+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão balanceamento de rede com proxy no MK

    olá pessoal, é a primeira vez que posto aqui, já li um pouco e acho q ja ate tem publicado oque eu preciso, mas como sou meio inesperiente nisso, nao tenho certeza se oque eu li vai resover pra mim...

    o negocio é o seguinte, tenho um cyber com 20 maquinas onde uso um mk pra fazer nat e controle de banda, todas as maquinas usam ip fixo(192.168.1.xxx). e recebo internet de um provedor wireless que chega por um AP (que nao é meu), mas nao sei se o meu IP é roteado, pois antes fazia altenticaçao pelo IE, mas entrei num acordo com eles pq nao tava me servido dessa forma e agora conecto direto sem fazer autenticaçao, mas o meu ip é o mesmo, so nao sei se é roteado... é 172.xxx.xxx.xxx
    o problema é que estou precisando de mais link, mas nao queria pegar mais velocidade com eles por que direto a internet deles cai, e fica fora por do ar por 15min a 3h, e espanta os clientes, entao pensei em pegar um link com outro provedor e balancear a rede, fazendo a metade dos pcs acessarem por um provedor e a outra metade por outro provedor, so q o dns deles sao diferentes e so tenho visto aqui tutoriais falando de marcaçao de gateways, mas nao vi envolver DNS no assunto

    como nesse topico:
    https://under-linux.org/forums/mikro...as-eficaz.html
    e nesse caso ai acima imagino que seja complicado mandar as maquinas que estao sem internet conectar pelo outro provedor ne, eu teria q mudar o gateway uma por uma ne? precisava de uma coisa que redirecionasse as maquinas sem internet de forma rapida, sem muito trabalho, e q pudesse voltar ao balanceamento qdo a internet do outro provedor voltasse. tipo dois dhcp... sei la!!! mas so lembrando q preciso deixar as maquinas com ip fixo (na mesma faixa de ip) e fazer controle de banda.


    outra coisa, teria como eu misturar na mesma maquina MK um webproxy pra fazer cache do youtube? ja vi um tutorial mostrando como se faz o cache, mas nao sei como configuraria toda a saida em unica maquina e nao sei se a maquina aguenta, é um athlon xp 1.2mhz com 256MB de ram e um CF de 512MB, pro proxy pensei em colocar um hd de 80gb como disco secundario, mas acho q seria muito e poderia deixar meio lento ne? qual seria um tamanho bom? poderia pegar esse HD de 80 e deixar particionado apenas como 10gb??? ou limitar ele por jump com 32gb....
    Última edição por lelyrock; 25-09-2008 às 05:18.