+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cisco 1841-configuração

    amanhã chega para mim um router cisco 1841 com IOS 12.4 e nele preciso fazer o seguinte:


    1)configurar um link de 1mb embratel dedicado
    2)criar duas Vlans(ou outro tipo de condiguração) já que ele tem duas Rj45 e fazer o controle de banda para dois ips válidos da embratel dividindo em 2x de 512k
    3)fazer QoS para um dos Ips para é um servidor voip priorizando o acesso externo ao provedor voip


    alguém pode me ajudar pois nunca configurei um routeador.

  2. #2

    Padrão

    se voce vai fazer controle de banda dividindo o link exatamente em 2x 512k nao há necessidade de QOS, e se voce vai fazer QOS nao há necessidade de controle de banda. (nesse caso que voce explicou, isso nao é exatamente uma regra).

    nao minha opniao nao há necessidade de controle de banda, apenas QOS.
    veja qual codec é usando, qual é o consumo do mesmo e quantos canais serão usandos. Sabendo isso voce pode planejar o QOS usando (consumo do codec x canais) = banda que voce vai garantir no QOS para seu servidor VOIP.
    mas atenção, voce vai fazer QOS baseado no protocolo ou porta (melhor protocolo) se nao vai ficar furado quando voce tentar fazer um update do sistema operacional ou qualquer download por essa maquina.

    qos + cisco - Pesquisa Google=

  3. #3

    Padrão

    para linhas broadvoice codec G729 compramos 9 licenças.
    Para linhas de celular codec G711a

    poderia me ajudar na configuração desse roteador então? vc acha melhor só fazer o QoS? se sim, como fazer para levantar esse link e priorizar o voip pis nnunca configurei um router cisco


    na parte do QoS vai ter então na hora de priorizar o quanto de banda vai ficar disponível para voip?

    no nosso projeto usamos asterisk através da empresa Obelisk e eles pedem um link de 512k dedicado mas isso era para usar outros codecs não o G719(consome 8k por ligação) mas prefiro deixar do jeito que eles pediram..hoje com 1mb aberto poucas ligações que faço detestes a voz está picotando então acho que o exato mesmo é o QoS.
    Última edição por lfernandosg; 30-07-2008 às 15:44.

  4. #4

    Padrão

    pegando esse wiki: QoS Cisco - voip-info.org estou tentando adaptar para meu caso e preciso da ajuda de vocês.Vamos lá ao meu cenário:


    01-Cisco 1841 IOS 12.4
    01-link embratel 1mb
    01-Servidor linux(c/ ip válido firewall+proxy da rede interna(gateway da rede interna na segunda placa))
    01-Servidor Asterisk voip com ip válido

    OBS.: o ip válido dos servidores estão na mesma faixa da LAN do router cisco.


    O que preciso: Priorizar a banda na metade para tudo que o Asterisk requisitar(SIP+RTP) então fiz o seguinte:






    Prioridade para Sinalização SIP no Asterisk:


    access-list 105 remark VOIP (SIP/IAX/IAX2) traffic gets top priority (5)
    access-list 105 permit udp any any eq 5060
    access-list 105 permit ip host proxy-nyc.broadvoice.com any #outbound_proxy_server
    access-list 105 permit ip any host proxy-nyc.broadvoice.com #outbound_proxy_server
    access-list 105 permit ip host sip.broadvoice.com any #registro sip broadvoice
    access-list 105 permit ip any host sip.broadvoice.com #registro sip broadvoice

    class-map match-any SIP
    match access-group 105

    policy-map QOS1
    class SIP
    priority 512





    Prioridade para Voz no Asterisk:
    access-list 118 remark VOIP (RTP) traffic gets top priority (5)
    access-list 118 permit udp any any range 10000 20000
    access-list 118 permit udp any any range 16384 32767

    class-map match-any voice-traffic
    match access-group 118
    policy-map QOS2
    class voice-traffic
    priority 512


    agora preciso dar prioridade para os dois grupos 105 e 118 para metade do meu link e não sei o que alterar pois se deixar do jeito que está acho que eke vai dar prioridade em todo o link (1mb) pois ele está pegando 512k para o grupo 105 e 512k para o grupo 118.





    Outra dúvida, faço isso an serial visto que o asterisk e meu servidor de internet linux tem IP válido do bloco da LAN do roteador??

    se sim ficaria mais ou menos assim:

    router#>interface Serial0/0/0 -->minha wan que está ativada.
    router#>ip address --> não se é preciso visto que minha wan já está ativada e funcionando.
    router#>ip load-sharing per-destiny
    router#>service-policy output QOS1



    se estiver correto faria o mesmo com o QOS2?