Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão será q e capaz? mikrotik como router? subistituindo um cisco? [[[RESOLVIDO]]]

    Boa Tarde pessoal underlinux.
    segue a seguinte duvida.
    Recebi um link da Embratel hj esta funcionando normal, recebi ele em porta fast ethernet.
    ate ae BLZ, será q teria como eu configurar ele para utilizar meus ips validos?
    seguinte, tenho 2 classes de ip /26 validos.
    Como poderia configurar o mk para subistituir um roteador da cisco?
    seria possivel?

    abçs pessoa.
    Última edição por raus; 15-10-2008 às 14:46. Razão: resolvido

  2. #2

    Padrão

    amigo...vc ker repassar ip valido?? use OSPF... eh soh da um pesquisada...... no forum tem bastante conteudoo...



  3. #3

    Padrão

    nao tem necessidade de substituir o cisco por um mikrotik... mas o mikrotik consegue substituir o cisco tranquilamente...

    bom.. vamos a dica para vc repassar o segundo bloco para os clientes....:

    supondo que seus blocos sao 200.200.200.128/26 e 200.200.200.192/26 !!

    primeiro.. voce deve remover QUALQUER referencia ao segundo bloco... feito isso.. siga:

    o ip da LAN do seu CISCO vai ser: 200.200.200.129 mascara 255.255.255.128
    Código :
    # interface FastEthernet 0/0
    # ip address 200.200.200.1 255.255.255.128
    # exit
    # ip route 200.200.200.192 255.255.255.129 200.200.200.2
    # exit
    # write

    pronto.. a parte no roteador ta feita...

    agora no servidor voce faz assim, na interface que RECEBE o link, coloca o ip 200.200.200.2 mascara 255.255.255.128 gateway 200.200.200.1

    e na interface que leva a internet aos clientes, voce coloca o ip 200.200.200.193 mascara 255.255.255.128 ...

    ai no seu cliente.. coloca do ip 200.200.200.194 ate 200.200.200.254 .. mascaraw 255.255.255.128 e o gateway 200.200.200.193 !!

    pronto

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por raus Ver Post
    Boa Tarde pessoal underlinux.
    segue a seguinte duvida.
    Recebi um link da Embratel hj esta funcionando normal, recebi ele em porta fast ethernet.
    ate ae BLZ, será q teria como eu configurar ele para utilizar meus ips validos?
    seguinte, tenho 2 classes de ip /26 validos.
    Como poderia configurar o mk para subistituir um roteador da cisco?
    seria possivel?

    abçs pessoa.
    Tenho fast ethernet aqui também, não uso roteador, liguei direto no MK fica show de bola.
    Unica coisa que tem que ficar atendo é em relação a configuração do roteador da embratel, se ele tá como half ou full, voce tem que colocar a placa de rede igual pra ter um desempenho 100%.



  5. #5

    Padrão

    Seguinte, estou apenas querendo usar os ips no qual tenho direito, antes chegava um cisco aqui, ja com os ips liberados, era so adicionar em maquina tal ou servidor tal, ate ae blz, agora foi feito o upgrade do link para 14 mb,
    ate ae tb bem, mais seguinte, veio com porta fast ethernet, nao veio com roteador, ae estava pensando em usar um mk no lugar do roteador.

    o rapaz da embratel falou para eu colocar o ip na meu server, este ip 201.64.xxx.yyy/30
    ate ae td bem, ta funcionando a internet ta tudo ok.

    agora como faço para usar minhas 2 classes de ip uma e a 201.111.111.128/26 e outra 201.111.111.192/26, nao sei pq nao me deram uma mascara /25, pq ficaria mais facil, mais ate ae tudo bem.

    obrigado ae pelas dicas, e vamos ver q q eu resolvo por aqui, quem tiver mais alguma ideia, ou se agora ficou melhor explicado, quem puder ajudar ficarei grato.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por raus Ver Post
    Seguinte, estou apenas querendo usar os ips no qual tenho direito, antes chegava um cisco aqui, ja com os ips liberados, era so adicionar em maquina tal ou servidor tal, ate ae blz, agora foi feito o upgrade do link para 14 mb,
    ate ae tb bem, mais seguinte, veio com porta fast ethernet, nao veio com roteador, ae estava pensando em usar um mk no lugar do roteador.

    o rapaz da embratel falou para eu colocar o ip na meu server, este ip 201.64.xxx.yyy/30
    ate ae td bem, ta funcionando a internet ta tudo ok.

    agora como faço para usar minhas 2 classes de ip uma e a 201.111.111.128/26 e outra 201.111.111.192/26, nao sei pq nao me deram uma mascara /25, pq ficaria mais facil, mais ate ae tudo bem.

    obrigado ae pelas dicas, e vamos ver q q eu resolvo por aqui, quem tiver mais alguma ideia, ou se agora ficou melhor explicado, quem puder ajudar ficarei grato.

    Você coloca 201.111.111.129/26 e 201.111.111.193/26 na interface que os clientes estão ligados.
    Mas se você usa pppoe, não precisa disso, é só colocar no pool de ips.

    Sacou?



  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotg Ver Post
    Você coloca 201.111.111.129/26 e 201.111.111.193/26 na interface que os clientes estão ligados.
    Mas se você usa pppoe, não precisa disso, é só colocar no pool de ips.

    Sacou?
    assim,
    seguinte

    este seria apenas um servidor onde chega o link
    nao uso ppoe, trabalho com hotspot la nas torres.

    acho q o pessoal nao esta intendendo mt bem o q quero fazer rs....

    seguinte...
    antes tinha um link com a embatel
    6 mbps no freame relay com roteador cisco.

    certo ate ae ta ok
    tinha uma faixa de ip 201.90.xxx.128/26
    certo.

    agora fiz up no link
    subi ele pra 14 mb
    e me mandaram via radio ate passar a fibra.
    ate ae ok.

    agora me entregaram em porta fast ethernet, nao tem roteador.
    ae me mandaram colocar um ip . 201.64.xxx.yyy/30
    diferende do meu ne? 201.90.xxx.128/26 sendo q os meus continuam valendo
    apenas tenho q configurar para poder usar.
    gostaria de saber como proceder nesta configuraçao, se tem como no mikrotik, ou linux, pq nao estou querendo usar um router da cisco.

    obrigado ae pessoal.

  8. #8

    Padrão

    Mais rápido e fácil. Use 2 placas de rede no seu server mikrotik. Na placa A vc coloca o 201.64.xxx.2/30 que te deram.
    Coloca o gatway padrão pra 201.64.xxx.1/30.
    Coloca na outra placa de rede (que entra pra sua rede), como se fosse a ethernet do Cisco anterior, os IP's que vc já tinha, 201.90.xxx.128/26 (lógicamente o gateway dos seus clientes vai ser o primeiro IP). E se quiser, faça o roteamento dos outros IP's para seus pontos de acesso.

    []'s



  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brenovale Ver Post
    Mais rápido e fácil. Use 2 placas de rede no seu server mikrotik. Na placa A vc coloca o 201.64.xxx.2/30 que te deram.
    Coloca o gatway padrão pra 201.64.xxx.1/30.
    Coloca na outra placa de rede (que entra pra sua rede), como se fosse a ethernet do Cisco anterior, os IP's que vc já tinha, 201.90.xxx.128/26 (lógicamente o gateway dos seus clientes vai ser o primeiro IP). E se quiser, faça o roteamento dos outros IP's para seus pontos de acesso.

    []'s

    boa tarde, poderia me dar uma dica como seria este roteamento?
    obrigado.

  10. #10

    Padrão

    Bom, vou colocar IP's imaginários aki, e vc coloca da sua forma depois com seus IP's.
    Supondo que você já tem Internet no Mikrotik usando a rede /30 que a operadora te deu.
    Na placa de rede B, voce coloca o 200.200.200.129/26 depois vai no seu primeiro ponto de acesso
    e coloca o 200.200.200.130/26... e coloca a rota default pro 200.200.200.129.
    Beleza, já tem IP válido no seu primeiro ponto de acesso.
    Agora no Mikrotik que está chegando o link, crie a rota estática apontando pro seu ponto de acesso.
    / ip route
    add dst-address=200.200.220.128/26 gateway=200.200.200.130 distance=1 scope=255 \
    target-scope=10 comment="" disabled=no

    Você pode quebrar esse /26... para mandar para outros pontos de acesso também.

    []'s



  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brenovale Ver Post
    Bom, vou colocar IP's imaginários aki, e vc coloca da sua forma depois com seus IP's.
    Supondo que você já tem Internet no Mikrotik usando a rede /30 que a operadora te deu.
    Na placa de rede B, voce coloca o 200.200.200.129/26 depois vai no seu primeiro ponto de acesso
    e coloca o 200.200.200.130/26... e coloca a rota default pro 200.200.200.129.
    Beleza, já tem IP válido no seu primeiro ponto de acesso.
    Agora no Mikrotik que está chegando o link, crie a rota estática apontando pro seu ponto de acesso.
    / ip route
    add dst-address=200.200.220.128/26 gateway=200.200.200.130 distance=1 scope=255 \
    target-scope=10 comment="" disabled=no

    Você pode quebrar esse /26... para mandar para outros pontos de acesso também.

    []'s

    nao roda :S
    fiz um anexo ae do que eu fiz, e a rota sempre fica com um "S", nao da "AS" intao nao passa ne ...
    assim,
    de dentro do servidor pingo o mk, normal pq acabou estando dentro da mesma rede
    este mk ja esta gerenciando outras coisas, tipo um "balanceamento" pois tenho 2 links dedicados conectado a ele, o q eu fiz, adicionei outra placa de rede, somente para os ips validos, mais acaba nao funcionando.
    segue uma imagem em anexo, de como eu estou procedendo aqui.
    de uma olhada e vamos ver se conseguimos solucionar esta rs...
    abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MK ips validos.jpg
Visualizações:	105
Tamanho: 	188,3 KB
ID:      	2838  

  12. #12

    Padrão

    Detalhe, a principio, estou usando com o ip valido um server linux, e nao mk.



  13. #13

    Exclamation estou com o mesmo problema do companheiro acima

    estou com um link da oi fast ethernet e com a mesma situação
    me deram um /30 pra wan que configurei
    e um / 29 pra lan
    ja tentei de tudo
    por postrouting tabela de roteamento e tudo, procurei em vários tópicos e até agora só consegui fazer o link rodar através de nat msm. mas n é isso q quero ja tentei proxyarp, tentei mexer em ip routes rules, mas como sou iniciante em mk não obtive exito.

    ficarei acompanhando esse topico a fim de também resolver o meu problema.

    to maus.

  14. #14



  15. #15

    Padrão vc conseguiu como??? posta aqui no forum to com o mesmo problema

    olá meu amigo, vc conseguiu foi? como?
    ja tentei rip ospf tudo q é maneira.
    ainda nem dormi tentando resolver

  16. #16

    Padrão

    Resolvido.
    Era e foi facil rs...
    somente desliguei o router antigo, e simplismente funcionou.
    agora sim 100%
    obrigado ae pelas dicas, e nao precisou de nada daquilo nao.

    seguinte, a soluçao do meu problema foi a seguinte, nao sei se e a sua:

    Placa de rede onde recebe o link
    nela, voce coloca o ip q te deram com mascara /30
    depois adiciona em ip--route a rota, 0.0.0.0/0 para o seu gateway, o que te deram,
    ate ae ja esta funcionando.

    para utilizar os ips fornecidos pela operadora com mascara /26

    na placa de rede de saida, se teu link for
    200.200.200.128/26
    vc coloca seta ip dela 200.200.200.129/26.
    ate ae ok.
    agora nas demais maquinas, voce coloca a sequencia, ip na faixa 200.200.200.130, com mascara 255.255.255.192 e gat 200.200.200.129

    Para mim funcionou perfeitamente. e esta funcionando normal.
    qualquer duvida, posta ae e vamos analizar.
    Valeu ae pessoal



  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por raus Ver Post
    Boa Tarde pessoal underlinux.
    segue a seguinte duvida.
    Recebi um link da Embratel hj esta funcionando normal, recebi ele em porta fast ethernet.
    ate ae BLZ, será q teria como eu configurar ele para utilizar meus ips validos?
    seguinte, tenho 2 classes de ip /26 validos.
    Como poderia configurar o mk para subistituir um roteador da cisco?
    seria possivel?

    abçs pessoa.





    com certeza vc consegui substituir
    se precisar favor entrar em contato

    Scom Tecnologia
    www.scom.com.br

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mbi Ver Post
    com certeza vc consegui substituir
    se precisar favor entrar em contato

    Scom Tecnologia
    www.scom.com.br


    estou aqui no forum para aprender, e compartilhar ideias, nao para usar de ma fe.
    creio q foi infeliz, na declaraçao.
    Problema ja resolvido.



  19. #19

    Padrão amigo como ficou o firewall?

    qual a regra de firewall que vc usou?
    n consegui de maneira alguma!!!

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ma_vl Ver Post
    qual a regra de firewall que vc usou?
    n consegui de maneira alguma!!!


    Nao utilizei regra de firewall alguma, para poder repassar,
    simplismente, coloquei na placa de rede onde entra o link o ip q a telecom me deu /30, e adicionei a rota apontando para o gateway deles.
    ate ae tranquilo.

    depois na 2 placa de rede, coloquei o ip q eles me forneceram, /26, o primeiro ip deles. e ja veio a funcionar. qualquer coisa pode adicionar no msn ae q trocamos uma ideia, simples, bem simples, mais aqui nao estava rodando antes, pq os equipamentos freame relay estavam ligados rs... depois q desliguei funcionou na hora, pode ser pq estavam na mesma rede.