    Esqueci de dizer que instalei o shaper com o apt-get. A pasta /etc/init.d/shaper foi criada, o arquivo shaper nesse local tem um grande scritp.

    ### Default CBQ_PATH & CBQ_CACHE settings
    CBQ_PATH=${CBQ_PATH:-/etc/shaper}
    CBQ_CACHE=${CBQ_CACHE:-/var/cache/shaper/cbq.init}

    O conteúdo acima é do shaper.

    Ficarei grato se você puder me dá uma ajuda na instalação e uso correto do CBQ.

    Abraços.

  5. #5

    Padrão

    Imagino que você deva ter feito isso... mas em sistemas debian?
    Porque olhando o site da debian.org esse é o conteúdo do pacote que você instalou:

    Código :
    /etc/cron.d/shaper
    /etc/default/shaper
    /etc/init.d/shaper
    /usr/share/doc/shaper/README.Debian
    /usr/share/doc/shaper/README.shaper.gz
    /usr/share/doc/shaper/changelog.Debian.gz
    /usr/share/doc/shaper/copyright
    /usr/share/doc/shaper/tcio7.ps.gz
    E ele tem dependências do iproute que possue o comando tc (que é o que efetivamente cria as regras de QoS, seja HTB ou CBQ)!

    Você pode verificar se você possue algum comando execute o "whereis"!

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adircastro Ver Post
    Zenun,

    Esqueci de dizer que instalei o shaper com o apt-get. A pasta /etc/init.d/shaper foi criada, o arquivo shaper nesse local tem um grande scritp.

    ### Default CBQ_PATH & CBQ_CACHE settings
    CBQ_PATH=${CBQ_PATH:-/etc/shaper}
    CBQ_CACHE=${CBQ_CACHE:-/var/cache/shaper/cbq.init}

    O conteúdo acima é do shaper.

    Ficarei grato se você puder me dá uma ajuda na instalação e uso correto do CBQ.

    Abraços.

    Então cara... o que eu acho é que esse script que esta em /etc/init.d/shaper irá ler esse seu arquivo de configuração (/etc/shaper/cbq.ini) e irá aplicar as regras que você colocou ali!

    Tente isso!

  7. #7

    Padrão

    Zenun,

    Correto. O conteúdo que cheguei a ver aqui foi esse mesmo. Mas depois perdi isso tudo.

    Logo que instalei o shaper com o apt-get, usei os comandos: dpgk -l shaper que um colega do forum me passou, e cheguei a ver informações do shaper. Depois usei o comando: cbq stats, onde também vi informações, mas depois de mexer, mexer, nem isso mais eu vi.

    Quanto ao tc, veja o resultado que me foi reportado:
    server:/etc/init.d# whereis tc
    tc: /sbin/tc /usr/lib/tc /usr/share/man/man8/tc.8.gz

    Provavelmente o shaper foi "bichado", depois de tanto eu mexer.

  8. #8

    Padrão

    Zenun,

    O que você me recomenda, diante desse quadro e como fazer?

    Abraços.

  9. #9

    Padrão

    Hummm então em um momento você teve o comando cbq?
    Alguma coisa foi feita entao que ele não existe mais!

    Você chegou a remover algum programa?
    Porque eu acho que só com o script /etc/init.d/shaper ele ja deve aplicar as regras de QoS usando o tc baseado no que você configurou no /etc/shaper/cbq.ini

    Você fez alguma tentativa do tipo /etc/init.d/shaper start para ver se ele aplicou as regras?

  10. #10

    Padrão

    Zenun,

    Esse arquivo tá vazio, o cbq.init que fica nesse caminho: /var/cache/shaper/cbq.init.

    Eu criei um arquivo de nome cbq que fica dentro de /etc/shaper, lá eu coloquei o script que supostamente faria o controle na entrada e saída.

    Creio que fiz todos os passos corretos. Mas se você puder me dá uma "luz", ficarei grato.

  11. #11

    Padrão

    sim, usei sim esse comando: /etc/init.d/shaper start, e tantos outros. Acho que depois dele foi que bichou de vez.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adircastro Ver Post
    Zenun,

    Esse arquivo tá vazio, o cbq.init que fica nesse caminho: /var/cache/shaper/cbq.init.

    Eu criei um arquivo de nome cbq que fica dentro de /etc/shaper, lá eu coloquei o script que supostamente faria o controle na entrada e saída.

    Creio que fiz todos os passos corretos. Mas se você puder me dá uma "luz", ficarei grato.
    Então meu amigo...
    Eu acho que para descobrir como fazer isso usando esse pacote shaper você vai ter que dar uma lida no script /etc/init.d/shaper para ver de onde ele esta lendo as informações de configuração!

    Eu sempre que fiz configurações para QoS nunca usei esses programas, por isso não sei exatamente o que você tem que fazer... começa procurando no script que te falei! Tenta encontrar o arquivo que ele procura com as configurações! Ou tambem tente um "man shaper" ou ainda procure alguma informação no google!

    Qualquer coisa poste ai!

  13. #13

    Padrão

    Zenun,

    Obrigado pelas dicas, vou dar uma lida nesse material que você indica, pra tentar entender o que deu errado.

    Logo que conseguir vou postar o resultado.

    Abraços.

  14. #14

    Padrão

    Opa! Blz kra!!
    É isso ai... da uma lida no manual... no script e você vai sacar de onde ele esta lendo as configurações e o que esta fazendo!

    Abraço!

  15. #15

    Padrão

    Olá a todos,

    Finalmente consegui fazer o controle de banda usando o shaper. Peguei a dica do colega ttjedi, em: https://under-linux.org/forums/proxy...haper-cbq.html.

    Uma coisa que notei, foi que ao usar essa limitação de banda, o tempo de resposta que sempre está na casa dos 230ms, passou a ficar entre 700ms e 1300ms.

    É normal o tempo do ping aumentar tanto assim a medida que se diminui a banda? Atualmente tenho 01 mega full da embratel. Estou querendo separar uma banda para minha rede com 50 micros e vender o excedente.

    Mas esses valores utilizados nesse teste não serão definitivos. Como podem ver, estou usando somente no meu micro, os demais continuam com a banda total.

    Segue abaixo as configurações do shaper.

    server:/etc/shaper# ls
    cbq-0002.64-in cbq-0002.64-out

    server:/etc/shaper# cat cbq-0002.64-in
    DEVICE=eth1,10Mbit,1Mbit
    RATE=128Kbit
    WEIGHT=12Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.100.13
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes

    server:/etc/shaper# cat cbq-0002.64-out
    DEVICE=eth1,10Mbit,1Mbit
    RATE=64Kbit
    WEIGHT=6Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.100.13,
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes

    Tudo é bem simples como o "ttjedi" mostra na dica. Depois só digitei: /etc/init.d/shaper restart.

    Abraços a todos.

  16. #16

    Padrão

    Olá,

    Uma dúvida que surgiu, foi em relação a interface controlada. Como pode-se notar, tanto pra IN como pra OUT, a interface é a ETH1.

    Uma outra dúvida é em relação à particularidade de cada situação, ou seja, em IN se tem RATE=128 e WEIGHT=12, sendo que em OUT se tem em IN RATE=64 e WEIGHT=6.

    Ficou a dúvida de como isso funciona, pois houve muita oscilação na banda, que ficou entre 80 e 130 kbps, sendo que isso estava sendo feito apenas em UM micro.

    server:/etc/shaper# ls
    cbq-0002.64-in cbq-0002.64-out

    server:/etc/shaper# cat cbq-0002.64-in
    DEVICE=eth1,10Mbit,1Mbit
    RATE=128Kbit
    WEIGHT=12Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.100.13
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes

    server:/etc/shaper# cat cbq-0002.64-out
    DEVICE=eth1,10Mbit,1Mbit
    RATE=64Kbit
    WEIGHT=6Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.100.13,
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes

  17. #17

    Padrão

    Olha cara... uma coisa que eu sempre li quando fui fazer QoS com linux!
    Você só consegue controlar de forma efetiva a saída de cada interface!

    Pensando que sua eth1 é o que sai para a internet e a eth0 é a que esta conectada com sua rede, na eth1 você consegue controlar bem o upload e na eth0 bem o download!

  18. #18

    Padrão

    Zenun,

    Minha interface da rede local é a ETH1, e a que recebe a internet é a ETH2.

    Como você pode notar no script, a ETH1 é a que está em uso.

    Será que é necesário então criar regras para as duas interfaces?

    Grato.

  19. #19

    Padrão

    Então... você esta criando duas regras, uma para upload e uma para download... mas esta aplicando elas na mesma interface!

    Faz isso que te disse... aplica as regras de upload em uma interface e as de download em outra interface!

    Olha essa dica aqui... no final o que ele fala sobre o controle de banda: Artigos br-linux.org: Controle de Banda com HTB

    Código :
    [B]Dicas:[/B]
      O controle de banda no Linux é sempre no tráfego de saída. ....