Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Olá Sérgio!

Uso a versão 2.9.50, essa porta que você mencionou é TCP ou UDP?

Me explica o que você quiz dizer exatamente com a classe pai, as vezes conheçemos mas não nos termos técnicos empregados...

Obrigado.
    Não sei... só vi isto aqui agora. Terá que consultar a documentação ou forums do Skype.

Quanto a classes, o MT usa o HTB para construção das filas (queues) então, se precisa configurar uma queue simple ou queue tree para priorizar tráfego de serviços ou IP precisa de uma classe pai com a banda total e as classes filhas que compartilharão esta banda total e poderão tomar emprestado da banda total. O parâmetro priority serve para definir quem pode tomar emprestado primeiro (apenas isso).

2. Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Não sei... só vi isto aqui agora. Terá que consultar a documentação ou forums do Skype.

Quanto a classes, o MT usa o HTB para construção das filas (queues) então, se precisa configurar uma queue simple ou queue tree para priorizar tráfego de serviços ou IP precisa de uma classe pai com a banda total e as classes filhas que compartilharão esta banda total e poderão tomar emprestado da banda total. O parâmetro priority serve para definir quem pode tomar emprestado primeiro (apenas isso).

Olá Sérgio!

Muito obrigado por mais uma vez me dar uma mão,como te falei o termo não poderia ser igual, mas uso htb e exploro bastante em minha rede, tenho filas e prioridades nas queue tree... por favor, aproveitando que você está on-line analize aqui junto comigo essas regras que encontrei no forum:

Market Pocket - Voip
    chain=prerouting protocol=udp src-port=10000-20000
    action=mark-connection new-connection-mark=Voip passthrough=yes

4 chain=prerouting protocol=udp src-port=5060 action=mark-connection
    new-connection-mark=Voip passthrough=yes

5 chain=prerouting tos=184 action=mark-connection new-connection-mark=Voip
    passthrough=yes

6 chain=prerouting connection-mark=Voip action=mark-packet
    new-packet-mark=Voip passthrough=yes

7 chain=prerouting connection-mark=Voip action=change-tos new-tos=184

8 ;;; Clientes Voip
    chain=prerouting dst-address=10.1.1.1 action=mark-connection
    new-connection-mark=Voip passthrough=yes

Acho que a ordem não está correta, e essas regras fariam realmente alguma diferença no VOIP de um determinado cliente, mesmo que fosse pouca coisa?

Outro detalhe, após inserir essas regras é aconselhável que eu faça uma queue tree para as mesmas?

3. Teoricamente estas regras ai funcionam sim, desde que o Tos seja realmente o 184 (padrão VoIP), o qual não sei se o Skype usa e se usar tem um monte de P2P que usa tb (hehehehehe), desta forma consegue marcar os pacotes e fazer suas regras QoS (queue tree).

Já essa faixa de portas de 10000 a 20000 é grande demais sem contar que um monte de P2P, virus, cavalo de troia, exploram as mesmas.

4. Mais alguma opinião pessoal, essas regras acima não funcionaram, nem chegaram a marcar no mangle e o cliente afirma que o delay continua...

5. Amigo Roberto, tá fazendo controle do trafego p2p...... desabilita e mande teu cliente testar.... aqui funcionou para msn e skype ... o problema é deixar o trafego liberado.... ainda não achei solução.

Tópicos Similares

1. Skype - Como se lê ?
    Por Bruno_Psychlo no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 04-10-2004, 21:26
  2. Skype
    Por black_burn no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 12
    Último Post: 07-09-2004, 23:39
  3. Skype no Debian
    Por Pedro0278 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6