+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Script para adicionar sozinho o mac

    Pessoal,


    antes usar radius aki na minha rede, geralmente, quando eu instalava uma nova antena, esquecia de anotar o mac, ou então ia trocar a placa e retirava o mac do cliente, para poder logar no hotspot com a nova placa. Com o radius consegui implementar uma solução que colocar pra mim o mac sozinho analisando a tabela radacct do freeradius, no entanto hoje to atendendo uma localidade que está fora do meu servidor radius e queria saber se é possível criar um script para realizar essa tarefa?

  2. #2

    Padrão

    Ai gente,

    Aparece um filho de Deus aí, que entenda do assunto.

  3. #3

    Padrão

    Possível sempre é... basta só saber exatamente quais são as condições que você quer que esse script seja executado e qual o nível de "inteligência" para ele adicionar "sozinho" o MAC.

    Poste mais informações e vamos ver o que é possível fazer.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por galahad Ver Post
    Possível sempre é... basta só saber exatamente quais são as condições que você quer que esse script seja executado e qual o nível de "inteligência" para ele adicionar "sozinho" o MAC.

    Poste mais informações e vamos ver o que é possível fazer.
    detalhei bastante as condições acima, contei até a história do que aconteceu, mas vai denovo:

    queria um script que fosse usado na aba script do user profile no hotspot especialmente na opção onlogin, que verficasse quando o cliente logar se ele já tem mac cadastrado e casa não tenha, efetuar o cadastro.



    Parece fácil, não fosse porque não sei qual a variável poderia me informar que usuario estaria logando no momento.

  5. #5

    Padrão

    Jhonne,

    vou dar uma olhada no mikrotik, que eu não conheço, e te posto uma resposta logo logo.

  6. #6

    Padrão

    Jhonne, ainda não consegui instalar o Mikrotik para avaliar devidamente o problema que você está enfrentando, mas olhando a documentação me surgiu uma dúvida.

    Se você quer cadastrar o mac do cliente automaticamente, quer dizer que você não está de fato controlando o acesso dele pelo MAC Address, correto? Se esse é o caso, não seria mais simples você cadastrar teus clientes com o MAC 00:00:00:00:00:00 e desabilitar a autenticação por MAC?

    Ou eu entendi errado?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por galahad Ver Post
    Jhonne, ainda não consegui instalar o Mikrotik para avaliar devidamente o problema que você está enfrentando, mas olhando a documentação me surgiu uma dúvida.

    Se você quer cadastrar o mac do cliente automaticamente, quer dizer que você não está de fato controlando o acesso dele pelo MAC Address, correto? Se esse é o caso, não seria mais simples você cadastrar teus clientes com o MAC 00:00:00:00:00:00 e desabilitar a autenticação por MAC?

    Ou eu entendi errado?
    cara é o seguinte:


    Conheço bastante de mikrotik, me desculpe, mas acho que assim vc náo vai poder mim ajudar, a pergunta que fiz é para quem tem bastante experiência no assunto.

    De qualquer forma obrigado pelo esforço.

  8. #8

    Padrão

    Dá sim pra fazer isso que vc está querendo, porem de outra forma:

    1. Você cria um script no linux (onde está seu radius) em shell script, analisando o radius.log, aí vc filtra com "grep" e "awk" os campos mac, usuario, e concentrador, igual o exemplo abaixo:

    Linha Radius.log
    Mon Jul 14 22:15:44 2008 : Auth: Login OK: [ivonp/****] (from client concentradorx port 796 cli 00:11:11:11:11:11)


    Onde vc extrai usuario, concentrador e mac, e exporta pra mikrotik via ftp como comando:

    add mac-address=00:11:11:11:11:11 interface=wlan1 authentication=yes \
    forwarding=no ap-tx-limit=0 client-tx-limit=0 private-algo=none \
    private-key="" comment="ivonp" disabled=no

    Basta agendar o crontab do linux pra ficar gerando estes arquivos de 5 em 5 minutos, e no mkt tb.

    Se você conhece bem de shell script é moleza fazer.

    Eu tenho muita coisa em shell script integrando com MKT, vou dar uma verificada aki em alguns scripts e posto aki pra você um pronto pra fazer o que está precisando.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Kandango Ver Post
    Dá sim pra fazer isso que vc está querendo, porem de outra forma:

    1. Você cria um script no linux (onde está seu radius) em shell script, analisando o radius.log, aí vc filtra com "grep" e "awk" os campos mac, usuario, e concentrador, igual o exemplo abaixo:

    Linha Radius.log
    Mon Jul 14 22:15:44 2008 : Auth: Login OK: [ivonp/****] (from client concentradorx port 796 cli 00:11:11:11:11:11)


    Onde vc extrai usuario, concentrador e mac, e exporta pra mikrotik via ftp como comando:

    add mac-address=00:11:11:11:11:11 interface=wlan1 authentication=yes \
    forwarding=no ap-tx-limit=0 client-tx-limit=0 private-algo=none \
    private-key="" comment="ivonp" disabled=no

    Basta agendar o crontab do linux pra ficar gerando estes arquivos de 5 em 5 minutos, e no mkt tb.

    Se você conhece bem de shell script é moleza fazer.

    Eu tenho muita coisa em shell script integrando com MKT, vou dar uma verificada aki em alguns scripts e posto aki pra você um pronto pra fazer o que está precisando.

    amigo,

    no linuxa eu ja tenho a solução. Acho que vc não observou direito apergunta!