+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs down 3 clientes nat mais 1 brigde

    to com o seguinte problema:
    tenho na torre um um radio em modo AP+WDS. tenho 3 clientes que acessando ele como cliente/nat. O quarto ap q conecta nele acessa como WDS (modo bridge) fazendo o link com o mikrotik. O problema é que quando coloca esse quarto radio como cliente/bridge os outros 3 radios nao consequem acessar a internet, a rede interna funciona normal so nao o acesso a internet.

  2. #2

    Padrão

    É o seguinte, quando o primeiro equipamento está em AP/WDS você tem as seguintes opções para setar no segundo rádio

    Opção 1: setar o segundo rádio como cliente
    Opção 2: setar o segundo rádio como WDS

    A melhor maneira de se trabalhar com clientes de provedor é setando o segundo rádio como "cliente" onde o rádio passa a trabalhar de uma maneira independente da máquina do cliente. A utilização da função WDS é mais utilizada para fazer repetição de sinal, onde o segundo rádio trabalha de forma transparente, ou seja, toda informação do equipamento, inclusive a ssid é como se fosse o primeiro rádio.

    O que eu acho que está acontecendo é que como os dois rádios estão em wds, quando você altera o segundo para modo bridge o primeiro também é alterado, fazendo apenas um ponto-a-ponto, daí o motivo da queda dos outros clientes. no caso o correto é você trabalhar de uma maneira estrutudada: AP/WDS na distribuição do link e modo cliente nos rádios dos clientes... e se houver necessidade de repetição/ampliação do sinal wireless aí sim você configura um rádio para fazer o trabalho WDS, tendo por obrigação desse equipamento estar recebendo sinal do rádio doador para que haja perfeita comunicação.

    Qualquer dúvida estou a disposição.

    Abraços.