Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Ola... virtualnet,

• vc está na seção errada.

Mikrotik RouterOS nao tem esse shell... e nem esses executaveis.
    Esses comandos/pacotes sao iproute2 e iptables.
    São do linux aberto.

Abraços,

2. Citação Postado originalmente por mson77 Ver Post
    Olá....

Simples.

Segue:

Use 02 contadores Nth... chamemos de contador 7 e 8 (por exemplo).
    Entao voce terá:
    • (1,7,0) e (1,7,1) ==> para rede com contador 7
    • (1,8,0) e (1,8,0) ==> para rede com contador 8

E... use a rede 192 com contador 7...
    e use a rede 10 com contador 8.

Use /ip firewall mangle para fazer isso. Para rede 192 e rede 10.
    Exemplo: Rede192.
    input interface ==> wireless 192
    • new connection (1,7,0) ==> marque conexao como "c70" passthrough yes
    • new connection (1,7,1) ==> marque conexao como "c71" passthrough yes

Depois... agora vamos marcar rotas:
    • Para conexao "c70" ==> marque rota "c70" passthrough no (unchecked)
    • Para conexao "c71" ==> marque rota "c71" passthrough no (unchecked)

Idem para rede10... onde input interface é wireless 10... e use c80 e c81 como nomenclatura... por exemplo.

No final vc deverá ter 8 regras na tabela **mangle**.

Agora:
    /ip firewall nat
    • srcnat c70 ==> ip do link 1
    • srcnat c71 ==> ip do link 2

• srcnat c80 ==> ip do link 3
    • srcnat c81 ==> ip do link 4

No final vc deverá ter 4 regras na tabela NAT.

Agora roteamento: /ip route
    • conexao com marca c70 ==> gateway link1
    • conexao com marca c71 ==> gateway link2
    • conexao com marca c80 ==> gateway link3
    • conexao com marca c81 ==> gateway link4
    • conexao sem marca ==> gateway linkN (escolha o N... 1,2,3,4)

No final vc deverá ter essa 5 regras de roteamento... mais uma de cada placa de rede. Ou seja... total de 11 regras (6+5).

Pronto!

mson77
    Segue meu "wish list": link abaixo

PUTZ.. perfeito... parabéns... deu pra entender tudinho... mas queria sua opinião em algumas dúvidas que tenho:
    seguinte...
    Primeiramente minha estrutura:
    Tenho 1 torre com 4 setoriais e utilizo um mkt para controlar tudo em cima da torre mesmo... uso webproxy neste mkt... para fazer o balanceamento entre os 2 links eu uso um mkt à parte embaixo da torre
    1) Qual a melhor versão para trabalhar com o load? 2.9.27, 2.9.50 ou 3.4?
    2) Tenho um load balance round-robin com 2 adsl de 1mb funcionando legal... agora to com mais 1 adsl de 2mb e a minha duvida é: faço o loadbalance por round-robin dos 3 links, balanceamento por serviço, ou por grupo de ip?
    3) No caso de fazer por round-robin, devo usar nth com every 3 (para 4 links) para atribuir a metade da carga no link de 2mb e 25% em cada um dos links de 1mb?
    4) Em 15 dias sai meu link full de 1.5mbps.... neste caso como deveria fazer meu balanceamento?
    5) Compensa utilizar webproxy no mkt ou nao? é recomendavel utilizar uma máquina à parte fazendo o webproxy?

O que preciso é ter uma idéia meio que geral para a partir dai eu pesquisar as regras em si para que possa por em pratica....

Se puder me ajudar nestas duvidas e algumas outras nao vou esquecer de visitar e colaborar com o seu wish list... rsrsrsrsrs
    Abraços

3. Ola froyer...

Diante de tanta "disposição"... como eu posso indispor? rs

Segue:

Resp: Creio que independe. Eu uso v2.9.51

2) Tenho um load balance round-robin com 2 adsl de 1mb funcionando legal... agora to com mais 1 adsl de 2mb e a minha duvida é: faço o loadbalance por round-robin dos 3 links, balanceamento por serviço, ou por grupo de ip?
    Resp: Se voce usa hoje fazendo LB por serviço e isso te conforta... sugiro voce a permanecer nesse método.

3) No caso de fazer por round-robin, devo usar nth com every 3 (para 4 links) para atribuir a metade da carga no link de 2mb e 25% em cada um dos links de 1mb?

Resp: Exato. Use every=3... cujo valores do contador será (0,1,2,3). Nesse caso use 02 desses valore para o link de 2MB e 02 valores restantes para cada link de 1MB respectivamente.

4) Em 15 dias sai meu link full de 1.5mbps.... neste caso como deveria fazer meu balanceamento?

Resp: Voce pode fazer a divisao a seu gosto. Qdo falamos de Nth... falamos em divisão/distribuição por "conexão"... e nao podemos garantir que uma conexão tenha o mesmo perfil/comportamento/custo que uma outra tambem conexão.

5) Compensa utilizar webproxy no mkt ou nao? é recomendavel utilizar uma máquina à parte fazendo o webproxy?

Resp: Acredito que uma maquina a parte fazendo proxy seja MUITO MAIS FLEXIVEL E COMPLETO. Um linux com squid é simples, completo e perfeito.

Abraços,

4. Citação Postado originalmente por mson77 Ver Post
    Ola froyer...

Diante de tanta "disposição"... como eu posso indispor? rs

Segue:

Resp: Creio que independe. Eu uso v2.9.51
    Pergunto isto pq na versao 2.9.27 nao tem a opção de checagem de gateway (pelo menos não achei a opção) portanto ao meu ver quando um link cai ele nao eh desativado automaticamente e o trafego jogado pro outro link.. estou certo? veja...
    dst-address=0.0.0.0/0 gateway=GATEWAY_LINK1 check-gateway=arp interface=wan1 gateway-state=reachable scope=255 target-scope=10 routing-mark=con210
    Isto que estah em destaque em vermelho nao tem na 2.9.27 ... jah na 2.9.50 tem...

Resp: Se voce usa hoje fazendo LB por serviço e isso te conforta... sugiro voce a permanecer nesse método.
    Nao entendi aqui... LB por serviço nao é quando eu especifico estaticamente q www, ftp, pop, smtp deve sair por LINKx e o resto por LINKy?
    Estou usando LB automaticamente por nth... nao é diferente?

Resp: Voce pode fazer a divisao a seu gosto. Qdo falamos de Nth... falamos em divisão/distribuição por "conexão"... e nao podemos garantir que uma conexão tenha o mesmo perfil/comportamento/custo que uma outra tambem conexão.
    Desculpe a ignorancia mas aqui nao entendi direito nao.. rsrs...
    Resp: Acredito que uma maquina a parte fazendo proxy seja MUITO MAIS FLEXIVEL E COMPLETO. Um linux com squid é simples, completo e perfeito.
    Neste caso e elimino a maquina a parte que faz o LB, passo a fazer o LB na maquina da torre e uso a opção parent-proxy do mkt para redirecionar para a maquina com squid?
    Ou mantenho a maquina para LB a parte e apenas desativo o webproxy do mkt da torre e uso o parent-proxy para a outra maquina com o squid?

Só isso.. rsrss...

Aproveito pra perguntar... qual dos LB vc utiliza?

Abraços amigo..

5. Ola froyer....

1) v2.9.27 ==> tem check-gateway!

2) LB por serviço ==> significa fazer distribuição por porta tcp

3) conexão: 2 exemplos para sua compreensao
    conexao 1: enviar 01 email texto usando Outlook Express
    conexao 2: assistir um filme do youtube de 100minutos.

4) Mantem tudo... e adiciona um parent-proxy num linux anexado.

5) LB: eu uso distribuindo conexoes novas em links de internet distintos... em round-robin... Nth.

Abraços,

Tópicos Similares

1. Load Balance com uma placa de rede apenas
    Por juninhobiuuu no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 11-08-2009, 21:04
  2. Load Balance com 1 ADSL e 1 sinal de rádio
    Por seiskneko123 no fórum Redes
    Respostas: 13
    Último Post: 04-05-2009, 12:48
  3. Load Balance! 3 ADSL ajuda
    Por pitboyrn no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 29-10-2008, 10:31
  4. load balance com modem adsl em bridge
    Por anjunior no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 25-08-2007, 21:51
  5. load balance com 2 links de velocidades diferentes funciona?!
    Por Cleiton no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 11
    Último Post: 19-04-2006, 09:30

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L