+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão programando com ssh

    Boa tarde a todos.

    Gostaria de saber pelo menos como começar a fazer um programa que faça a mesma coisa como o ssh na linguagem c.
    por exemplo quero executar um processo numa maquina remota qualquer que o usuario digitar ai o programa vai la e manda executar igual o ssh faz.

    Se alguem pude rme ajudar ficarei grato.

  2. #2

    Padrão

    Cara, com ssh é meio complicado pq você vai der que trabalhar com criptografia. Se houver a possibilidade de utilizar um server telnet pra isso fica muito mais simples. Você vai precisar aprender a programar utilizando sockets. Não é muito difícil não, dá uma olhada aqui ó: OLinux - Seu site de Linux na Internet

    Olha os arquivos de nome "Tutorial de sockets" enumerados de 1 a 7. Com isso você já consegue fazer funcionar o que você quer.

    Agora, se você quer uma sugestão de quem já trabalhou muito com isso, eu sugiro que pense em desenvolver uma aplicação cliente e uma aplicação servidor. Dessa forma você tem mais liberdade de trabalhar e vai perder menos tempo desenvolvendo um cliente que entenda o servidor telnet ou ssh (caso você seja louco o suficiente)

    Até mais...

  3. #3

    Padrão

    Então eu pensei em fazer isto com socket mais o problema é que tenho que fazer uma aplicação que execute um programa que esta no servidor samba em qualquer maquina da minha rede

    exemplo ssh vo la e coloco o servidor que quero e eecuto o processo remotamente, quero automatizar isto não sei se da pra entender pensei em C script e etc, o problema que mais pra frente vou ter que implementar para que windows fale com linux e vice versa e windows com windows linux com linux, estou partindo do mais facil, só que o problema que se fizer com socket estarei reinventando a roda axo não sei se da pra entender

  4. #4

    Padrão

    Acho que não é re-inventando a roda não. Acho que é a melhor solução. Até mesmo porque se você mesmo desenvolver a aplicação cliente e a servidor você já terá algo que funcione tanto em linux como em windows. É só uma questão de conversão de comandos.
    Por exemplo se vc quer listar o conteudo de um diretório de um linux pra linux
    você chamaria seu programa com o argumento ls <diretório> e enviaria pro outro linux, chegando la o outro linux recebe essa requisição e executa. No final ele devolve a resposta pro linux que a realizou.
    De linux pra windows seria muito semelhante so que na hora que o seu programa no windows recebesse ele converteria o ls pra dir e executaria o restante do processo da mesma forma.
    É um pouco mais trabalhoso mas é garantido que irá funcionar em ambas as plataformas...

    Tem uma coisa chamada rpc (remote procedure call) que é a chamada de procedimentos remotamente. Mas não sei direito como isso funciona e se tem interoperabilidade entre linux windows...

    Mas vale a pena dar uma pesquisada...

  5. #5

    Padrão

    Bom descobri o que quero realmente por enquanto não vou desenvolver o aplicativo e sim tenho que descobrir como acesso remoto de linux para windows e windows para windows, como funciona isso tenho um servidor samba, nis e nfs que possui todas as senhas de conexao, quando me conecto de linux para linux funciona normalmente de windows para linux tambem agora quando iremos fazer a conexao remota de linux para windows e windows para windows ele busca a senha localmente e não no servidor, gostaria de saber como fazer isso configurar o ssh do windows para que busque o login no servidor samba se pudesse me ajudar seria de grande valor

    gratos.