Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por andiribeiro Ver Post
    Quero aproveitar o tópico para uma dúvida parecida.
    Eu tenho 2 HDs SATA de 160GB (149GB na verdade )
    pretendo particinar um e deixar metade para instalar o Windows XP e a outra partição para o Ubuntu, no outro HD estão meus vídeos, músicas e fotos, imagens.
    A minha dúvida é se a outra partição é afetada caso eu queira usa-la para poder salvar ou editar quaker um dos arquivos usando o Ubuntu, kero poder executar os arquivos usando tanto o Windows como o Ubuntu.

Obrigado.
    Opa,

A minha dúvida é um pouco semelhante, eu gostaria de saber se na partição que vai ficar destinada a arquivos se eu acesso ela tanto com o XP e com o UBUNTU?

Obrigado

2. Pessoal isso depende do filesystem utilizado! No Linux não se preocupem, vocês vão acessar qualquer partição (tanto linux, quanto windows), se preocupem com o windows. O windows XP não entede ext2, nem ext3, nem RaiserFS... Ouvi dizer que o proximo windows vai passar a entender esses filesystem.

Na hora de instalar o linux você pode utilizar o NTFS, dessa forma você vai poder acessar os dados do Linux a partir do windows. Mas eu, pessoalmente, prefiro não fazer isso. O NTFS é muito 'espaçoso' em comparação ao ext3 e/ou RaiseFS... Sem falar que o windows não cria e pode alterar as permissões dos arquivos do Linux, o que pode gerar certos aborrecimentos...

Na minha humilde opinião é melhor instalar o linux em ext3 ou raiserfs e se contentar em o windows não acessar essa partição... OU ter uma terceira partição em NTFS onde você pode jogar os seus dados (essa é a solução que uso em casa). Dessa forma tudo que não é arquivo de sistema do linux você joga lá... Multimidia, jogos, qualquer coisa... Mas assim que me livrar dos windows users isso vai mudar... Ou quando sair um windows menos ruim que entenda ext3...

Qualquer coisa posta ai...

3. Citação Postado originalmente por Magnun Ver Post
    Pessoal isso depende do filesystem utilizado! No Linux não se preocupem, vocês vão acessar qualquer partição (tanto linux, quanto windows), se preocupem com o windows. O windows XP não entede ext2, nem ext3, nem RaiserFS... Ouvi dizer que o proximo windows vai passar a entender esses filesystem.

Qualquer coisa posta ai...
    Perfeito cara!
    Muito obrigado pela dica, vou fazer da forma que tu recomendou.

FLW

Tópicos Similares

1. Migrando para controle de banda no FreeBSD
    Por rowdy no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 21
    Último Post: 27-10-2006, 01:14
  2. Ajuda para o Ubuntu
    Por no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 1
    Último Post: 15-12-2005, 11:08
  3. Migrando para Linux
    Por Wallace Pereira Figueired no fórum Servidores de Rede