+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão organizar permissao na pasta samba ou fstab?

    Pessoal, aqui na empresa temos um servidor slackware que compartilha (samba) uma partição chamada /dados em ext3 e 25 estações com windows XP que usam e acessam essa pasta atravez do samba.
    Bom, todas essas 25 estações usam apenas uma conta de usuario pra acessar essa pasta no samba, o nome da conta é usuario. Dessa maneira todos os arquivos que são gravados nessa pasta "dados" é permitido de ler e gravar arquivos em comuns a todos funcionarios que usam uma mesma senha e conta.
    Estamos mudando nossa politica de senha para que cada funcionario tenha sua conta e senha, ou seja 25 conta de usuarios com suas recpectiva senha...porém quando um determinado usuario " jose" criar um arquivo nessa pasta compartilhada ele será o dono com poder de escrita e o grupo terá permissão de leitura apenas. Eu gostaria de manter a politica acesso sobre essa pasta, ou seja, quando um funcionario "jose" criar um arquivo, ele e o grupo tenha permissão para escrita. Gostaria de saber se eu configuro esse problema no fstab ou no samba e como faria pra fazer essa alteração. Os arquivos ja existente é facil de resolver isso, mas os novos arquivos que estao sendo criado somente o dono tem permissão e os outros funcionarios so podem ler ,e eu preciso que quando um funcionario cria os outros tenham o mesmo privilergio. Não sei se expliquei bem mas qualquer duvida eu mudo a maneira de expressar aqui no topico. Um abraço a todos.
    Última edição por Bravo; 31-08-2008 às 08:33.

  2. #2

    Padrão

    Olá amigo...
    Então o samba possui duas diretivas de configuração que são essas:

    Código :
    create mode
    directory mode

    Com elas você pode forçar que qualquer arquivo criado dentro de um compartilhamento tenha uma permissão específica!
    Poderia ficar assim:

    Código :
    create mode = 775
    directory mode = 775

    Assim todos os arquivos e diretórios criados pelo samba terão essas permisões!
    Espero que ajude! Qualquer coisa da um tok aee!

  3. #3

    Padrão

    Ok..funcionou....mas vou fazer outros testes diferentes e retorno

    Abraços

  4. #4
    Torvante
    Visitante

    Padrão

    Estou tendo um problema aqui .. tenho as pastas configuradas com as permissões tudo certinho, mas os usuários que não teriam permissão de acessar uma determinada pastas, estão acessando .. pior que se fizer login via bash .. o usuario nao tem permissão .. mas se for pelo samba .. ele acessa .. exemplo

    usuario: usuario1 (nao deveria ter acesso)
    grupo: vendas

    drwx------ 3 usuario2 admin 4096 Jan 12 2008 RFED2007

    O desgramado do usuario1 acessa essa pasta ai pelo samba normalmente.

    Voces ja viram isso e sabem como resolver? pelo amor de Deus!

  5. #5

    Padrão

    Olá amigo...
    Então... você esta usando seu samba com que tipo de compartilhamento?
    Se estiver em "share" este pode ser seu problema! Porque neste caso nenhum usuário terá que se autenticar!
    Verifique o parâmetro security!