+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão LVM - dificuldades na implementação de

    Ola. Tentei implementar lvm hj no meu pc pessoal, porém sem sucesso. Atualmente eu tinha a seguinte estrutura:

    partição /dev/sda1 montando windows (15G)
    partição /dev/sda2 montando / (14G)
    partição /dev/sda3 montando /home (50G)
    partição /dev/sda4 montando swap (1G)

    o que eu fiz foi deletar a partição /dev/sda1 e /dev/sda2 criar e instalar novamente o linux na partição /dev/sda1 usando 10G e a partição swap como /dev/sda2 com 1GB. Ficou um espaço livre de 19G entre a partição /dev/sda2 e /dev/sda3.

    Até aqui tudo bem, esta funcionando tudo corretamente. Mas agora, o que eu quero, é juntar os 19G que está sobrando antes do /dev/sda3 (/home) para que fique algo como:

    partição /dev/sda1 montando / (10G)
    partição /dev/sda2 montando swap (1G)
    partição /dev/sda3 montando /home (69G)


    Segui alguns tutoriais da net sobre lvm, e consegui criar uma partição LVM no espaço vazio. Porém, não estou conseguindo juntar a partição do lvm com a do /home, para que o meu /home fique com um tamanho maior. O que eu consegui fazer foi utilizar a partição LVM como /home, mas apenas com os 19G e não com o espaço total como eu gostaria. Estou utilizando ext3 em todas partições.

    O que eu faço para conseguir juntar o espaço da partição LVM (19G) com o espaço da partição /home (50G) sem perder nenhum arquivo do meu /home original ?

    []'s, Renato

  2. #2

    Padrão

    Meu caro vc tem que formatar todas particoes antes em LVM e depois que voce montar o esquema do LVM voce forma ext2, ext3 e tipo sistema de arquivo que voce desejar.

    Da uma olhadinha neste argtigo

    Linux: Entendendo e configurando o LVM manualmente [Artigo]
    Espero ter ajudado !!! falow .