+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Slack 12.1 - Particionamento não detectado.[Resolvido]

    Olá guris.
    Sou nova no fórum e no linux.
    Preciso de uma orientação.

    Ao instalar o slack, as partições não são gradavas corretamente.

    Minha humilde máquina:
    - 1.73 gz
    - 1 gb ddr2
    - 64 mb (video)
    - hd 80 (ata)
    - ntfs vista starter.
    Desejo instalar o slack mantendo o vista starter.
    E sim, tem que ser o slack.. vocês sabem como somos nós mulheres quando queremos uma coisa... tem que ser essa coisa!

    Vamos por partes.

    Dou o boot com cd.

    Particionando...
    http://img291.imageshack.us/img291/6271/slack01rx5.jpg

    E na hora de escrever, vejam:
    http://img291.imageshack.us/img291/156/slack02hd4.jpg

    Partição escrita mas com erro na releitura.
    O restante da tela:
    http://img291.imageshack.us/img291/3976/slack03ly4.jpg

    Pede pra dar o boot pro update.
    Dou o boot e vou pro setup.
    E aí segue:
    http://img291.imageshack.us/img291/8010/slack05ya4.jpg

    Então, as partições não são detectadas.
    Não saio disso.
    E não consigo seguir adiante com a instalação.
    Mas o ntfs do vista é reconhecido normalmente.
    E sim, tentei particionar no vista e depois dar início a instalação, mas o problema se repete igualmente.

    Se alguém tiver uma dica, uma orientação.. de repente eu tô fazendo algo bem errado e não tô percebendo!

  2. #2

    Padrão

    Æ!!

    Bem...Vamos lá!

    Você está criando aquela partição Linux com o numero "83" ou "82" ( não me lembro qual ) né?
    Já tem espaço separado ou você precisou tentar algum resize de partição?

    Eu instalei meu Slack 12 em casa faz pouco tempo, mas está em dual boot com 2 hds e winXP...

    Você pode tentar formatar com outra distribuição e instalar Slack depois tambem caso não consiga resolver.

    Há braços

  3. #3

    Padrão

    Eu tava agora pensando nisso... em particionar com outra distro e tentar o setup do slack depois.
    Então, tô usando 1 hd apenas.
    Tem o vista na única partição.
    Queria particionar antes do setup com o boot, mas isso não tá funcionando.
    Então, tentei particionar no vista mesmo.. mas nada.
    Hoje vou tentar dar um boot com outra distro para particionar e depois volto pro setup do slack.
    Caso ainda não funcione, tentarei um particionador...
    Vamos tentando.. tentando.. tentando..

  4. #4

    Smile

    Æ!!

    É isso aí!
    O importante é não desistir!

    Depois posta seus resultados aqui.

    OBS: Já tem espaço liberado para o Slack? Ou o vista está ocupando todo o espaço e você está tentando fazer um resize de partição? Nem me lembro se o cfdisk faz resize.

    Há braços

  5. #5

    Padrão

    Pelo que eu li aki mesmo no fórum (sou novinha no linux tenho muito que ler e pesquisar) o cfdisk do slack não faz o particionamento não.
    E o vista tá ocupando todo espaço.
    Aí tentei fazer o vista ocupar um espaço menor, deixando uma parte pro slack... mas nem de um jeito nem de outro tá dando certo.
    Então, farei o que te disse: tento por outra distro e retorno pro slack e também tentarei um particionador separado.
    Vous escrevendo aki pois isso poderá ajudar a outros também.

  6. #6

    Padrão

    Æ!!

    Como suspeitei....Você precisa fazer o resize.
    Para fazer resize de partições windows tem umas frescuras...Não sei como funciona no Vista, mas é algo delicado, portanto faça backups!

    O partition Magic faz isso se não me engano.

    Há braços

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Não sei sobre este vista starter, mas nas outras versoes, no gerenciador de disco vc tem a opção de redimensionar as partições. Lá em ferramentas administrativas. Dá uma olhada.

    Depois que conseguir redimensionar a partição, para instalar o slack basta criar uma partição primaria como swap e outra Linux (83) e usar o setup para instalar.
    Última edição por sergio; 30-07-2008 às 12:02.

  8. #8

    Padrão

    Bem vc poderia tentar usando um aplicativo tipo Partition Magic vc da boot por ele dividi seu disco em quantas partições quer. Bem eu tinha essa mesma dificuldade sua e usei esse carinha ai. Alem de rapido num tem complicaçao tenta esse ou outros q existem por ai vlw. Dpois posta ai alguma coisa

  9. #9

    Padrão

    Então guris.
    Consegui redimensionar as partições e o slack 12.1 as detectou e rodou o setup!

    Fiz assim:
    - Baixei o kurumin, pois roda pelo cd e eu não keria instalar outra distro que não fosse o slack.
    - Fui em particionamento, não funcionou pois o mesmo não visualizou o hd. Reiniciei com os parâmetros: kurumin all-generic- não lembro o quê.
    - Fui pro cfdisk, que deu erro fatal.
    - Fui pro GParted, redimensionei as partiçoes. Era uma única partição que eu tinha com o vista starter (e sim sergio, o starter tem o gerenciamento de disco, tentei por ele, mas no meu caso não redimensionou). Fiz uma swap, e outra reseifs (não sei escrever isso).
    - Apliquei as modifiações e dei o boot com a cd do slack.
    - Fui direto pro setup e as partições redimensionadas foram devidamente detectadas.
    - Instalação completada!!
    - Reinicei, apareceu a tela do lilo com slogan do slack (muito legal) e do lado superior direito da tela as opções windows e slack.

    Esse foi o meu 1º passo no novo mundo. Eu não sei nada, mas desejo aprender. Tô pesquisando, pesquisando, pesquisando.. lendo.. lendo e lendo... e usando a busca aki no fórum pois tem muita informação boa.

    Eu agradeço a todos pela atenção e incentivo!
    Última edição por Rayne; 31-07-2008 às 11:57.

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Blz Rayne... é isso ai. Com vontade e disposição não existe barreira. Para aprender Linux, realmente o Slackware é muito bom, pela simplicidade que mantém o sistema. Nesta distro terá meios para entender como funciona o sistema, como compilar programas, verificar dependências de maneira "manual" com a possibilidade ver o que acontece realmente, sem aquele monte de ferramentas que mascaram o background da coisa toda...

    Foi minha primeira distro também (hoje fiquei preguiçoso e uso CentOS e Ubuntu...hehehehe).