+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Vamos lá...

-Eu trabalho com DHCP server IpxMac... nunca tive problema similar ....
    -Bloqueio e liberação de sinal eh feito pelo mikrotik ... assim como no wireless na rede cabeada funciona do mesmo jeito.
    -Roubo de sinal eh meio que preocupante pra mim ... por enquanto eu naum tive problemas com isso ... mas to pensando em colocar ip dinâmico + hotspot ou seja ... qualquer cliente que conectar a rede recebe um ip qualquer .. .mas o login e senha será um soh ... pra apenas uma conexao !
    -Bom ... eu jah testei ... tentei por duas vezes fazer uma rede dentro da minha rede... ter internet e rede local ao mesmo tempo e nao tive sucesso ... mesmo adicionando outra range de ip na placa de dois pcs ... mas nao consegui ... mas pra ter certeza que isso nao vai funcionar ... to com um projeto pra quando a rede atingir uma certa quantidade de usuarios ... eu colocar switchs gerenciaveis .. um em cada esquina ...
    -O Corte de cabo por pessoas mal intencionadas nao tem como evitar ... isso ai vai das pessoas e vc tem que contar com a comunidade que esta usufluindo do serviço ... por exemplo ... eu nunca tive problemas com isso aki ... a unica vez que eu tive o rompimento de um cabo foi quando um caminhao do material de construcao esqueceu de baixar a cacamba e arrastou tudo aki ... mas logo logo ... em menos de meia hora meu serviço estava on line de novo. Ou seja quando fizerem isso eh soh vc falar com o pessoal da rua ... que usa o servico em que o cabo foi cortado ... ninguem vai querer ficar sem internet neh ???? Pelo menos aki funciona ! Se nao tiver jeito ... o negocio mesmo eh apelar. Mas aqui no Rio de Janeiro eu tenho varios clientes que trabalham com rede cabeada e nunca tiveram ocorrencia com esse tipo de vandalismo nao ... e olha que tem cliente meu que passa rede no mesmo bairro que tem outro provedor que passa rede cabeada tb.
    Esse sistema seu sem gerenciador, que eu lí por alto em outros tópicos que vc explicava como estava fazendo, é bem complicado viu. Ok, o cliente fica sem internet durante o período que ele mudas as configs de rede pra ter comunicação com outro cliente. Mas eles quando quizerem, deitam e rolam na sua rede. Imagina a m*, os *** fazendo transferência de arquivos pesados pela tua rede. Vai gargalar tudo. Mas é isso, se tá dando certo aí, bola pra frente até conseguir por os gerenciáveis (que pelo que eu lí na época do tópico, são super hiper caros), aqui mesmo se eu usasse essa topologia sua, não teria problemas, meus clientes são leigos e gente boa na grande maioria.

Aproveitar pra te perguntar, quanto vc tá paganda atualmente pelo uso de cada poste e pela energia usada pelos switchs, mensalmente? Pensei em fazer um teste aqui na vizinhança, cabear uns quarteirões aqui e ver como se comporta.
    Última edição por xandemartini; 17-09-2008 às 06:59. Razão: palavrões editados

2. Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Vou procurar o tópico aki no Underlinux e jah posto pra vcs ... atualmente a rede cabeada tgem me custado R$ 1.200,00 o Km cabeado .. isso eh custo de material ... sem contar que 1 Km eh coisa pra caramba ... e nele vc pode pendurar mais de 25 clientes ... agora na hora de investir vcs tem que pensar duas vezes ... divulgar e visar o maior foco de clientes para levar a rede ateh eles e instalar ... hoje em dia eu cobro R$ 100 de taxa de instalação ... onde vc pode pendurar 12 clientes tirar o prejuizo do material e as instalaçoes futuras tirar um lucro.

Problema disso aqui é o aluguel dos postes. Querem cobrar 3 reais o aluguel de cada poste....

3. Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Vocês falando de tecnilogia, mas esse é o menor dos problemas. O problema é que não tem como concorrer diretamente com quem fornece 1mb a 50 reais, quando vc paga 2mil no seu mb. O modo de levar a net pro cliente é o menor dos problemas. Mesmo pra quem já está pagando menos de R$500 no mega, ainda tá concorrendo muito deslealmente com as donas das malhas.
    Você tocou no ponto nevrálgico!!!

Tecnologia até que se acha algo, mas como o companheiro que abriu o tópico perguntou. Será que dá para investir ainda?
    Quem já está instalado vai tentando recuperar o que já foi investido. Mas daqui para frente não tem como recuperar qualquer centavo que investir.
    Todos nós teremos que parar mais dia menos dia.
    Não é pessimismo mas a realidade que o Gosulator explanou muito bem.

4. Pois é, eu to vendo as possibilidades de crescer rápido e recuperar toda minah grana, enquanto faço uma cartela de clientes grandes, pra no futuro oferecer tudo que for tipo de serviços, inclusive ser uma empresa de prestação de serviço pras grandes telecons, quando elas já estiverem me engolido. O modelo de negócio está com os dias contados.

5. Olá Pessoal,

Na minha humilde opinião o mercado brasileiro nunca esteve tão bom para se investir em telecomunicações enfim passamos por altos e baixos mas é por conta da chamada dinamica de mercado. Particularmente eu li varios posts falando sobre tecnologia WiMax e tudo mais enfim ano passado eu me formei na faculdade e o meu trabalho de conclusão de curso foi exatamente sobre WiMax tenho varios livros em formato PDF sobre o assunto e depois de estudar tanto acretito que a proposta inicial do WiMax forum ainda deve demorar para acontecer. Só recaptulando a proposta do WiMax é fornecer tecnologia de ultima milha a longas distancias sem visada, o pessoal do WiMax forum grupo de empresas que apoiam o padrão aposta que a tecnologia deve chegar proximo aos 50 Km de distancia ou seja da ERB até a CPE o que de fato acredito que vai demorar para acontecer.

Enfim o padrão esta sendo pesquisado desde 2001 e somente em 2004 tivemos o primeiro prototipo homologado o chamado IEEE 802.16e/2004 enfim em 2006 tivemos uma nova release do IEEE 802.16e/2006. Sinceramente eu não apostaria todas as minhas fixas na tecnologia pois ainda não esta inteiramente desenvolvida.

A cerca de 1 ano e meio atras estamos falando de 2006 eu estive me reunindo com alguns engenheiros da NAVINI empresa que é pioneira na elaboração de equipamentos WiMax e questionei sobre a tecnologia e os altos custos da plataforma e a resposta foi a tecnologia Wi-Fi demorou quase 10 anos para ser desenvolvida e alcançar o nivel de confiabilidade que temos hoje e o WiMax esta percorrendo o mesmo caminho.

So para se ter uma ideia a ERB que a NAVINI possui no mercado esta custando R$200.000,00 e cada CPE unidade cliente custa algo em torno de R$ 1000,00 enfim na minha opinião o equipamento que a NAVINI disponibiliza é muito bom no entanto o custo é muito alto para uma ERB que atinge no maximo 20 Km.

Existem outra meia duzia de fabricantes de equipamentos WiMax tais como ALVARION, RED, WISAIR entre outras tantas.

WiMax é uma tecnologia que deverá explodir sim inclusive muita gente aposta nisso so para citar um exemplo hoje temos o maior investidor de WiMax no Brasil a NEOVIA www.neovia.com.br no entanto eles contam com injeção de capital imensa da ordem de milhões de reais.

Ainda continuo acreditando que para qualquer negocio sobreviver temos que inovar oferecer soluções que alem que qualidade possam possuir serviços agregados. Afinal de contas inovar é essencial para qualquer negocio.

Antonio Rodrigues.
    MSN: antonio.rodrigues@msn.com

Tópicos Similares

1. Respostas: 114
    Último Post: 29-06-2009, 21:50
  2. Lucro Obtido em Provedor Wireless.
    Por UltraFox no fórum Redes
    Respostas: 52
    Último Post: 01-05-2008, 20:23
  3. Suporte Técnico em Provedor Wireless
    Por bfgallo no fórum Redes
    Respostas: 12