+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O que fazer agora pra aumentar a capacidade?

    Olá pessoal... tenho uma torre com 4 setoriais hyperlink de 17dB 90º vertical e uma rb600 com 4 minipci r52h...
    Tá dando pico de 40 usuarios simultaneos nas interfaces...
    O que eu poderia fazer nesta torre pra colocar mais usuarios?
    Colocar mais paineis? Nao vou causar interferencia em mim mesmo?
    Vlw

  2. #2

    Padrão

    amigo, por curiosidade, quais os canais que você usa nos 4 cartões?



  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.410
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Olá pessoal... tenho uma torre com 4 setoriais hyperlink de 17dB 90º vertical e uma rb600 com 4 minipci r52h...
    Tá dando pico de 40 usuarios simultaneos nas interfaces...
    O que eu poderia fazer nesta torre pra colocar mais usuarios?
    Colocar mais paineis? Nao vou causar interferencia em mim mesmo?
    Vlw
    Montar outra base em outro local, com antenas em polarização contrária seria o ideal. Dá trabalho no começo, pois tem q direcionar clientes pra nova base, mas no futuro é melhor! Aqui estou quase chegando nesta situação.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Montar outra base em outro local, com antenas em polarização contrária seria o ideal. Dá trabalho no começo, pois tem q direcionar clientes pra nova base, mas no futuro é melhor! Aqui estou quase chegando nesta situação.
    Nesta mesma base nao tem como fazer nada?
    Esta torre está num local muito estratégico.. e a demanda é grande neste local... aqui na cidade tah muito poluido... nao
    dá pra montar uma torre eu outro local mais longe e direcionar estes clientes desta torre para a nova... aqui tem q colocar na torre somente clientes proximos, pra fugir o maximo da interferencia.... vlw..



  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Olá pessoal... tenho uma torre com 4 setoriais hyperlink de 17dB 90º vertical e uma rb600 com 4 minipci r52h...
    Tá dando pico de 40 usuarios simultaneos nas interfaces...
    O que eu poderia fazer nesta torre pra colocar mais usuarios?
    Colocar mais paineis? Nao vou causar interferencia em mim mesmo?
    Vlw
    cara eu aqui tenho um cartao com 40 clientes conectados em media!

    acho q 4 cartao vc vai conseguir colocar bem mais cliente, digamos assim 40*4 = 160 clientes

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    cara eu aqui tenho um cartao com 40 clientes conectados em media!

    acho q 4 cartao vc vai conseguir colocar bem mais cliente, digamos assim 40*4 = 160 clientes
    Já estou com 42 clientes simultaneos em cada cartao...



  7. #7

    Padrão

    Boa tarde,

    Uma solução seria o que nosso colega falou, fazer uma repetidora e direcionar alguns clientes para essa nova base.

    Outra solução seria colocar antenas em 5.8 Ghz, e começar a instalar clientes nessa mesma faixa.

  8. #8

    Padrão

    é complicado mesmo a sua situação, daria para partir para um equipamento melhor, mas ai o custo seria muito grande, e como nos provedores sempre estamos com o orçamento no limite....

    bom, faz o seguinte, coloca + duas setorial, se nao tem como montar uma repetidora.
    na mesma torre vc poderia usar as antenas em polarização diferente.

    mas eu acredito que mais umas duas setorial nao vai t causar problema.



  9. #9

    Padrão

    cara vc ta trabalhando encima de predio? caso sim
    coloque uma setorial em cada canto, fazendo q que menos elas possam se eradiar entre sim, dai vc pode implementar mais uma setorial no meio!

    mas jah vai pensando em outro ponto, ou outra frenquencia!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederjohann Ver Post
    é complicado mesmo a sua situação, daria para partir para um equipamento melhor, mas ai o custo seria muito grande, e como nos provedores sempre estamos com o orçamento no limite....

    bom, faz o seguinte, coloca + duas setorial, se nao tem como montar uma repetidora.
    na mesma torre vc poderia usar as antenas em polarização diferente.

    mas eu acredito que mais umas duas setorial nao vai t causar problema.

    Qual equipamento melhor para grande qtdade de clientes vc fala ?



  11. #11

    Padrão

    Troca a R52h por R52 de baixa potência, cobre 100% até 6 km.
    Outra dica, deixa os aps como bridge pura, e use um Rb1000 ou PC Mikrotik com bom desempenho atrás só pra rotear, firewall e controle de banda, monitore ack timeout dos clientes e não deixe exceder 91us.

    Para vc ter idéia eu tenho aki em uma mesma torre, 4 painéis setoriais de 17dbi 90 Graus, de frente pra cidade, pra cobrir 180 Graus, canais 1 4 7 11, todos na mesma polarização, em momentos de pico 62 clientes conectados por cartão, com ping razoável. (1 a 10ms).

  12. #12

    Padrão

    amigo muda o equipamento, coloca uma placa mae com processardor legal e memoria, todas minhas bases sao assim, tenho umas delas 100 clientes simultaneos em cada cartao. Qualqur coisa estao ae. no site da mikrotik tem hardware suportados.



  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Kandango Ver Post
    Troca a R52h por R52 de baixa potência, cobre 100% até 6 km.
    Outra dica, deixa os aps como bridge pura, e use um Rb1000 ou PC Mikrotik com bom desempenho atrás só pra rotear, firewall e controle de banda, monitore ack timeout dos clientes e não deixe exceder 91us.

    Para vc ter idéia eu tenho aki em uma mesma torre, 4 painéis setoriais de 17dbi 90 Graus, de frente pra cidade, pra cobrir 180 Graus, canais 1 4 7 11, todos na mesma polarização, em momentos de pico 62 clientes conectados por cartão, com ping razoável. (1 a 10ms).
    62 cliente com cartao R52 ou no ap com bridge pura? quanto vc libera cada cliente?

  14. #14

    Padrão

    Verdade pessoal, qual seria um equipamento que realmente suportasse uns 100 clientes simultâneos, pq com MK, sendo PC-AP ou RB é muito complicado, visto os cartões que se tem no mercado, qual seria uma solucao boa?



  15. #15

    Padrão

    nao sei se pra vc é o ideal...nós tmb chegamos nesse ponto aqui...a uns 6 meses, e como o ponto e no centro e com 50m de altura, implementamos da seguinte forma...4 paines de 17dbi por 90º em cada canto, e 1m abaixo de cada painel de 17, colocamos 1 painel de 12db por 90º, até o presente momento, esta passando uns 200 clientes simultaneos e sem problemas, agora depende do seu caso, poluição de rf pode fazer um efeito contrário, analize bem, e se der, teste colocando um painel por vez, e nunca deixe os paines q estão apontados pro mesmo lado em canais próximos, tente afastar o maximo possível....

    é isso ae..qq dúvida poste ae...t+