Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico

1. Amigo,

Na minha opinião isso varia muito de equipamento para equipamento. A frequencia de operação influencia no throughput apenas quando há ou não interferencia na mesma.

Voce citou em trabalhar com 10MHz de largura de banda (canal). Há equipamentos que trabalham com 5MHz, 10MHz, 20MHz e alguns 40MHz. O que isso basicamente quer dizer? - Quanto menor a largura de banda (p.e. 5MHz) você se livra mais de interferencias, porém menor será seu throughput. E claro, vice-versa também, quanto maior a largura de banda, maior o throughput, porém mais interferencia!

Tem alguns detalhes a mais ai por trás de uma boa estudada em RF, isso aqui é básico do básico do básico!!!

espero ter esclarecido algo,

att,
    Pedro Bortolossi
    WDC Networks

2. Eu penso que para voce iniciar deveria usar o 2.4, pois e mais facil de alinhar o material e mais barato, voce mencionou muitas arvores, isso quer dizer miita area sombreada que sera nescessario mais material e o elevamento de custo......enfim minha sugestão é pra começar use 2.4 de boa qualidade.

3. Citação Postado originalmente por tioruan Ver Post
    desiste mas um nao
    Calma um entra e 3 desistem....

4. 2.4 GHz é a frequência de máxima absorção de energia pela água, justamente por isso é usada também em fornos de micro-ondas. Coincidência ou não, eu sempre achei a propagação em 2.4 GHz mais sensível a chuvas... por mais que num modelo simplificado, quanto mais alta a frequência, maior a influência da chuva.

2.4 GHz também tem outro grave problema que é o baixo número de canais independentes; só os canais 1, 6 e 11 não tem sobreposição entre si, os outros sobrepõe parcialmente algum desses. 3 canais só se houvesse um único transmissor central na cidade com 3 setores de 120 graus, e a capacidade deles desse para todo mundo... na prática, há competição pelo uso do espectro e seu sucesso vai estrangular o desempenho de tão poucos canais.

Assim, minha sugestão é usar equipamentos de antena integrada de 5.x GHz que você possa usar tanto em 5.4 quanto 5.8 GHz (homologado para as duas faixas). Assim, você pode começar com 5.8 GHz com antenas de alto ganho e potência no máximo, e ir criando células menores com os equipamentos de 5.4 GHz quando você precisar de mais espectro ou estiver batendo cabeça com mais gente transmitindo. A Nanostation/Nanostation Loco são os rádios mais "na moda" com essa característica.

Agora você já chegou perto do cliente e precisa checar na mesa do computador do cliente ?
    Aqui valem n opções como distribuir em 2.4 GHz (se seus clientes tiverem notebooks é legal), passar cabo de rede, usar cabo telefônico com HPNA, usar cabo coaxial com HPNAv3, colocar IP DSLAMs em condomínios e distribuir com ADSL... vai depender do perfil do mercado e de uma análise de investimento-retorno.

Boa sorte!

Tópicos Similares

1. Respostas: 15
    Último Post: 29-01-2013, 14:00
  2. Duvida do 5.8ghz ou continuar em 2.4ghz
    Por maykcosta no fórum Redes
    Respostas: 36
    Último Post: 08-08-2012, 22:33
  3. Mikrotik 2.4GHz ou 5.8GHz?
    Por LuBezrra no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 23-11-2010, 13:45