+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão duvida com raid

    Boa noite,

    Pessoal, eu implementei o seguinte ambiente de teste:
    Linux: ubuntu server
    RAID 0 (dois hds de 150 GB)

    A minha duvida e a seguinte, se um dos hds falhar, tem como recuperar os dados do hd "bom"?


    att

  2. #2

    Padrão

    se um HD falhar você perde tudo! TUDO!!!!

  3. #3

    Smile

    No RAID 0, as informações são divididas entre os HDs, onde se perde um HD perde tudo, pois a informação fica fragmentada.
    Para trabalhar com performance e segurança, seria aconselhável utilizar RAID 5, que é a soma do RIAD 0 mais o RAID 1.
    Ou pode-se dizer performance e segurança.
    Sucesso...

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kbsom Ver Post
    No RAID 0, as informações são divididas entre os HDs, onde se perde um HD perde tudo, pois a informação fica fragmentada.
    Para trabalhar com performance e segurança, seria aconselhável utilizar RAID 5, que é a soma do RIAD 0 mais o RAID 1.
    Ou pode-se dizer performance e segurança.
    Sucesso...
    cara..

    RAID 5 não é isso que você disse não. RAID 5 é RAID 5, RAID 10 é RAID 10 e RAID 0+1 é RAID 0+1, são todos diferentes.

    A soma do RAID 0 mais o RAID 1 é o RAID 0+1 e não o 5.

  5. #5

    Wink

    Olha cara,

    pelo q conheço de RAID, até a gravação é aleatória, isso significa q vc ñ sabe onde estão os dados, ou seja no HD q zerou ou no HD q está sustentando o operacional. Portanto, ñ há como recuperar.

    É o q disse o colega acima, perdeu ? Perdeu !!

    Tem muita gente por aí pegando HD´s q deram um pauzinho fraco no ruindow$ e montando RAID´s ... bem já sabemos o que vai acontecer com eles.

    Até e boa sorte, vc vai precisar.


  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beowulf Ver Post
    Boa noite,

    Pessoal, eu implementei o seguinte ambiente de teste:
    Linux: ubuntu server
    RAID 0 (dois hds de 150 GB)

    A minha duvida e a seguinte, se um dos hds falhar, tem como recuperar os dados do hd "bom"?


    att
    E ai,
    RAID 0 é pra aumentar a taxa de transferencia dos hds. Para questão de segurança você deve implementar RAID 1, onde o segundo hd será o espelho do primeiro (no caso vc terá apenas 150 gb de espaço, pois como eu ja disse o segundo hd será um espelho de segurança do primeiro ou vice-e-versa).

    Até mais.

  7. #7

    Wink RAID 1+0 ou RAID 10

    É por aí cara,

    mas se vc precisar de capacidade de armazenamento e segurança, vc tb pode usar o RAID 1+0 ou RAID 10, onde vc terá o mirror dos RAID 0 feito pelo RAID 1, se um der pau o outro segura a onda.

    Ou independente com o RAID 4, depende da necessidade, qtd de HD´s, situação e, é claro, seu bolso.

    Até.


  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por srg38 Ver Post
    É por aí cara,

    mas se vc precisar de capacidade de armazenamento e segurança, vc tb pode usar o RAID 1+0 ou RAID 10, onde vc terá o mirror dos RAID 0 feito pelo RAID 1, se um der pau o outro segura a onda.

    Ou independente com o RAID 4, depende da necessidade, qtd de HD´s, situação e, é claro, seu bolso.

    Até.

    correção, é RAID 0+1 e não 1+0.

    sobre o raid 4, é melhor colocar o 5.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    correção, é RAID 0+1 e não 1+0.

    sobre o raid 4, é melhor colocar o 5.
    Na verdade existem os dois 0+1 e 1+0, a diferença é q o 1+0 é partir de 4 discos rígidos.

    Valeu.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por srg38 Ver Post
    Na verdade existem os dois 0+1 e 1+0, a diferença é q o 1+0 é partir de 4 discos rígidos.

    Valeu.
    ah sim, RAID 1+0 mais conhecido como RAID 10, tanto o 10 ou 1+0 quanto o 0+1 precisam de, no minimo, 4 partições.

  11. #11

    Padrão

    Usa Raid 1 que tá mais que bom...

    algumas placas mães trazem o nome desse RAID de IM que vem de imagem mirror

    peguei um ibm x3200 que tem IM E IME

    imagem mirror e imagem mirror Enchanced que eh o 5


    eu sempre uso raid 1 bom e barato!

    abraço