Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. Olás......

encontro **MUITOS** tópicos aqui nesse forum onde usuarios usam o modo WDS (wireless distribution system). Acredito que isso se deve ao fato do MK nao possuir um AP-CLIENT mode puro... (desconheço o motivo do porque).

Em poucas buscas/pesquisas sobre WDS... leio que WDS consome banda. OU seja... os pacotes recebem algum tipo de encapsulamento... exemplo: Um pacote de 1500 bytes vira 02 pacotes de 750 bytes com uma casca definindo pacote WDS. ATENCAO: Isso é apenas uma forma didatica para expressar... nao significa que seja implementado e funcione dessa forma.

Isso significa que além de alem de reduzir o volume EFETIVO de dados trafegados... (dados realmente uteis, sem **gorduras**)... exige do RouterOS (seja esse em RB ou PC) processamento. OU seja... a performance como um todo... no final das contas... sofre 02 penalidades devido: reducao da banda efetiva de dados... e CPU power para encapsular e desencapsular os pacotes WDS.

A solucao NAT... (nem sei se o correto seria essa terminologia.. acho até que NAO)... simplesmente sao vários HOTSPOTs independentes... distribuidos por ai... e APENAS os LINKs DE INTERNET (desses hotspots independentes/distribuidos) são centralizado um MK e junto com esse MK... um radius para controlar/unificar TODOS os usuarios/clientes cadastrados. E é nesse MK onde estão os seus links reais contratados (ADSL/CABLEMODEM/EMBRATEL/...).

Resumindo... a visao de arquitetura de rede MUDA.
    • ANTES: era um HOTSPOT e a "rede interna" ia se estendendo geograficamente via repetidoras/bridges/ptp/etc...
    • AGORA: AO inves de eu ter um GRANDE HOTSPOT... tenho varios e unicos HOTSPOT.
    E... permitam-me perguntar:
    Quais sao as consequencias de eu tiver 02 AP... geograficamente vizinhos...(areas de cobertura tem intersecção)... e:
    • as APs têm o mesmo SSID;
    • as APs funcionam na mesma channel;
    Por que dessa pergunta?
    • Resp: Se ambas AP têm o mesmo SSID (mas MACs diferentes)... o seu cliente/usuario irá enxergar apenas UMA ANTENA. E,... estando na mesma CHANNEL... se o cliente mudar/mover/deslocar geograficamente... esse permanecerá conectado passando de um SSID para outro SSID ... e que por ***coincidencia*** tem o mesmo ID (nome/ssid).
    QUAL É A OPINIÃO DOS SENHORES SOBRE ESSE PROCEDIMENTO?

Abraços,
    Última edição por mson77; 01-03-2008 às 09:58.

Tópicos Similares

1. Rede em bridge nao acesa os radio ou nao pinga
    Por Santosjt no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 09-12-2014, 22:20
  2. Rede em bridge ou Rede Roteada
    Por ediekes no fórum Redes
    Respostas: 25
    Último Post: 20-09-2012, 10:55
  3. Respostas: 1
    Último Post: 23-04-2011, 21:55
  4. Hotspot em bridge ou separado?