+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Vi Colorido 'e possivel no Centos?

    Ola pessoal , se que o Centos nao 'e o RH mas 'e bem parecido, por isso gostaria de pedir uma ajuda aqui para voces!

    Fui usuario Opensuse por 3 anos e fiquei muito acostumado com o VI no Opensuse sempre que abrimos o VI para escrever Scripts ou para qualquer coisa , ele fica com as letras todas coloridas , e as variaves tb, o que fica muito facil de escrever scripts e etc...

    Gostaria de saber se no Centos existe alguma forma de deixar o VI colorido como no OpenSuse.


    Grato pela ajuda.


    Daniel

  2. #2

  3. #3
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Comando para o VI ficar colorido no Centos: alias vi='vim'

    Para o LS ficar colorido:

    alias l.='ls -d .* --color=tty'
    alias ll='ls -l --color=tty'
    alias ls='ls --color=tty'



    Citação Postado originalmente por dlabreu Ver Post
    Ola pessoal , se que o Centos nao 'e o RH mas 'e bem parecido, por isso gostaria de pedir uma ajuda aqui para voces!

    Fui usuario Opensuse por 3 anos e fiquei muito acostumado com o VI no Opensuse sempre que abrimos o VI para escrever Scripts ou para qualquer coisa , ele fica com as letras todas coloridas , e as variaves tb, o que fica muito facil de escrever scripts e etc...

    Gostaria de saber se no Centos existe alguma forma de deixar o VI colorido como no OpenSuse.


    Grato pela ajuda.


    Daniel
    Última edição por Magal; 20-07-2008 às 00:47.

  4. #4

    Padrão

    Ola amigo , muito obrigado pela ajuda , segui a sua dica e ainda nao tenho cores no vi o meu editei o meu .bashrc e ele esta assim vou colar aqui para vc ter uma ideia.

    # .bashrc

    # User specific aliases and functions

    alias rm='rm -i'
    alias cp='cp -i'
    alias mv='mv -i'
    alias l.='ls -d .* --color=tty'
    alias ll='ls -l --color=tty'
    alias ls='ls --color=tty'

    # Source global definitions
    if [ -f /etc/bashrc ]; then
    . /etc/bashrc
    fi

    Porem ainda nao tenho cores!

    Se vc puder me ajudar novamente agradesco

    daniel

  5. #5
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Daniel, o que deixa o VI colorido não é o bash e sim o comando abaixo, que mostra como deixar as pastas e os scripts de configuração coloridos.

    alias vi='vim'

    Se não conseguir é só falar.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dlabreu Ver Post
    Ola pessoal , se que o Centos nao 'e o RH mas 'e bem parecido, por isso gostaria de pedir uma ajuda aqui para voces!

    Fui usuario Opensuse por 3 anos e fiquei muito acostumado com o VI no Opensuse sempre que abrimos o VI para escrever Scripts ou para qualquer coisa , ele fica com as letras todas coloridas , e as variaves tb, o que fica muito facil de escrever scripts e etc...

    Gostaria de saber se no Centos existe alguma forma de deixar o VI colorido como no OpenSuse.


    Grato pela ajuda.


    Daniel
    Camarada... concerteza é possivel deixar o VIM colorido e EM QUALQUER DISTRIBUIÇÃO!
    Não é algo que dependa do ubuntu ou da suse.
    Você basicamente precisa ter instalado o VIM completo e quando for usar ele executar o seguinte comando fora do modo de edição

    Código :
    syntax on

    Se você quiser que isso apareça todas as vezes você precisa criar no seu home um arquivo chamado .vimrc e dentro dele colocar o comando syntax on!

    Tenta aee amigo!

  7. #7

    Padrão

    veja se o vim esta instalado ao inves de digitar vi tente digitar vim e teste pra ver se vai ficar colorido