+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Amigo tenho vários clientes aki no Rio de Janeiro que eu presto consultoria e estao trabalhando com cabo UTP nos postes meia duzia deles jah sofrenram fiscalização da Anatel e não teve problema algum !

Abraços !
    Isso mesmo, é normal usar esse cabo a anatel na multa, ta na norma...
    aqui tbm nao tive problemas com ela... e trabalho ja a 5 anos...

E falando se esse cabo aquenta segundo o comentarido amigo acima:
    ""mais podemos utilizar cabos UTP para fazer a comunicação (cliente, provedor), haja vista que estes cabos são de uso interno, """
    Sim pode ser usado, desde que seja Etiquetado, no cabo ou por placas, nos utilizamos no Cabo... nome e fone da empresa nossa.... e usamos cabo proprio pra uso externo, ele é mais forte a capa, e tem uma malha de nilon por dentro... usamos aki uns com 4 anos ja e nunca deram problemas, a nao ser os caminhoes q passam rss.

2. Muito legal essa estrutura cabeada por UTP, porm o ideal é utilizar o cabo próprio para uzo externo geralmente um com capa preta mais grossa.

Eu utilizaria uma redundancia com um PTP via radio no ultimo ponto da rede com um bom radio(mikrotik ou alvarion)e um bom protocolo de roteamento, OSPF por exemplo, dai se algum caminhao derrubar um lance da rede ninguem para.

3. então pessoal, sobre o serviço a cabo... que poderia responder:

1. Quem estimaria a durabilidade de um cabo UTP em uso externo (ex: marca --> nexans) ?

2. Energia para os switchs: via POE partindo apenas da sede do provedor / ligada nos clientes mais próximos q ou diretamente do poste ?

3. Quanto em média as companhias cobram por poste usado (não é a energia) ?

4. Vcs conhecem algum fornecedor de acessórios (roldanas, abracadeiras, etc) para passar os cabos pelos postes ?

Obrigado!

4. 1. Quem estimaria a durabilidade de um cabo UTP em uso externo (ex: marca --> nexans) ?
    Essa não sei te responder, pois estou começando a cabear estês mês. Comprei o cabo blindado da IFE, preto, ele possui além da camada de blindagem interna, mais um arame guia dentro dele, axo q é pra não criar barriga. Estimo q dure pelo menos uns 5 anos, pois tenho cabos internos passando entre clientes, usando externamente, há uns 3 anos e não precisei trocar...

2. Energia para os switchs: via POE partindo apenas da sede do provedor / ligada nos clientes mais próximos q ou diretamente do poste ?
    Estou adquirindo uma solução onde fica uma fonte de alimentação num ponto central, e a mesma pode atingir até 1200 metros de cada lado, alimentando 15 switchs, via cabo de rede. No poste vai junto a switch uma placa, com protetor de surto pra cada porta do switch e ainda um mini-nobreak, com autonomia de 40 minutos a 2 horas, dependendo da ocupação do switch. Custa R$ 142,00 cada uma dessas placas e 700,00 a fonte principal.

3. Quanto em média as companhias cobram por poste usado (não é a energia) ?
    Aqui na minha região é cobrado R$ 6,56 por poste.

4. Vcs conhecem algum fornecedor de acessórios (roldanas, abracadeiras, etc) para passar os cabos pelos postes ?

www.dicomp.com.br

5. Complementando o que o amigo xandemartini escreveu acima, a Furukawa está lançando um cabo próprio para o uso externo, esse cabo já foi certificado e estará a venda em breve. Como a Furukawa não brinca em serviço, acho que o cabo durará mais de 5 anos em uso externo.

Abçs.

Tópicos Similares

1. Ativando e Desativando Serviços
    Por Morfeu no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 12-11-2002, 11:15
  2. Criando serviços
    Por MiddleEarth no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 30-10-2002, 20:57
  3. desativar servico
    Por calthc no fórum Servidores de Rede