+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de Upload

    Galera é o seguinte, utilizo as "queue simple" para controle download/upload, libero 150k/64k, respectivamente. Tambem faço o controle de p2p atraves das queue simple, tambem liberando 150k/64k. No "download rate" tudo ok, fica dentro dos 150k, mas meu "upload rate" de alguns usuários chega a 180k, o que pode estar errado?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    Galera é o seguinte, utilizo as "queue simple" para controle download/upload, libero 150k/64k, respectivamente. Tambem faço o controle de p2p atraves das queue simple, tambem liberando 150k/64k. No "download rate" tudo ok, fica dentro dos 150k, mas meu "upload rate" de alguns usuários chega a 180k, o que pode estar errado?

    amigo,

    é preciso observar se chega a 180 ou se dá pico de 180, isso porque as politicas de controle de tráfego, são aplicadas de acordo com a média apurada em um certo tempo. Assim se a politica utlizada controla o tráfego fazendo a média de 5s, vc pode ter válores elevados durante este intervalo, no entanto vc não vai ter um fluxo continuo acima do especificado como limite.

    Se pretende realmente ter maior controle utlize politica RED no mikrotik, no entanto não é recomendado para redes wireless.

    na sfq, pose se diminuir o tempo de avaliação que como padrao é 5s

    cofigure de acordo com sua necessidade em queue types.

  3. #3

    Padrão

    Diga uma coisa:
    Usas configurções de burst?

    Você também pode determinar um valor global para o upload com mangle + queue tree. Há alguns tópicos ensinando isto.

  4. #4

    Padrão

    Amigo eu utilizo burst, mas o max limit esta em 100k, este 180k fica cravado! Como funciona e como implementar esse valor global?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    Amigo eu utilizo burst, mas o max limit esta em 100k, este 180k fica cravado! Como funciona e como implementar esse valor global?
    Este controle de upload feito com mangle e queue tree funciona da seguinte forma:
    será feita uma marcação de pacotes(upstream) e depois controlado no queue tree(global-out). Lembrando que todos compartilhariam a velocidade defida na queue tree.

  6. #6

    Padrão

    Quando se define limite de velocidade na "queue tree" este valor é compartilhada por todos? Eu pensava que era individual, por exemplo, se eu criar um regra liberando 150k/64k na "queue tree" cada cliente ficaria com essa velocidade individual!
    Eu liberei em um controle p2p que fiz usando mangle e queue tree 150k/64 up/down, então se eu tiver 200 usuários os 200 irão dividir esse 150k? Não vai dar nem um K pra cada um? Mesma coisa para a regra que fiz para limitar o "cache full" a 400k?
    Última edição por Meiobit; 17-07-2008 às 08:14.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    Quando se define limite de velocidade na "queue tree" este valor é compartilhada por todos? Eu pensava que era individual, por exemplo, se eu criar um regra liberando 150k/64k na "queue tree" cada cliente ficaria com essa velocidade individual!
    Eu liberei em um controle p2p que fiz usando mangle e queue tree 150k/64 up/down, então se eu tiver 200 usuários os 200 irão dividir esse 150k? Não vai dar nem um K pra cada um? Mesma coisa para a regra que fiz para limitar o "cache full" a 400k?
    Uma coisa que você poderá fazer é informar em src-address o ip/32 do clientes, mas assim você terá que fazer regras de mangle e queue para cada cliente.