+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Permissão de alteração no samba

    Pessoal estou usando o samba para compartilhar meus documentos, porém quando eu crio uma pasta o arquivo o usuário consegue acessar porém não consegue modificar, a permissão na pasta está full não sei o que pode ser.

    Obrigado

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    coloca isto na seu samba
    create mask = 0777
    directory mask = 0777

  3. #3

    Padrão

    Cara deu certo, mas agora estou com outro problema que acho que foi devido essa alteração.

    Eu compartilhei uma pasta no samba, dentro dessa pasta tenho outras duas subpastas chamada coordenacao e producao.

    Na pasta cordenacao fiz o seguinte:

    mkdir pasta
    chmod 700 pasta
    chown "dominio\usuario" pasta

    Teoricamente somente o dono da pasta poderia acessa-la, porém não funciona ele não consegue acesso. O que será que pode ser?

  4. #4

    Padrão

    PermissõesAs permissões dos arquivos são definidas através dos comandos chmod, chown e chgrp.
    Estrutura do comando:
    chmod
    Ao listar as informações de um arquivo ou diretório, o formato é o seguinte: drwxrwxrwx.
    Respectivamente: diretório (d), permissão do dono (read/write/execute), do grupo (read/write/execute) e de outros (read/write/execute).
    Por exemplo, para transformar um arquivo em executável:

    • chmod +x nome_do_arquivo (executável para todos)
    • chmod g+x nome_do_arquivo (executável para o grupo)

    Para alterar o usuário e o grupo de um arquivo ou diretório:

    • chown root.root /sbin/firewall.sh (-R: recursivamente)

    Outros exemplos:

    • chmod 755 (executável): -rwxr-xr-x
    • chmod 4700 (suid) set user id para programas que precisam rodar com permissão de root: -rws------

    Para calcular o valor numérico das permissões, basta considerar o valor do executavel como 1, de escrita como 2 e de leitura como 4, que seria o equivalente decimal aos bits:
    rwx = 111 (todos bits ligados) = 2**2 + 2**1 + 2**0 = 7
    Dessa forma, uma permissao de leitura e escrita (4+2) para o owner, e de leitura apenas para os outros teria o valor 644. Para calcular a umask, que seria a máscara de permissão aplicada na criação de um novo arquivo, basta então subtrair 666 (ou 777 para diretórios) resultando em umask 022.