+ Responder ao Tópico

1. Tah ai pessoal ... dois topicos que tavam esquecidos e que eu acho que vai amadurecer um pouco as duvidas de vcs ..

https://under-linux.org/forums/wirel...abeado-22.html

https://under-linux.org/forums/wirel...de-poe-11.html

Qualquer duvidas... perguntas e etc... estou a disposicao !

Abraços !

2. Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Algumas coisas me veio na cabeça, controles que temos com mikrotik por exemplo:

- Conflito de ip (cliente coloca um ip errado e dá o maior pau na rede, como descobrir??)
    - Bloqueio e liberação de sinal (vc vai la e corta o cabo?)
    - Roubo de sinal
    - Comunicação entre os clientes da rede (os amigos ficam jogando age of empires pesando a rede por exemplo.
    - Corte do cabo por pessoas mal intencionadas
    - Usa somente switch gerenciavel? usa comum??

Vamos lá...

-Eu trabalho com DHCP server IpxMac... nunca tive problema similar ....
    -Bloqueio e liberação de sinal eh feito pelo mikrotik ... assim como no wireless na rede cabeada funciona do mesmo jeito.
    -Roubo de sinal eh meio que preocupante pra mim ... por enquanto eu naum tive problemas com isso ... mas to pensando em colocar ip dinâmico + hotspot ou seja ... qualquer cliente que conectar a rede recebe um ip qualquer .. .mas o login e senha será um soh ... pra apenas uma conexao !
    -Bom ... eu jah testei ... tentei por duas vezes fazer uma rede dentro da minha rede... ter internet e rede local ao mesmo tempo e nao tive sucesso ... mesmo adicionando outra range de ip na placa de dois pcs ... mas nao consegui ... mas pra ter certeza que isso nao vai funcionar ... to com um projeto pra quando a rede atingir uma certa quantidade de usuarios ... eu colocar switchs gerenciaveis .. um em cada esquina ...
    -O Corte de cabo por pessoas mal intencionadas nao tem como evitar ... isso ai vai das pessoas e vc tem que contar com a comunidade que esta usufluindo do serviço ... por exemplo ... eu nunca tive problemas com isso aki ... a unica vez que eu tive o rompimento de um cabo foi quando um caminhao do material de construcao esqueceu de baixar a cacamba e arrastou tudo aki ... mas logo logo ... em menos de meia hora meu serviço estava on line de novo. Ou seja quando fizerem isso eh soh vc falar com o pessoal da rua ... que usa o servico em que o cabo foi cortado ... ninguem vai querer ficar sem internet neh ???? Pelo menos aki funciona ! Se nao tiver jeito ... o negocio mesmo eh apelar. Mas aqui no Rio de Janeiro eu tenho varios clientes que trabalham com rede cabeada e nunca tiveram ocorrencia com esse tipo de vandalismo nao ... e olha que tem cliente meu que passa rede no mesmo bairro que tem outro provedor que passa rede cabeada tb.

3. Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    -Eu trabalho com DHCP server IpxMac... nunca tive problema similar ....
    DHCP (amarrando ip x mac) com poucos clientes vai bem, mas a medida que aumenta é só dor de cabeça...

Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    -Bloqueio e liberação de sinal eh feito pelo mikrotik ... assim como no wireless na rede cabeada funciona do mesmo jeito.
    E o cabo continua ligado no pc do cliente? Ele continua acessando a rede normalmente, só não acessa internet? Então ele pode trocar arquivos com seu colega usando SUA estrutura e o pior, sem pagar nada por isso???

-Roubo de sinal eh meio que preocupante pra mim ... por enquanto eu naum tive problemas com isso ... mas to pensando em colocar ip dinâmico + hotspot ou seja ... qualquer cliente que conectar a rede recebe um ip qualquer .. .mas o login e senha será um soh ... pra apenas uma conexao !
    Uma boa sugestão seria IP x MAC x usuario x senha.

-O Corte de cabo por pessoas mal intencionadas nao tem como evitar ...
    Eu perguntei isso porque aqui tenho concorrente tão picareta que isso seria simples pra ele fazer....
    Última edição por netosdr; 16-09-2008 às 13:52.

4. Citação Postado originalmente por geba3uer Ver Post
    Amigo acho que essa cobertura seria mais relacionado a mesh, daqui a pouco usar essa infraestrutura mimo como rede mesh seria uma boa opção, eu irei experimentar alguma coisa do genero mesh aqui numa praia para ver como se comporta.
    Apesar de MIMO ser outra coisa até pode ser por aí mesmo, apesar de nos data sheet dos APs não fazer nenhuma menção a mesh.
    Já que o sistema MIMO aproveita a reflexão de sinais pode funcionar também.
    A minha dúvida é exatamente sobre o desempenho usando antenas setoriais orientadas as três para o mesmo lado. Praticamente não haveria o efeito reflexão que é o mais comentado nos artigos que li.

E numa Mesh a idéia é usar antenas Omini exatamente para que voce receba o sinal de onde for melhor, deixando o equipamento resolver o resto.
    Mas um companheiro aqui no forum tentou o Mesh e relatou que houve um gargalo que causou um retardo muito grande, já que todas as estações trabalham em AD-Hoc. E por isso desistiu.

5. Vocês falando de tecnilogia, mas esse é o menor dos problemas. O problema é que não tem como concorrer diretamente com quem fornece 1mb a 50 reais, quando vc paga 2mil no seu mb. O modo de levar a net pro cliente é o menor dos problemas. Mesmo pra quem já está pagando menos de R$500 no mega, ainda tá concorrendo muito deslealmente com as donas das malhas.

Quanto a quem tá querendo usar Wimax em 2,4, não vai ser a mesma m* não? Não vai sofrer exatamente a mesma interferência que o wi-fi? Ví alguns que vão usar em frequências acima das liberadas pela anatel, de 2462 pra lá. A anatel se pegar, lacra. E mais dia menos dia eles vêm, é só a denúncia ser feita.

E tipo, pra quem tá preocupado no gargalo gerado pelo wi-fi, não podendo oferecer links maiores para o cliente, é só partir pro 5,8 que ainda tá mais em conta, atinge distâncias consideráveis, e tudo o mais.

O problema maior da gente é o link, nada mais. Aqui no NE pelo menos, é isso. Quem manda é Embratel/telemar/oi, que é tudo a mesma m*, do mexicano *** lá.
    Última edição por xandemartini; 17-09-2008 às 06:58. Razão: palavrões editados

Tópicos Similares

1. Respostas: 114
    Último Post: 29-06-2009, 21:50
  2. Lucro Obtido em Provedor Wireless.
    Por UltraFox no fórum Redes
    Respostas: 52
    Último Post: 01-05-2008, 20:23
  3. Suporte Técnico em Provedor Wireless
    Por bfgallo no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 25-09-2007, 17:22
  4. MRTG por IP em Provedor Wireless