+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida sobre autenticação com mail()

    Boa noite pessoal, tudo beleza?

    Seguinte. Eu tava estudando sobre e-mails e, mais especificamente, sobre o protocolo SMTP, e me surgiram algumas dúvidas sobre envio de e-mail no PHP.

    Como muitos devem saber, o PHP tem a função mail() que envia e-mails, desde que o servidor em que está possui um servidor de e-mail.

    Até ai beleza.

    De acordo com a parte da documentação do PHP, a parte que fala dessa função descreve bem os parâmetros que podem ser atribuídos à função.
    É aí que surgem as dúvidas.

    Como que a função é capaz de fazer a autenticação no servidor de E-mail para que o e-mail possa ser enviado?

    É realmente necessária essa autenticação ou somente o fato do servidor de E-mail estar ativo já é capaz de enviar o e-mail?

    Desde já agradeço pela ajuda do povo...

    abracos

  2. #2

    Padrão

    mail ("from","subject","body","header");

    no header vc passa os cabeçalhos.. e neste tem a autenticação...
    vc passa usuario e senha em base64 .. nao me recordo bem.. mas é assim


    uma dica.. existe uma classe chamada phpmailer ... muito simples de usar.. e ela tem todas as funcoes de email...

  3. #3

    Padrão

    Nao estou falando em relaçao aos cabeçalhos passados.

    Digo em relaçao a se autenticar no servidor.

    Eu nao tinha entendido direito como que a funcao era capaz de realizar a autenticacao no servidor de email a qual eh apontada (no caso, local).

    Eu vou dar uma analizada nessa PHPMailer mas ainda quero deixar claro que nao consegui compreender como funciona o processo de autenticacao.

    Se eu tiver alguma interpretacao relevante apos o PHPMailer, eu posto aqui. Mas se alguem ja tiver algum esclarecimento diferente sobre esta minha duvida, eu agradeco.

    Ah...e obrigado Alexandre.

    abracos

  4. #4

    Padrão

    Até-onde-meus-conhecimentos-me-permitem-dizer, o simples uso de um servidor SMTP (Sendmail, Postfix, qmail, etc.) já permite o envio do e-mail quando nós estamos na mesma máquina do servidor, obtendo acesso direto ao binário do sendmail/postfix/qmail, etc. (quando utilizamos outro MTA que não seja o Sendmail, geralmente os outros possuem "wrappers" que são binários ou scripts que fingem ser o Sendmail). Por isso que é recomendável você utilizar os cabeçalhos a mais que a função te permite. Agora, em relação ao que o Alexandre falou, eu assino embaixo: utilize a classe PHPmailer.

  5. #5

    Padrão

    inclusive a classe phpmailer voce pode escolher se vai usar a funcao mail,sockets ou binario do sendmail !!