+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 2 link de 2MB em um cisco 1721 fazendo a soma para 4MB

    É o seguinte, hoje tenho um cisco 1721 com uma serial de alta 2mb configurado e funcionando da telecom Telefônica em ppp.

    Contratei mais 2mb e vou colocar no cisco, vou comprar mais 1 serial de alta 2mb.

    Como ficaria a configuração das duas seriais para fazer a junção dos links de forma que fique a soma de 4mb.

    A duvida é se vão ter duas faixas de ip, ou será um único ip? Fiquei com receio de ficar cada hora saindo por um link ip e dar problemas no MSN e sites de bancos.

    Agradeço qualquer ajuda.

  2. #2

    Padrão

    Olá mano,

    Eu tenho alguns links configurado dessa forma, inclusive um desses uso o CISCO 1721. A configuração é simples, você vai configurar a sua outra serial com o novo ip que a tele vai te passar, destinada ao novo link. Depois de configurado o novo ip na serial(2) você vai setar a rota default também para essa outra rota, ex:

    ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 200.xxx.xxx.xxx (gw da nova rota).

    Feito isto, você vai precisar apenas informar em cada interface a configuração do balanceamento por pacote com a seguinte configuração:
    Na primeira serial:

    conf t
    int serial0
    ip load-sharing per-packet

    Depois na outra:

    conf t
    int serial1
    ip load-sharing per-packet

    Antes de partir para esse procedimento, ligue na sua operadora e peça que eles façam o balanceamento na ponta deles também, caso contrario você vai ter alguns problemas de perda de rota para seus pacotes.

    Pronto, esta feito seu balanceamento.

    Obs: Este tipo de configuração só funciona se ambos os links forem da mesma operadora e lhe aconselho a no ato da contratação do novo link já informar que o novo deverá ser colocado no mesmo roteador (lá na operadora) por que seu propósito é que este seja balanceado com um outro circuito já existente. Caso isso não seja feito pode ser que depois seja preciso você abrir um authmail para mudança de estrutura na rota que te atende e dependendo de como estar a rede de sua operadora isso pode demorar meses, porque em alguns casos requer investimentos e as teles normalmente evitam atender investimentos que atendam pouca procura. Outro detalhe importante para fazer esse tipo de configuração é quanto a versão de seu IOS, não são todas IOS que tem esse comando e o fato do 1721 ter sempre pouca memória (caso não tenha feito upgrade), é complicado acertar de cara em uma versão de IOS que te atenda, mas que seu router consiga rodar. Bom é isso ai, qualquer coisa posta ai pra nos.

    Valeu
    Última edição por standart; 05-02-2008 às 18:38.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por standart Ver Post
    Olá mano,

    Eu tenho alguns links configurado dessa forma, inclusive um desses uso o CISCO 1721. A configuração é simples, você vai configurar a sua outra serial com o novo ip que a tele vai te passar, destinada ao novo link. Depois de configurado o novo ip na serial(2) você vai setar a rota default também para essa outra rota, ex:

    ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 200.xxx.xxx.xxx (gw da nova rota).

    Feito isto, você vai precisar apenas informar em cada interface a configuração do balanceamento por pacote com a seguinte configuração:
    Na primeira serial:

    conf t
    int serial0
    ip load-sharing per-packet

    Depois na outra:

    conf t
    int serial1
    ip load-sharing per-packet

    Antes de partir para esse procedimento, ligue na sua operadora e peça que eles façam o balanceamento na ponta deles também, caso contrario você vai ter alguns problemas de perda de rota para seus pacotes.

    Pronto, esta feito seu balanceamento.

    Obs: Este tipo de configuração só funciona se ambos os links forem da mesma operadora e lhe aconselho a no ato da contratação do novo link já informar que o novo deverá ser colocado no mesmo roteador (lá na operadora) por que seu propósito é que este seja balanceado com um outro circuito já existente. Caso isso não seja feito pode ser que depois seja preciso você abrir um authmail para mudança de estrutura na rota que te atende e dependendo de como estar a rede de sua operadora isso pode demorar meses, porque em alguns casos requer investimentos e as teles normalmente evitam atender investimentos que atendam pouca procura. Outro detalhe importante para fazer esse tipo de configuração é quanto a versão de seu IOS, não são todas IOS que tem esse comando e o fato do 1721 ter sempre pouca memória (caso não tenha feito upgrade), é complicado acertar de cara em uma versão de IOS que te atenda, mas que seu router consiga rodar. Bom é isso ai, qualquer coisa posta ai pra nos.

    Valeu
    Vou fazer o que vc indicou junto a telefonica e depois que chegar o link ( ta levando em media 50 dias ) vou aplicar os procedimentos.

    Valeu.

  4. #4

    Padrão

    Bom, so frisando que voce precisa habilitar o CEF antes de usar o balaneceamento, isto se consegue utilizando ip cef no modo de configuração global.

    Mas é isso mesmo que foi dito, é mole mole fazer a parte do cliente, a outra "magica" se encontra do lado da operadora... mas nao se preocupe com isso.

  5. #5

    Padrão

    Ola comprei um 3460 com 10 seriais de alta e queria saber mais informações sobre o trucking.
    to meio desligado nesse lance do ip cef pode detalhar mais?

  6. #6

    Padrão

    Se fosse usa balanceamento de carga, atualmente a cisco obriga voce a deixar o CEF ligado... CEF é Cisco Express Forwarding. Como eu sou um cara bacana (rsrsrs) vou lhe poupar o trabalho de googlar, bem aqui tem a pagina da cisco que explica tudooooooo sobre o CEF: Cisco Express Forwarding (CEF) - Cisco Systems

    Nada mais nada menos que é uma maneira (interna) de como encaminhar os pacotes "mais rapidamente"

  7. #7

  8. #8

    Padrão Balanceamento com Cisco 1721

    Citação Postado originalmente por standart Ver Post
    Olá mano,

    Eu tenho alguns links configurado dessa forma, inclusive um desses uso o CISCO 1721. A configuração é simples, você vai configurar a sua outra serial com o novo ip que a tele vai te passar, destinada ao novo link. Depois de configurado o novo ip na serial(2) você vai setar a rota default também para essa outra rota, ex:

    ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 200.xxx.xxx.xxx (gw da nova rota).

    Feito isto, você vai precisar apenas informar em cada interface a configuração do balanceamento por pacote com a seguinte configuração:
    Na primeira serial:

    conf t
    int serial0
    ip load-sharing per-packet

    Depois na outra:

    conf t
    int serial1
    ip load-sharing per-packet

    Antes de partir para esse procedimento, ligue na sua operadora e peça que eles façam o balanceamento na ponta deles também, caso contrario você vai ter alguns problemas de perda de rota para seus pacotes.

    Pronto, esta feito seu balanceamento.

    Obs: Este tipo de configuração só funciona se ambos os links forem da mesma operadora e lhe aconselho a no ato da contratação do novo link já informar que o novo deverá ser colocado no mesmo roteador (lá na operadora) por que seu propósito é que este seja balanceado com um outro circuito já existente. Caso isso não seja feito pode ser que depois seja preciso você abrir um authmail para mudança de estrutura na rota que te atende e dependendo de como estar a rede de sua operadora isso pode demorar meses, porque em alguns casos requer investimentos e as teles normalmente evitam atender investimentos que atendam pouca procura. Outro detalhe importante para fazer esse tipo de configuração é quanto a versão de seu IOS, não são todas IOS que tem esse comando e o fato do 1721 ter sempre pouca memória (caso não tenha feito upgrade), é complicado acertar de cara em uma versão de IOS que te atenda, mas que seu router consiga rodar. Bom é isso ai, qualquer coisa posta ai pra nos.

    Valeu
    Tenho um Cisco 1721 com apenas um link. Pretendo adicionar mais um. Como você disse, este modelo tem pouca memória... mas para trabalhar com dois link's de 1 MB cada vai rodar sem problemas? O desempenho fica bom, ou seria melhor colocar outro roteador?

    E quanto ao balanceamento, pesquisando o fórum, li sobre o balanceamento realizado no próprio Mikrotik, mas pode causar problemas com sites de banco, MSN, etc... pergunto:

    Usando o balanceamento através do próprio roteador, isso não vai acontecer?

    E se um link cair, o roteador "detecta" isso e deixa de usá-lo automaticamente?

  9. #9
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    ta tudo bem ate ai mais ele naum ira somar o link
    se vc for fazer um download vc fara no maximo a 256

  10. #10

    Padrão

    Olha amigo, no meu caso isso tudo que você falou ficou funcionando para mim, se você fizer o trabalho via operadora e com o seu roteador, fica de boa, seus clientes não tem problemas de abertura de paginas e nada. Quanto a possibilidade de um link cair e mesmo assim seus clientes continuarem a navegar, isso acontece de forma transparente para eles e você, porque na verdade para seu roteador a suas rotas de saidas são uniformes, ou seja, não tem uma prioritária.

    Se for o caso de seu roteador não ter memória suficiente, voce pode fazer um upgrade, entre em contato com Willian através do site ETKM -- Telecomunicações, Network, Wireless, Voip, sempre que preciso de algo pra roteador eles me socorrem.

    Valeu
    Citação Postado originalmente por ricardowz Ver Post
    Tenho um Cisco 1721 com apenas um link. Pretendo adicionar mais um. Como você disse, este modelo tem pouca memória... mas para trabalhar com dois link's de 1 MB cada vai rodar sem problemas? O desempenho fica bom, ou seria melhor colocar outro roteador?

    E quanto ao balanceamento, pesquisando o fórum, li sobre o balanceamento realizado no próprio Mikrotik, mas pode causar problemas com sites de banco, MSN, etc... pergunto:

    Usando o balanceamento através do próprio roteador, isso não vai acontecer?

    E se um link cair, o roteador "detecta" isso e deixa de usá-lo automaticamente?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ricardowz Ver Post
    Tenho um Cisco 1721 com apenas um link. Pretendo adicionar mais um. Como você disse, este modelo tem pouca memória... mas para trabalhar com dois link's de 1 MB cada vai rodar sem problemas? O desempenho fica bom, ou seria melhor colocar outro roteador?

    E quanto ao balanceamento, pesquisando o fórum, li sobre o balanceamento realizado no próprio Mikrotik, mas pode causar problemas com sites de banco, MSN, etc... pergunto:

    Usando o balanceamento através do próprio roteador, isso não vai acontecer?

    E se um link cair, o roteador "detecta" isso e deixa de usá-lo automaticamente?
    Balanceamento no router, Sim, isso nao ocorre, desde que os links sejam da mesma operadora, existem uma possibilidade se fazer com diferentes operadoras mas nao vou entrar no merito agora.

    E sim, quando um link cai o router detecta e 'reorganiza' suas rotas.

    Quanto em relação a memoria eu acho que perdi o teu 'show version' no post, mas acredito que o minimo padrão seja suficiente para gerenciar dois links de 1Mbps sem ACL ou com ACLs muito básicas.

  12. #12

    Padrão

    Muito obrigado aos usuários standart e mistymst por suas respostas.

    Em relação ao desempenho do roteador, pesquisei mais pelo fórum e descobri que, para dois link's de 1 MB funciona muito bem com o Cisco 1721. Eu deveria ter pesquisado mais antes mesmo de perguntar, mas recém havia comprado e estava muito curioso em relação ao equipamento.

    Quanto ao balanceamento, vou ver com a operadora (BrT) o que consigo. Também vou ver como devolver o Parks SR 3101, que pago aluguel.

  13. #13

    Padrão tutorial 2 links deferente.

    Colega gostaria que desse um lida nisso.

    https://under-linux.org/forums/rotea...iferentes.html

    Esse tuto é para 2 links deferente com 4 M